Pais e filhos podem conviver numa mesma casa durante anos, mas não terem proximidade emocional. Por isso, é importante realizar atividades que promovam conexão, aumentem a proximidade e construam boas memórias.
Na correria do dia a dia, com as demandas de escola e trabalho, pais e filhos podem se ver engolidos por obrigações e tarefas. Por isso, conheça algumas sugestões de atividades simples que podem aproximar você dos seus filhos, desde andar de bicicleta aro 29 até brincar de jogos e contar histórias.
O que este artigo aborda:
Jogos de tabuleiro
Antes, jogos de tabuleiro ainda eram vistos como um brinquedo infantil. Porém, na última década, o público adulto reconheceu que eles também podem ser hobby de gente grande, e as empresas diversificaram os jogos, tanto em temáticas quanto em mecânica e dificuldade.
Se os seus filhos passam horas em frente a telas e buscam mais jogos eletrônicos, convidá-los para curtir um jogo de tabuleiro pode ser uma experiência nova e muito gostosa. Seja num dia de preguiça em casa, num almoço de família, num passeio em um parque, essa atividade ajuda a promover proximidade e garante tempo de qualidade.
Contação de histórias
Contar histórias é um jeito incrível de ensinar a seus filhos valores que você considera importantes. Existem livros e sites com histórias de todas as partes do mundo para você compartilhar com eles, a qualquer hora.
Embora os contos de fada sejam os mais clássicos, é possível diversificar e trazer histórias de várias culturas diferentes, além de novos cenários e personagens, como príncipes, rainhas, princesas.
Cozinhar juntos
Compartilhar refeições é uma maneira de criar memórias afetivas importantes. Envolver as crianças no preparo das refeições é um jeito de promover proximidade e ajudá-las a desenvolver novas aprendizagens e habilidades.
Além disso, cozinhar junto é uma oportunidade de conhecer melhor o gosto dos seus filhos: o que eles mais gostam de comer e o que não gostam tanto. Por fim, tente desenvolver novas receitas com eles.
Atividades físicas
Praticar atividades físicas é uma ótima opção de compartilhar tempo com os filhos, pois proporciona diversão e ajuda a promover saúde. Existem várias possibilidades de atividades para adultos e filhos de todas as idades.
Em um parque, é possível andar de bicicleta, praticar esportes variados (vôlei, basquete, futebol), brincar de queimada, pega pega, entre outros exemplos. Depois de gastar bastante energia, que tal curtir um ótimo piquenique com toda a família? É importante privilegiar água e sucos naturais e alimentos leves, como frutas e lanches naturais.
Artes
Sensibilizar seus filhos para as diferentes linguagens artísticas: literatura, artes plásticas, música, teatro, dança, entre outros exemplos. Se seus filhos são pequenos, que tal propor atividades como argila? Isso deixa o aprendizado mais lúdico e divertido.
Se vocês gostam de filmes e séries, que tal aproveitar o final da tarde para curtir algo juntos? É importante selecionar bem o conteúdo para que ele seja adequado para a faixa etária do seu filho. Além disso, calcule o tempo do filme ou série, para que seu filho não durma muito tarde ou tenha dificuldades para dormir.
Voluntariado
Você tem vontade de se envolver em alguma atividade que beneficie outras pessoas? Que tal incluir os seus filhos nisso? Busque uma área pela qual vocês tenham interesse (ajudar animais, crianças ou idosos, ações de reciclagem e cuidados com o meio ambiente, apoio a pessoas doentes etc).
Por fim, é importante conversar sobre essas experiências depois, explicar aos seus filhos por que essas iniciativas são importantes e ouvir as impressões deles. Essa troca ajuda a fortalecer o vínculo e a criar um ambiente acolhedor em que todos são ouvidos.
Artigos relacionados: