segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 20:25:40
Nice Content News

A Matriz BCG é uma ferramenta utilizada pelas empresas para ajudá-las a alocar recursos e tomar decisões de investimento. A Matriz foi projetada para ajudar as empresas a identificar quais de seus produtos são Vacas Leiteiras, Estrelas, Pontos de Interrogação ou Cães. As vacas leiteiras geram muito dinheiro para o negócio, mas não têm alto potencial de crescimento. As estrelas geram muito dinheiro e têm alto potencial de crescimento. Os Pontos de Interrogação são produtos com alto potencial de crescimento, mas que não geram muito caixa.

Ela se baseia no conceito de participação de mercado relativa, que é a participação de mercado de um produto ou serviço em relação ao maior concorrente do mercado. A matriz tem quatro quadrantes: estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e cachorros.

O que este artigo aborda:

O que é Matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta que ajuda as empresas a determinar em quais produtos ou serviços vale a pena investir e quais devem ser desinvestidos. Para fazer isso, as empresas traçam seus produtos ou serviços em uma grade de quatro quadrantes com eixos de participação de mercado e crescimento de mercado.

Produtos ou serviços no quadrante superior esquerdo são aqueles com alta participação de mercado e alto crescimento de mercado. Essas são as vacas leiteiras do negócio, e as empresas devem investir nelas para mantê-las saudáveis. Produtos ou serviços no quadrante inferior esquerdo têm baixa participação de mercado, mas alto crescimento de mercado. Essas são as estrelas do negócio, e as empresas devem investir pesadamente nelas para ajudá-las a alcançar o domínio do mercado.

Produtos ou serviços no quadrante superior direito têm alta participação de mercado, mas baixo crescimento de mercado.

Desenho de um gráfico em barras em crescimento, uma mão simulando o crescimento do gráfico em uma matriz

Como usar a Matriz BCG nos negócios?

É uma ferramenta de planejamento de portfólio que avalia os produtos ou serviços de uma empresa com base em dois critérios: crescimento de mercado e participação de mercado.

A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes:

  1. Estrelas: Produtos ou serviços com alto crescimento de mercado e alta participação de mercado;
  2. Vacas Leiteiras: Produtos ou serviços com baixo crescimento de mercado e alta participação de mercado;
  3. Pontos de interrogação: Produtos ou serviços com alto crescimento de mercado e baixa participação de mercado;
  4. Cães: Produtos ou serviços com baixo crescimento de mercado e baixa participação de mercado.

Investir em estrelas gera mais fluxo de caixa para uma empresa, seguido por vacas leiteiras, pontos de interrogação e cachorros.

Quais são os benefícios de usar a Matriz BCG?

Os benefícios de usar a Matriz BCG incluem:

  1. Ajuda as empresas a se concentrarem em seus produtos e serviços mais lucrativos;
  2. Pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de crescimento;
  3. Pode ajudar as empresas a alocar recursos de forma mais eficaz.

O uso da Matriz BCG pode ajudar as empresas a garantir que estão aproveitando ao máximo seus recursos e maximizando seus lucros.

Como interpretar corretamente a Matriz BCG?

Há algumas coisas a serem lembradas ao interpretar a Matriz BCG. A primeira é que a matriz é projetada para ajudar as empresas a tomar decisões sobre quais produtos ou unidades de negócios investir e quais alienar. A segunda é que a matriz deve ser usada como um guia, não como uma ferramenta definitiva de tomada de decisão. E, finalmente, a matriz é baseada em certas suposições que podem não ser verdadeiras em todos os casos.

Com essas advertências em mente, vamos dar uma olhada em como interpretar a Matriz BCG. Os quatro quadrantes da matriz representam diferentes níveis de participação relativa de mercado e potencial de crescimento. O quadrante superior esquerdo, por exemplo, representa negócios com alta participação de mercado e alto potencial de crescimento. O quadrante superior direito representa negócios com baixa participação de mercado, mas alto potencial de crescimento.

Os dois quadrantes inferiores são posições menos favoráveis para se estar.

Quais fatores considerar ao usar a Matriz BCG?

Ao usar a Matriz BCG, existem alguns fatores chave a serem considerados. O primeiro é o crescimento do mercado. Esta é a taxa na qual o mercado geral de um produto ou serviço está crescendo. O segundo fator é a participação de mercado. Essa é a porcentagem desse mercado total que uma empresa possui. O terceiro fator é a posição competitiva relativa. Isso analisa o desempenho de uma empresa em comparação com seus concorrentes em termos de participação de mercado e lucratividade.

O quarto e último fator a ser considerado ao usar a Matriz BCG é a força da unidade de negócios. Isso leva em consideração coisas como valor da marca, fidelidade do cliente e economias de escala. Todos esses fatores influenciam o quão forte é uma unidade de negócios e como ela irá se comportar no futuro.

Conclusão

A Matriz BCG é uma ferramenta útil para as empresas usarem na alocação de recursos e na tomada de decisões estratégicas. Ele leva em consideração o crescimento do mercado e a participação de mercado relativa para ajudar as empresas a determinar em quais produtos ou unidades de negócios vale a pena investir e quais devem ser desinvestidos. A matriz é fácil de usar e pode fornecer informações valiosas para empresas de todos os tamanhos.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre a Matriz BCG, veja o vídeo do canal Luz Câmera Empreenda.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Importância da liderança carismática nas organizações

Importância da liderança carismática nas organizações

5 estratégias para agilizar os processos internos da sua empresa

5 estratégias para agilizar os processos internos da sua empresa

O que é upskilling? Entenda mais sobre esse conceito

O que é upskilling? Entenda mais sobre esse conceito

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

Como tratar a foliculite e ter a pele macia

Como tratar a foliculite e ter a pele macia