quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 19:42:11
Nice Content News

Você já deve ter ouvido falar em empresas unicórnios, mas você sabe o que fazem essas organizações, e qual é a sua importância para o mercado financeiro?

O unicórnio é uma criatura que tem diversos significados, sendo ele relacionado à mitologia. Entretanto, todos os seus significados convergem para um ponto em comum: a sua raridade. Diante disso, não é difícil compreender que uma empresa unicórnio é difícil de encontrar.

O que este artigo aborda:

O que é uma empresa unicórnio?

Empresa unicórnio é aquela cujo valor de mercado é superior a US$ 1 bilhão. Nesse sentido, é possível compreender que se trata de uma empresa rara, pois poucas atingem esse valor, e por isso é feita a analogia ao unicórnio.

O termo foi criado no ano de 2013 no artigo “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups”, escrito pela investidora Aileen Lee.

Traduzido ao português, o título do artigo seria: “Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”. A partir de então o termo acabou pegando e se espalhando rapidamente.

Equipe de mulheres trabalhando em uma startup unicórnio

Aileen fez uma analogia com a raridade do unicórnio, e por isso entendeu que o termo se encaixava perfeitamente às startups inovadoras que cresceram em uma alta velocidade na Era da tecnologia que na ocasião estava apenas começando.

Quando surgiram as primeiras empresas unicórnios do mercado?

Embora o termo tenha sido usado pela primeira vez somente em 2013, Aileen menciona em seu artigo que os primeiros unicórnios nasceram nos anos 90 com o Google, e posteriormente nos anos 2000 com o Facebook.

Entretanto, foi após a chegada dos smartphones e do rápido avanço tecnológico que as empresas unicórnios passaram a se tornar mais presentes no mercado, trazendo inovações para a vida dos consumidores.

Vale destacar que muitas dessas startups inovadoras se tornam unicórnios antes mesmo de passarem pela abertura de capital em bolsa de valores por meio de um IPO (Initial Public Offering), que traduzido ao português significa Oferta Pública Inicial.

Qual a importância dessas empresas?

As startups unicórnio trouxeram uma verdadeira mudança na vida das pessoas. Para entender isso, podemos citar o exemplo da mais antiga delas: o Google.

Tente imaginar a vida antes dessa ferramenta de pesquisa. Era muito mais difícil checar uma informação, consultar sobre um determinado tema, pesquisar sobre oportunidades de cursos no mercado e assim vai.

Com a chegada do Google a vida das pessoas sofreu uma grande transformação. Ficou mais fácil saber sobre os mais variados assuntos, encontrar estabelecimentos comerciais, pesquisar sobre pessoas, sobre novas colocações no mercado de trabalho etc.

Assim como o Google, diversas outras startups unicórnio também colaboraram para uma mudança de paradigmas na sociedade, sendo que a maioria delas possui algumas características em comum.

Quais são as principais características de uma empresa unicórnio?

Não é difícil imaginar que se tornar uma empresa unicórnio não é algo simples e fácil, geralmente exige algumas características que as diferenciam no mercado, como:

  • Inovação;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Foco na experiência do cliente;
  • Valorização da diversidade;
  • Antecipação às tendências.

Inovação

A principal característica de uma startup unicórnio é a sua capacidade de inovação. Geralmente elas exploram setores e nichos até então desconhecidos e considerados por muitos como não sendo promissores.

Por conta disso, essas empresas criam produtos e serviços disruptivos, mudando totalmente alguns hábitos de consumo. E isso as fazem crescer em uma velocidade alucinante dentro do mercado.

Desenvolvimento tecnológico

Embora não seja um requisito estar dentro do setor de tecnologia para ser uma empresa unicórnio, essa é uma característica comum das organizações que atingiram o valor de US$ 1 bilhão nos últimos anos.

Afinal, é por meio da tecnologia que muitos hábitos humanos estão mudando, como por exemplo ler um jornal. Antes era comum receber o exemplar físico, coisa que hoje é muito mais raro. É por meio de novas soluções tecnológicas que essas empresas se destacam.

Experiência do cliente

Nenhuma empresa se diferencia no mercado se não possui clientes satisfeitos. Atualmente, um conceito muito falado é o Customer Experience, que coloca o cliente no centro do negócio.

Sendo assim, tudo o que uma empresa desenvolve tem por finalidade satisfazer o cliente. E as empresas unicórnios sabem explorar muito bem isso, trazendo produtos, ferramentas e funcionalidades para o usuário que aumente ainda mais a sua satisfação.

Um bom exemplo disso é o Nubank que revolucionou o setor bancário, trazendo um novo conceito no momento de atender grande parte da população até então desbancarizada.

Diversidade

Se você pegasse o alto escalão de uma grande empresa nos anos 80, 90 e até 2000, iria ver uma grande concentração de homens brancos ocupando cargos de liderança. Isso trazia uma visão limitada sobre as próprias necessidades dos clientes.

Já as empresas unicórnio passaram a entender que para criar soluções disruptivas, criativas e inclusivas, precisam contar com diferentes perfis profissionais, em um ambiente multicultural.

Nesse sentido, elas passaram a mudar o ambiente corporativo, deixando ele amplamente diverso, para que por meio da construção de ideias vindas das mais variadas realidades, cheguem na melhor solução para o cliente.

Antecipação às tendências

Por fim, uma outra característica em comum das empresas unicórnio é a antecipação às novas tendências do mercado. Pois, ser a pioneira em algum setor, garante sempre a melhor experiência do cliente.

Sendo assim, empresas pioneiras como Google, Facebook, Nubank e diversas outras, conseguiram identificar uma necessidade de mercado antes mesmo que ela existisse, e por isso se tornaram empresas unicórnios.

Conclusão

Conclui-se com esse artigo do Nice Content News que as empresas unicórnios possuem uma grande importância no mercado financeiro por trazerem inovação e desenvolvimento tecnológico constantemente à vida das pessoas.

Pelo seu caráter diverso e inovador, investir nessas empresas acaba sendo interessante, uma vez que elas promovem um ambiente diverso e estão em busca constante de se antecipar às tendências para garantir a melhor experiência para seus usuários.

Em suma, são empresas que revolucionaram algum setor da economia, e continuarão revolucionando justamente pelas características que possuem em sua gestão. Por isso estão entre os melhores investimentos nos últimos anos.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Confira o calendário da IRRF 2022!

Confira o calendário da IRRF 2022!

Garotas de 10 anos: 11 ideias certeiras de presentes de aniversário!

Garotas de 10 anos: 11 ideias certeiras de presentes de aniversário!

Feedback do cliente: quando e como registrar?

Feedback do cliente: quando e como registrar?

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

Como compartilhar dados móveis? – Tutorial para Android e iOS!

Como compartilhar dados móveis? – Tutorial para Android e iOS!

Entenda as diferenças entre sistemas ERP e CRM

Entenda as diferenças entre sistemas ERP e CRM