domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 00:31:44
Nice Content News

Antes da internet ser inventada, muitas pessoas trabalhavam em suas casas. Ganhavam dinheiro vendendo bens e serviços. Hoje, ter apenas loja física é algo inimaginável. Ao invés de ter lojas físicas ou escritórios, eles vendem produtos pela internet. Para administrar um negócio de sucesso, é preciso contratar uma agência para a criação de site profissional.

Então, vamos dar uma olhada no que exatamente significa construir um site. Resumindo, você pode dizer que se sua empresa não tem um site próprio, então está perdendo muitas oportunidades de negócios. É o melhor lugar para mostrar todos os seus produtos e oferecer informações sobre sua marca, serviço ou produto.

Além disso, um site também será uma ótima forma para atrair clientes em potencial e que desejam comprar os seus produtos ou serviços.

Mas o que é preciso para ter um site profissional para o seu negócio? É isso que mostraremos neste artigo.

O que este artigo aborda:

O que você deve incluir em seu site?

Um site profissional é uma ótima maneira de mostrar o que a sua empresa faz para o seu público-alvo. 

Criação de site profissional: Por que é importante?
Pin It

Foto: Pexels

Você precisa ter certeza de que escolheu o nome certo ao criar seu site. A melhor opção seria aquela que contém palavras-chave relacionadas ao tipo de negócio que você deseja promover. Por exemplo, se você administra uma empresa de limpeza, talvez seja melhor usar a palavra “limpeza” na URL do seu site.

Também é importante escrever um bom conteúdo. Isso significa que você deve se concentrar em fornecer informações úteis e interessantes para os seus futuros clientes. Você não deve apenas postar artigos aleatórios. Ao invés disso, forneça informações valiosas sobre o setor em que está envolvido.

Quando se trata de projetar um site, você deve utilizar técnicas de UX Design para melhorar a experiência de navegação. Uma página bem projetada, responsiva, pode lhe ajudar a atrair novos clientes, portanto, não economize nesse aspecto do processo.

Por fim, você precisará otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa. Isso permitirá que as pessoas o encontrem facilmente. Para fazer isso, você deve adicionar algumas palavras-chave às suas tags de título e meta descrição.

Abaixo destacamos alguns elementos cruciais que você deve considerar durante a criação de um site profissional.

Tenha claro o objetivo principal do seu site

É preciso ter uma boa copy e design para criar um site mais atrativo para os seus prospects.

Por exemplo, se você estiver criando uma página da informativa, precisará garantir que as informações estejam corretas e fáceis de ler. Você também deve tentar evitar o uso de fontes e gráficos complexos, a menos que eles realmente melhorem a mensagem.

Se você está construindo um blog, é importante usar um bom design e escrever um título atraente, caso contrário, não conseguirá atrair muitos visitantes. A criação de site profissional requer planejamento e estratégia.

Escolha um nome de domínio fácil de memorizar

Ao criar um site, você precisa saber como deseja que ele fique antes de começar a projetá-lo. Se você não tiver uma boa ideia do que deseja, acabará gastando muito tempo no projeto sem chegar a lugar algum. Portanto, certifique-se de escolher um ótimo nome de domínio para o seu site.

Um nome de domínio é como o endereço digital da sua empresa. Quando alguém acessa uma página da Web, ele digita esse endereço em seu navegador. Você também deve considerar se prefere usar seu próprio nome ou um nome relacionado a negócios.

Se você decidiu pôr um nome de domínio específico, pode ir em frente e comprá-lo no mesmo local em que comprou sua hospedagem. É sempre melhor comprar o nome de domínio primeiro, porque você não poderá alterá-lo depois.

Você também pode criar um logotipo para o seu site. Um bom logo ajudará a diferenciar sua marca das outras. Existem muitas ferramentas online que permitem criar um logotipo personalizado.

A velocidade da hospedagem é importante

Se você deseja iniciar seu próprio site, definitivamente deve reservar um tempo para analisar as diferentes opções de hospedagens disponíveis. Você pode começar com serviços de hospedagem gratuitos, mas eles não oferecem todos os recursos de que você precisa. Se você estiver procurando por mais flexibilidade, busque um servidor VPS ou Cloud.

Alguns serviços de hospedagem não possuem suporte ou são tão limitados, que acabam dificultando qualquer tipo de personalização.

Utilize construtores de sites famosos

Já ficou claro a importância do design, conteúdo e velocidade durante a criação do site profissional para o seu negócio. Mas você não pode esquecer de atender às necessidades dos seus clientes.

Você não precisa necessariamente usar o WordPress ao criar um site. Você também pode usar outras ferramentas, como Squarespace e Wix. No entanto, esses sites tendem a custar mais do que o WordPress. Se você deseja economizar dinheiro, considere usar o WordPress e o Elementor.

Depois de criar um site, você ainda precisará adicionar conteúdo. Por exemplo, você pode escrever artigos, postar vídeos e fazer uploads de fotos. Mas antes de fazer isso, é preciso configurar o nome do seu domínio na sua nova hospedagem e utilizar o seu construtor de sites favorito.

Configure seu sistema de pagamento

Se você optar por planos com valores fixos ou pacotes, é possível criar uma área de compra direto no seu site.

Há muitos métodos de pagamentos disponíveis no mercado, é preciso avaliar quais possuem as melhores taxas para o seu negócio.

Planeje e publique o seu site

Tem documentado todas as etapas de criação do site profissional, assim não esquecerá de pontos importantes.

Você pode seguir os passos a seguir:

  1. Anote tudo o que você quer dizer. Isso parece óbvio, mas é fácil se distrair enquanto você está trabalhando em um projeto. Ao escrever as coisas de antemão, você saberá exatamente o que escrever.
  2. Escolha o nome de domínio certo para seu novo site. Você pode já possuir um domínio .com.br mas há outras opções disponíveis de tld, gtld e cctld, como.net e.org. É importante que você escolha algo que seja único.
  3. Crie um bom logotipo. A primeira coisa que as pessoas notam quando visitam seu site é o seu logotipo. Certifique-se de usar uma boa imagem que represente sua marca.
  4. Decida o tamanho do texto. Ao projetar suas páginas, você precisa ter certeza de que todas as palavras são grandes o suficiente para serem lidas facilmente.
  5. Encontre um tema para o seu site. Um tema é um conjunto de recursos projetados para dar ao seu site uma aparência consistente.
  6. Publique seu site.

Divulgue seu site nas mídias sociais

Você tem um ótimo blog que está recebendo muitos visitantes, mas não sabe como obter mais tráfego? Bem, você pode começar usando as palavras corretas. Se você quiser que as pessoas leiam seu conteúdo, certifique-se de que elas saibam do que se trata. A melhor maneira de fazer isso é usar as palavras-chave certas.

Há muitas maneiras de aumentar o tráfego para seu site. Um deles inclui promovê-lo através de sites de mídia social como Facebook e Twitter. Isso ajudará você a alcançar novos públicos interessados ​​nos tópicos sobre os quais você escreve. Você também pode promover suas postagens em outros sites ou até mesmo divulgá-lo no Google.

Outra coisa que você deve fazer é criar uma URL exclusiva para cada uma de suas postagens. As pessoas adoram compartilhar links para que possam contar aos amigos sobre o que foi sua postagem.

Se você estiver procurando por um bom tema WordPress, considere experimentar a versão gratuita do ThemeForest. Tem centenas de temas que você pode baixar gratuitamente. Depois de encontrar um que funcione bem com suas necessidades, você pode atualizar para um plano premium a qualquer momento.

A última dica é ficar de olho nas suas análises. Certifique-se de que suas estatísticas estejam mostrando crescimento e não apenas números estagnados.

Invista em Search Engine Optimization (SEO)

Se você deseja ter um site de sucesso, precisa garantir que ele tenha uma classificação alta nas pesquisas do Google. Se o seu site não aparecer quando alguém fizer uma pesquisa na Web, eles não poderão encontrar o que estão procurando.

Você pode usar técnicas de SEO para ajudá-lo a obter mais tráfego para seu site. Por exemplo, você pode escrever conteúdo para seu blog e publicá-lo em outros sites. Você também pode adicionar links para seus próprios artigos em outros sites para que as pessoas cliquem em sua página.

No entanto, você não quer confiar apenas nesses métodos para direcionar o tráfego para seu site.

É importante saber que existem muitas maneiras diferentes de aumentar a quantidade de visitantes que chegam ao seu site. Uma maneira é usar o marketing de mídia social. Isso envolve postar atualizações e fotos no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Outro método é criar um vídeo ou podcast que você possa compartilhar no YouTube ou SoundCloud. Além disso, você deve considerar escrever posts para outros blogs ou compartilhá-los com seus amigos.

A chave para tirar o máximo proveito de qualquer uma dessas estratégias é garantir que elas sejam feitas de forma consistente.

A criação de site profissional para PME’s

Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar da criação de sites profissionais, seja para o seu negócio ou para vender o serviço. Muitas pessoas possuem dificuldades em utilizar plataformas para construir sites, então acabam recorrendo às agências de web design para encontrar alguém especializado na criação de site profissional ou lojas virtuais.

Segundo o Sebrae, são mais de 6,4 Milhões de pequenas e médias empresas que atuam no Brasil. Isso mostra a grande oportunidade para quem trabalha com a criação de sites profissionais e para quem busca melhorar o seu próprio negócio.

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais com seus amigos e familiares.

Por fim, se você quer saber mais sobre a criação de sites profissional, veja o vídeo do canal Gabi Cervantes.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse