segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 19:01:44
Nice Content News

Lifelong learning, ou aprendizado durante toda a vida, é o processo de aprendizagem que não termina quando se encerram os anos formais de educação. Assim, esse conceito foca no desenvolvimento a longo prazo, nas mais diversas áreas de estudo.

O que este artigo aborda:

O que é lifelong learning?

A pessoa não se forma e está pronta para tudo. O lifelong learning leva em consideração que a educação não deve parar. Ela faz com que a pessoa possa adquirir novas habilidades e conhecimentos em um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional.

A aprendizagem de modo continuado pode ser útil para que as pessoas se sintam realizadas em diversos aspectos de suas vidas. É possível aprender mais sobre algo por uma paixão ou hobby e ter uma vida pessoal mais satisfatória. Os motivos também podem ser profissionais, para se alcançar melhores cargos e perseguir ambições na carreira.

O ser humano, de maneira geral, possui dentro de si uma curiosidade para explorar e aprender. Mesmo os bebês já têm um espírito curioso e vão estudando o ambiente com seus diversos sentidos. Começam a engatinhar, depois a andar e controlar melhor a sua coordenação motora. Mais tarde, estarão andando de bicicleta. O processo de desenvolvimento dos seres humanos já é galgado em um constante aprendizado.

Desenvolvimento profissional

No mundo profissional, a pessoa que se mantém em desenvolvimento constante costuma conseguir melhores salários, quando comparado a profissionais que se estagnam. O mundo está mudando, e é natural que os profissionais acompanhem as novas demandas.

Mulher com uma cabeça de livro simulando um lifelong learning

A tecnologia transformou a forma como as pessoas trabalham. Novos empregos surgiram impulsionados pelas novas ferramentas tecnológicas. O profissional dos dias de hoje tem que estar familiarizado com esses recursos. Novos parâmetros se estabelecem e exigem adaptações.

A pandemia do coronavírus, por exemplo, fez com que as empresas tivessem que ajustar rapidamente a forma com que trabalhavam. Com o lockdown e o isolamento social, o trabalho remoto passou a ser de extrema importância. Os profissionais mais fluentes em tecnologia conseguiram se adaptar mais rapidamente.

O que já era tendência passou a ser ainda mais. Não somente o trabalho remoto conquistou novos espaços, mas o desenvolvimento pessoal e profissional pela internet. É possível, nos dias de hoje, fazer um curso de inglês online, por exemplo, ou ter aulas de assuntos mais técnicos. O importante é estar aberto ao aprendizado.

Economia de tempo

Há uma enorme economia de tempo quando as pessoas conseguem fazer um curso sem ter que perder tempo e dinheiro com o deslocamento, por isso, a tecnologia facilitou ainda mais o processo de lifelong learning. Não é mais preciso sair de casa ou do trabalho para aprender.

As empresas também têm investido no desenvolvimento profissional de seus funcionários. Elas conseguem analisar o perfil de cada um deles e entender quais lacunas precisam ser preenchidas. É possível então traçar um plano personalizado para cada profissional.

E não são somente as habilidades práticas que vale aprender. Muitas empresas atualmente valorizam o profissional que tenha inteligência emocional, comunicação transparente e bom relacionamento para trabalhar em equipe. O desenvolvimento de aspectos comportamentais e socioemocionais também está em alta.

O que o lifelong learning engloba?

O lifelong learning engloba quatro principais pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O aprendizado se dá em múltiplas instâncias, e o desenvolvimento em esferas variadas se complementa. O processo é contínuo, e sempre há assuntos novos para aprender e se desenvolver ainda mais naqueles que já domina.

Pessoas em diversas situações podem aplicar esse conceito em suas vidas. Alguém que esteja desempregado pode aproveitar o tempo para aprender novas habilidades que possa adicionar em seu currículo e abrir novas portas. Quem tem uma posição pode se desenvolver para alcançar novos patamares profissionais. E, também, mesmo quem já se aposentou pode encontrar novas atividades que deem prazer.

Mesmo para quem não tiver dinheiro para investir em cursos, é possível aprender de forma gratuita. Existem diversos tutoriais online em múltiplas áreas, assim como livros em bibliotecas públicas. O dinheiro não precisa ser um empecilho para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Tem pessoas que querem aprender, mas não sabem bem em que focar suas energias. Para isso, é indicado fazer uma lista de interesses e entender melhor o que mais lhe empolga. Pode-se também experimentar novas experiências, até descobrir em que gostaria de se desenvolver mais.

Incluir novas atividades de que goste na agenda ajuda a tornar a vida mais interessante. O aprendizado pode ser motivador e inspirador. Aprender algo novo significa resolver novos problemas, habilidade que pode ser aplicada em outras esferas da vida. Novas experiências alimentam o conhecimento pessoal e profissional.

As competências adquiridas como a criatividade e o pensamento crítico também podem ser usados de outras formas no campo pessoal ou profissional. A pessoa se torna mais confiante com um repertório mais abrangente. Também não é problema se a pessoa se der férias e deixar algum tempo para descansar antes de embarcar em uma nova jornada de aprendizado.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é lifelong learning, veja o vídeo do canal Exame Academy.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

5 melhores plataformas para cursos online que você precisa conhecer

5 melhores plataformas para cursos online que você precisa conhecer

O que é consultoria de marketing digital?

O que é consultoria de marketing digital?

O que é um plano de proteção veicular?

O que é um plano de proteção veicular?

Como manter a pele mais firme?

Como manter a pele mais firme?

5 cuidados com seu cachorro que você precisa ter

5 cuidados com seu cachorro que você precisa ter