Nice Content News

Conhecer o que é taxa de juros é extremamente importante para que você tome decisões assertivas no momento de contratar qualquer linha de crédito. O ato de compreensão sobre esses valores tornará a sua escolha mais acertada e você evitará ter de pagar quantias elevadas por um longo tempo.

Para ter controle da sua vida financeira, não ser prejudicado e não sofrer com dívidas que parecem não acabar, estudar os juros fará com que você tenha cuidado para evitar essas situações. Para te ajudar, neste artigo você entenderá mais sobre o assunto. Confira!

O que este artigo aborda:

O que é taxa de juros e como avaliar se é atrativa?
O que é taxa de juros e como avaliar se é atrativa?
Pin It

Entenda o que é taxa de juros e como funciona na prática

Ao realizar uma concessão de crédito ao consumidor, as taxas de juros são adicionadas, como uma forma de remunerar o credor, ao confiar esse crédito para o indivíduo. Ou seja, funciona como uma maneira do credor ganhar um retorno ao emprestar o dinheiro e se proteger da inadimplência.

Elas podem variar muito de acordo a diversos fatores, inclusive de uma instituição para outra. Cada modalidade de crédito possui valores de taxas diferentes, pois pode implicar conforme o grau de segurança do credor em fornecer o dinheiro e as chances do consumidor cumprir com o contrato.

Quais fatores influenciam na taxa de juros?

cenário macroeconômico é um dos que mais afetam os juros, responsáveis por estimular o crédito. Neste caso, há indicadores específicos que tornam esse trabalho organizado, como é a Taxa Selic que controla a inflação. A sua definição anual acontece através do Copom.

É referente ao custo das linhas de crédito em geral, sendo que quando é alta, as linhas de crédito também ficam mais caras, e vice-versa.

A taxa de câmbio também é outro fator que influencia na taxa de juros. Ela é o valor relacionado entre duas moedas de países diferentes. Dessa forma, ela impacta nos preços, tanto na importação como na exportação.

Sendo assim, influência no grau de consumo da população, afetando a inflação e a economia do país. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, acesse e entenda detalhadamente o que é e como funciona a taxa de câmbio!

Além disso, você precisa entender que o seu perfil financeiro também influencia. Se o seu perfil for do tipo bom-pagador, que não deve e nunca teve problemas nos pagamentos, as opções de crédito são melhores e com boas oportunidades de conseguir um empréstimo com poucos juros por transmitir mais credibilidade ao mercado.

Como também sua relação com a instituição financeira, sua renda e muitos outros aspectos.

Dicas para avaliar a taxa de juros

A taxa de juros exige de você uma pesquisa ampla para entender melhor o cenário de crédito antes de procurar por financiamentos ou empréstimos de qualquer natureza. Quando você entende melhor estes artifícios, consegue usá-los da maneira certa sem medo de errar ou se prejudicar a curto prazo.

Tanto uma empresa quanto uma pessoa que necessitam de crédito, devem ser mais exigentes e analisar se os fatores propostos são adequados ao que precisam. Não contrate antes de entender se vale ou não a pena e se os valores estão muito elevados.

Veja a seguir as dicas que separamos para te ajudar:

1. Conheça sobre as modalidades de crédito do mercado

O primeiro passo é avaliar os créditos que existem antes de fazer qualquer solicitação, pois em determinados casos, pode ocorrer de aquela opção não ser a mais adequada. Dessa forma, para evitar erros e contratar o que é mais adequado, verifique as diversas linhas de crédito do mercado e suas aplicações. As principais são:

2. Avalie o cenário do mercado atual

O mercado financeiro está em constante mudança, portanto, você deve analisar com frequência a inflação, taxa cambial, Selic, verificar a economia e como a política se comporta. Por mais que não pareça, este conjunto influencia muito na hora de solicitar um crédito, onde as taxas podem estar mínimas ou muito elevadas.

Pesquise e compare as taxas de juros praticadas

Cada banco tem a sua própria taxa, portanto, os preços praticados tendem a variar nas financeiras. Dessa forma, analisá-las através de simulações online dará a você informações precisas sobre qual cobra menos e qual tem preços mais altos no parcelamento.

Além disso, é com o Banco Central que você também terá informações precisas sobre cada uma das cobranças praticadas pelas instituições. Estar munido de dados sobre a taxa de juros permitirá ter uma decisão assertiva ao escolher o banco certo, com poucas cobranças para não entrar em endividamento. 

Leia com atenção as condições do contrato

Antes de fechar qualquer contrato, leia com atenção as cláusulas, pois se acontecer de você não conseguir pagar mais, as taxas de juros aumentam, assim como pode ter adição de encargos, tarifas, entre outros. É fundamental descobrir se há esses acréscimos, já que muitas financeiras cobram por dia de atraso.

Confira o CET

O Custo Efetivo Total (CET) permite verificar qual será o custo total daquele contrato de crédito. Afinal, nele estará somado todas as despesas, como tarifas, taxas, seguro, encargos, etc.

É a maneira mais simples de compreender se o valor é muito alto, se são cobradas quantias abusivas ou se está dentro dos conformes.

Para não ficar preso em dívidas, sem saber como resolver o problema, a recomendação é sempre ler as informações, estudá-las, tirar dúvidas com o gerente do banco ou representante da financeira. Seja criterioso e exigente, questione e nunca confirme nada sem ter certeza do que fazer, nem realize negócios por pressão.

Entender o que é taxa de juros possibilitará decidir por uma contratação mais vantajosa para você ou sua empresa. Este é um dos problemas que mais geram dores de cabeça em quem não faz a leitura dos dados do contrato.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que é taxa de juros, veja o vídeo do canal Terraço Econômico.

Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse