Nice Content News

O momento de escolher um curso superior é cheio de dúvidas e questionamentos por parte dos estudantes. É natural que surja aquela insegurança no momento de escolher qual curso você vai fazer e, por isso, vale a pena conhecer os cursos superiores mais procurados.

É claro que o estudante deve sempre considerar a sua vocação e o que gosta de fazer antes de optar por uma carreira. Entretanto, quando ele conhece as tendências de mercado e entende os cursos universitários mais buscados, tem mais segurança para tomar a sua decisão.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações a respeito dos cursos superiores mais procurados. Veja tendências, insights e quais quesitos avaliar antes de optar por uma carreira!

O que este artigo aborda:

Cursos superiores mais procurados pelos estudantes
Cursos superiores mais procurados pelos estudantes
Pin It

Cursos superiores mais procurados pelos estudantes

Uma forte tendência quando o assunto é curso superior são as carreiras em Tecnologia da Informação. Isso porque essa área possui alta demanda no mercado, salários atraentes e oportunidades de inovação.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar 797 mil vagas na área de tecnologia.

Graduações como Engenharia de dados, Ciência de dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, são as mais buscadas por quem deseja ingressar em TI.Porém, cursos tradicionais continuam aparecendo na lista de graduações mais concorridas nos vestibulares.

 Abaixo listamos os mais procurados pelos estudantes:

Medicina

Mais cobiçado no Brasil, este curso é um dos mais desafiadores, especialmente quando você deseja entrar em uma universidade pública. Para se ter uma ideia, no vestibular UERJ 2023, a relação candidato vaga desse curso era de 106,07 candidatos, que disputaram uma das 104 vagas que a instituição disponibilizou.

Quem estuda Medicina deve passar, pelo menos, seis anos estudando, com mais dois anos de residência e dois de especialização. Ele segue, no entanto, como um dos mais buscados, inclusive por suas projeções salariais.

Direito

No vestibular da Uerj do mesmo ano, a relação candidato vaga do curso era de 14,28. A alta procura se deve a fatores como: a diversidade de  oportunidades de carreira, desde a advocacia até a magistratura, passando pela carreira diplomática e outras áreas do setor público. 

As inúmeras possibilidades ajudam na inserção do profissional no mercado do trabalho, garantindo, geralmente, boas perspectivas salariais. Quando se fala em salário, a média do piso salarial de um advogado em 2023 é de R$ 4.736,95, levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Administração

A Administração é uma das faculdades que possui uma ampla possibilidade de atuação,que vai da gestão de empresas até a consultoria, passando pela carreira pública e outras áreas do setor privado. Quem cursa administração pode atuar em vários segmentos e empresas, incluindo as áreas de Gestão Comercial, Gestão Pública ou Gestão de Recursos Humanos, por exemplo.

A flexibilidade de atuação, faz com que a Administração continue sendo um dos cursos mais buscados por quem deseja fazer uma graduação. No vestibular da UERJ 2023, por exemplo, esse curso teve uma relação de candidato por vaga de 9,55.

Vale lembrar que, atualmente, existe a modalidade de educação a distância para o curso de Administração, o que facilita o processo de estudos mesmo que a rotina do aluno seja atribulada.

Curso de engenharia civil

Com duração média de cinco anos, o curso de Engenharia Civil continua sendo um dos mais buscados do mercado. Isso porque, esse profissional pode atuar na construção de edifícios, na infraestrutura de transportes, até mesmo na gestão de recursos hídricos e outras áreas do setor público.

Comparado com outros cursos, a relação candidato vaga desta graduação no vestibular da UERJ 2023, foi uma das menores, com 3,69. Porém, esse número é superior a outros cursos de Engenharia como o de elétrica, que neste vestibular foi de 2,07 e Ambiental (2,01).

A graduação forma profissionais especialistas em design, construção e manutenção de um entorno construído. Quem estuda nessa área pode escolher segmentos que vão desde a engenharia ambiental estrutural à nanotecnologia.

Enfermagem

Com duração média de quatro a cinco anos, o curso de Enfermagem forma inúmeros profissionais todos os anos. Assim como medicina, esse é um dos cursos mais buscados na área da saúde. No vestibular da UERJ, por exemplo, esse curso teve uma relação de candidato à vaga de 16,83.

A área, que tem alta demanda por mão de obra qualificada, é bem flexível. Quem se forma em Enfermagem pode atuar em locais como clínicas, hospitais, laboratórios, prestar serviços domiciliares, trabalhar em centros de recuperação, centros de idosos, entre outros.

Arquitetura e urbanismo

Com duração de cinco anos, esse curso municia os profissionais com as ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver um projeto, trabalhar na execução e gerar obras de modo criativo.

Além de atuar como arquiteto de segmentos variados, o profissional formado em Arquitetura pode trabalhar em obras do Governo, em órgãos municipais e iniciativas relacionadas ao meio ambiente.

Considerando a relação de candidato por vaga no vestibular da UERJ 2023, a de arquitetura e urbanismo, foi de 7,82. 

Concorrência dos cursos na última edição do SISU

Outro indicador que mostra a concorrência dos cursos é a nota do ENEM necessária para que um candidato conseguisse utilizar no SISU, Sistema de Seleção Unificado, que é um dos principais critérios de seleção para ingressar em instituições públicas de ensino superior, como universidades federais e estaduais. 

A tabela abaixo mostra as notas necessárias por curso:

CursoNota SISU 2022
Administração655,11
Ciências Contábeis580
Farmácia701,58
Enfermagem700,27
Agronomia636,03
Direito740,53
Biomedicina790
Nutrição705,35
Odontologia750,15
Psicologia732,5
Pedagogia612,51
Medicina797,31
Engenharia Civil713,69

Cursos concorridos e Enem

Você provavelmente já sabe que muitas instituições de Ensino Superior no Brasil – e até fora dele – usam a pontuação do Enem como critério de seleção dos candidatos.

Além de garantir o acesso a uma vaga disputada no curso escolhido, a nota do Enem também serve de passaporte para conseguir um financiamento estudantil ou bolsas de estudos em faculdades.

Por isso mesmo, ter uma nota alta no Enem é o segredo para conseguir uma vaga em uma faculdade de ponta. Com ela, você tem acesso a programas como ProUni, SiSU ou Fies, além de se destacar na briga por vagas em cursos concorridos.

Preparação para o Enem

Um dos segredos para se dar bem no Enem é fazendo uma boa preparação.

Seguir um cronograma de estudos, que deve ser montado considerando o que mais cai no exame e o curso que você pretende cursar, é um dos passos essenciais.

Além disso, é recomendado que o estudante resolva questões de edições anteriores e busque fazer um simulado do Enem exatamente para entender a estrutura do exame e avaliar a sua performance.

Motivações por Trás das Escolhas

O momento de escolher um curso de Ensino Superior deve levar em consideração alguns pontos essenciais. Isso porque não basta apenas gostar de determinada área; é preciso analisar alguns aspectos.

A recomendação geral é que o aluno considere fatores como oportunidades de carreira, salário médio, interesse pessoal e mercado de trabalho.

De nada adianta o estudante gostar muito de uma área que não tem mercado ou, ainda, que será extinta em breve com a chegada de novas tecnologias.

Por outro lado, escolher um curso superior apenas com base em quanto ganha um profissional é uma decisão errada, pois não trará satisfação profissional e bem-estar a essa pessoa.

Como vimos, os cursos mais buscados são os que normalmente apresentam uma competição mais alta, por isso, escolher o curso de graduação com sabedoria e dedicar tempo à preparação para o Enem são passos essenciais para alcançar o sucesso acadêmico e profissional.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse