quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 12:26:10
Nice Content News

Qual é o seu perfil profissional? Entender isso é muito importante para o sucesso da sua carreira. A partir daí, é possível saber quais habilidades profissionais precisam ser desenvolvidas para garantir o seu crescimento dentro de uma empresa — e é aí que entra o upskilling.

Você já ouviu falar nessa nova metodologia? Ela se refere ao ato de o profissional buscar novas informações, técnicas e habilidades da sua área de atuação. Isso o ajuda a se destacar no mercado e atrai os olhares de grandes empresas que oferecem melhores salários e condições de trabalho.

Neste texto, você entenderá um pouco mais sobre upskilling e as vantagens que essa metodologia oferece. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Como aplicar o upskilling na empresa?

Preencher os gaps skills de uma empresa é um verdadeiro desafio. Isso porque é preciso encontrar o profissional certo para o cargo, levando em consideração as habilidades que ele tem. Para isso, os gestores, junto com o setor de Recursos Humanos, precisam elaborar um planejamento estratégico para ter sucesso na aplicação do upskilling em sua empresa. Veja o que é preciso fazer.

Mapear as habilidades que precisam ser desenvolvidas

Com esses dados em mãos, existe a possibilidade de entender o que a empresa precisa, o que precisa ser criado e desenvolvido. Além disso, fica muito mais fácil identificar o talento ideal para assumir o cargo. 

Pessoas reunidas trocando experiências

Realizar programas de treinamento

Os colaboradores da empresa também podem entrar nesse planejamento estratégico. Para isso, é importante desenvolver treinamentos que ajudem a aprimorar habilidades importantes para os diferentes cargos, suprindo, assim, as necessidades da companhia sem precisar investir em processos seletivos e até mesmo desligamento desnecessário de colaboradores.

Promover trocas de experiências

Todo mundo tem algo a contribuir quando o assunto é conhecimento. Dessa forma, é possível alinhar a comunicação entre os funcionários, incentivar o bom desenvolvimento de equipes multidisciplinares e até mesmo contribuir para a inovação.

Quais os benefícios do upskilling para a empresa e colaboradores?

O upskilling é importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores, uma vez que o desenvolvimento das habilidades profissionais beneficia ambas as partes. A seguir, listamos os benefícios que o upskilling traz para cada uma delas. Confira!

Para a empresa

A empresa só tem a ganhar ao investir em upskilling, uma vez que seus colaboradores estão cada vez mais aptos a melhorar seu desempenho e, consequentemente, criar ações que visam a  melhora dos resultados do negócio. Além disso, podemos citar outras vantagens, como:

  • Aumento da produtividade: com o aumento do conhecimento sobre a sua área de atuação, o colaborador consegue otimizar seu fluxo de trabalho e, ainda, aumentar sua produção;
  • Melhora do engajamento: quanto mais conhecimento o colaborador tiver, mais chances ele terá de crescer dentro da empresa. Com isso, há um aumento do engajamento em busca de melhores resultados;
  • Otimiza a retenção de talentos: empresas que investem em seus colaboradores, fazem com que eles se sintam valorizados. Logo, dificilmente trocarão de companhia, uma vez que no lugar em que está há várias oportunidades para ascender na carreira;
  • Permite o acompanhamento do mercado: uma empresa que investe em upskilling tem mais facilidade para acompanhar as evoluções do seu segmento. Assim, é possível aumentar a sua área de atuação e, inclusive, seu faturamento.

Para colaboradores

Não é só a empresa que se beneficia do upskilling, os colaboradores também ganham várias vantagens, como:

  • Autoconhecimento: ao investir na sua vida profissional, o colaborador consegue desenvolver inteligência emocional e soft skills para aplicar na sua rotina de trabalho — além de entender mais seus objetivos de carreira e em qual lugar ele melhor se encaixa;
  • Valorização profissional: quanto mais conhecimento o colaborador tiver, mais valorizado ele será no mercado;
  • Aumento da visibilidade dentro da empresa: um colaborador que demonstra interesse em contribuir cada vez mais em novas tarefas e projetos é mais procurado e valorizado pelos gestores.

Agora você já sabe o que é upskilling e qual a sua importância, tanto para a empresa quanto para os profissionais que atuam nela. Sendo assim, não deixe de investir em conhecimento. Isso o coloca à frente da concorrência e faz com que seja cada vez mais requisitado no mercado.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

Como comprar bitcoin?

Como comprar bitcoin?

Porta de enrolar e porta seccionada: quais são as diferenças?

Porta de enrolar e porta seccionada: quais são as diferenças?

Quais elementos devem ser considerados ao escolher uma ducha?

Quais elementos devem ser considerados ao escolher uma ducha?

Como tratar a foliculite e ter a pele macia

Como tratar a foliculite e ter a pele macia

Melhores universidades da França para você estudar

Melhores universidades da França para você estudar