quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 20:26:03
Nice Content News

Por causa da empolgação, muitas vezes esquecemos que as perguntas da entrevista de emprego é um diálogo. Mas, como se preparar?

Cada entrevista é diferente, as perguntas da entrevista de emprego variam e não há uma única resposta certa.

No entanto, você pode e deve se preparar para a entrevista de uma vaga de emprego. Isso reduzirá a excitação e você poderá se apresentar melhor.

O que este artigo aborda:

Como se preparar para as perguntas da entrevista de emprego?

Para se preparar para as perguntas da entrevista de emprego estude o anúncio em detalhes e determine os principais requisitos para o candidato. Anote as habilidades, qualidades profissionais e pessoais que seu futuro empregador está procurando em um candidato bem-sucedido.

Está com dificuldade de entrar no mercado de trabalho? Então você precisa conferir: gerador de currículo – 11 dicas para te ajudar!

Perguntas da entrevista de emprego: Como se preparar e passar?

Faça uma lista de todas as suas habilidades e qualidades que correspondem aos requisitos do trabalho. Isso será útil quando perguntado por que você é o ajuste perfeito para o trabalho.

Estude a empresa. Leia artigos sobre eles, olhe o site, descubra os objetivos estratégicos da empresa, o que exatamente ela faz ou produz. Encontre e memorize os nomes dos chefes e líderes.

Pense nas respostas às perguntas padrão da entrevista

Este não é um jogo de memória e não se espera que você memorize as respostas para todas as perguntas.

No entanto, você deve vir para a entrevista preparado para não entrar em uma situação difícil.

Não importa onde você vá para uma entrevista, as primeiras impressões importam muito. Certifique-se de estar vestido de acordo com a cultura corporativa da empresa. Mesmo que a empresa não tenha um código de vestimenta, você deve estar arrumado.

Perguntas típicas da entrevista de emprego

A entrevista pode ser variável porque é um processo vivo de comunicação. A forma e o conteúdo da entrevista dependem de muitos fatores: o nível de cultura corporativa, as qualificações do entrevistador e o nível de qualificação do cargo.

As perguntas da entrevista de emprego podem ser divididas nas seguintes categorias:

Perguntas de triagem: confirme informações fatuais sobre você, como especialidade, educação, há quanto tempo você trabalhou em empregos anteriores, etc.

Perguntas sobre habilidades ou comportamentos: Você deve usar um exemplo de experiência de trabalho para demonstrar uma habilidade ou qualidade.

Questões situacionais: Uma situação hipotética é descrita e você precisa explicar como assumirá essa tarefa.

Questões analíticas: dão uma melhor compreensão de você como pessoa, suas motivações e objetivos.

Você precisa entender que não existem respostas certas universais. Existem fórmulas pelas quais as respostas corretas são construídas.

Perguntas da entrevista e exemplos de respostas:

Por que você quer deixar seu emprego atual?

“Depois de me formar, fui imediatamente trabalhar na Empresa Y, onde desenvolvi o sistema de gerenciamento de documentos e gerenciei os problemas dos clientes. Agora tenho experiência suficiente para assumir mais responsabilidades e assumir um cargo de gerenciamento. 

Todos na Y estão cumprindo suas melhores responsabilidades e não pretendo mudar de posição, então é hora de avançar para uma perspectiva mais favorável.”

Por que você é bom para esta posição?

“Esta posição coincide com minhas funções na empresa Y. Além de três anos em um banco, tenho experiência na área de TI – em minha carreira trabalhei a tempo parcial em suporte técnico para uma pequena empresa técnica por dois anos. 

Graças a um diploma em gestão e experiência de trabalho em cargo gerencial, possuo conhecimento da teoria de gestão de equipes e controle de processos.”

Como você se adaptará a trabalhar em uma nova empresa?

“Sou uma pessoa receptiva e amigável – me orgulho de construir relacionamentos rapidamente com colegas e clientes. Tenho habilidades de comunicação bem desenvolvidas e não tenho medo de falar quando não entendo algo.”

Quais são as suas expectativas de salário?

“Analisei a faixa salarial e o media salarial de um gerente sênior é de R$ x. Eu sei que não tenho experiência gerencial no momento, então estou aberto à discussão.”

Conclusão

Preparar-se para uma entrevista é a chave para o sucesso. Encontre o máximo de informações possíveis sobre a empresa e a vaga: na descrição do trabalho, no site da empresa, em outros sites, nas redes sociais. Destaque aquelas de suas habilidades que a empresa precisa.

Por último, mas não menos importante, não tenha medo de fazer perguntas ao seu empregador. Esta é uma chance de mostrar seu entusiasmo e conhecimento da empresa e garantir que o trabalho seja adequado para você. Pergunte sobre algo que não surgiu antes em sua conversa.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Espaço PET em casa: Como construir um local para seu pet

Espaço PET em casa: Como construir um local para seu pet

10 Razões para adquirir uma van para transporte de funcionários ou carga

10 Razões para adquirir uma van para transporte de funcionários ou carga

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Qual a melhor época para comprar roupas de bebê em promoção

Qual a melhor época para comprar roupas de bebê em promoção

11 coisas para fazer nas férias e aproveitar o tempo livre

11 coisas para fazer nas férias e aproveitar o tempo livre

Mobilidade ativa e sustentável

Mobilidade ativa e sustentável