Nice Content News

É bastante comum encontrar pessoas que relatam já ter consumido um produto fora do prazo de validade. Apesar de parecer inofensivo, um alimento vencido pode trazer riscos para a saúde.

Por isso, ao comprar leite condensado, arroz, feijão, molho de tomate, leite, e qualquer outro alimento que tenha indicação de validade, é indispensável ficar atento ao prazo apontado pelo fabricante. 

O que este artigo aborda:

A importância de respeitar o prazo de validade dos alimentos
A importância de respeitar o prazo de validade dos alimentos
Pin It

Por dentro do prazo de validade dos alimentos

O prazo de validade dos alimentos é uma data presente na embalagem dos produtos industrializados que indica qual é o prazo máximo em que deve ser consumido.

Portanto, refere-se ao intervalo de tempo em que o alimento permanece seguro e adequado para a ingestão.

Vale destacar que este prazo considera que o consumidor manteve o alimento acondicionado de maneira adequada, seguindo as orientações do fabricante.

Portanto, um alimento que precisa estar refrigerado tem seu prazo de validade atrelado a refrigeração do produto, e assim por diante. 

Como o prazo de validade dos alimentos é definido?

A data de validade dos alimentos é estabelecida pelo chamado teste de vida de prateleira. Este teste é realizado por meio de estudos laboratoriais que identificam em quais condições um alimento permanece seguro para consumo, mantendo suas características físicas e nutricionais intactas. 

Portanto, o prazo leva em consideração o período em que o alimento tem a sua qualidade garantida.

Riscos de ingerir alimentos fora do prazo de validade

Embora muitas pessoas relatem já ter consumido alimentos fora do prazo de validade e isso não ter lhes causado nenhum problema, este tipo de prática não é recomendado. 

Inclusive, mesmo nos casos em que o produto mantenha sua aparência e aroma inalterados, isso não significa que ele não possa trazer riscos. 

Um alimento fora do prazo de validade pode conter substâncias tóxicas e micro-organismos patogênicos que não são perceptíveis sensorialmente, mas que estão presentes no alimento.

Ainda, alguns produtos são mais suscetíveis a proliferação de bactérias que podem trazer uma infinidade de problemas para a sua saúde caso sejam consumidas. 

Há várias patologias associadas à ingestão de produtos vencidos e contaminados, uma das mais conhecidas é a chamada “intoxicação alimentar”.

Os principais sintomas da intoxicação alimentar incluem: diarreia, vômito, dores abdominais, náuseas, febre, dores musculares, fraqueza, dor de cabeça e desconforto. 

Nos casos de ingestão de alimentos vencidos e o surgimento de qualquer sintoma atípico, é indicado buscar imediatamente auxílio de um profissional de saúde. 

Alimentos dentro do prazo podem estar impróprios

Tão importante quanto ficar atento ao prazo de validade de um alimento, é observar qualquer sinal de que a embalagem foi violada ou está fora do “padrão”.

Sempre que você for comprar um produto no supermercado, avalie se a embalagem está intacta, sem sinal de vazamentos ou microfuros. Verifique ainda se ela está com os lacres, sem deformação ou apresentando qualquer sinal estranho.

Embalagens com estufamento, por exemplo, indicam algo estranho e o alimento que está armazenado dentro pode estar estragado. 

Produtos com informações do fabricante apagadas ou remarcadas também são um indicativo de que algo pode estar errado. 

Como destacamos, para que o prazo de validade seja considerado, o produto deve ser mantido dentro das condições de armazenamento e transporte adequados, se ele for transportado ou armazenado incorretamente no supermercado, isso pode acelerar o seu deterioramento. 

Produtos como carnes e lácteos merecem uma atenção especial já que o prazo de validade é mais curto e o risco de proliferação de bactérias danosas à saúde é maior. 

Para garantir a segurança alimentar observe os produtos, verifique a data de validade e priorize a aquisição de produtos em estabelecimentos que você confia. Se estiver em dúvida, não consuma.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o prazo de validade dos alimentos, veja o vídeo do canal Dr. Bactéria.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse