Nice Content News

A alfabetização, é o início da vida escolar da criança. É nesse momento que os conteúdos ficam mais sérios e focados no ler e escrever e não apenas em conhecer letras e números. Por ser um conteúdo maior, ele não precisa ser tenebroso. Podemos utilizar atividades divertidas e que tornem esse momento mais agradável e rico em aprendizado.

O que este artigo aborda:

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças
Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças
Pin It

Vamos para as atividades divertidas para se fazer com as crianças

1. Atividade divertida: Ler boas histórias

Uma das melhores opções para iniciar o processo de alfabetização é ler livros. As crianças observando os adultos a lerem, eles assimilam melhor o som das sílabas. Os cenários também dizem muito a respeito desse processo, um ambiente alfabetizador com palavras, frases e desenhos que tornem essa aprendizagem mais fácil.

Por meio da leitura, as crianças descobrem um novo mundo, cheio de aventura e magia. Por meio das histórias, as crianças reproduzem as suas preferências e começam a destacar as palavras que mais gostam e o processo de escrita se torna mais fácil e atrativo.

2. Atividade divertida: Com que letra começa

Esse jogo é bem fácil, é uma das atividades divertidas para fazer com as crianças. A princípio você pode utilizar objetos da casa e do convívio da criança e que ela goste. Por exemplo: Uma cadeira, mesa, cama, televisão, brinquedos, livros, etc. 

Cada acerto da criança, pode ser dado uma pontuação ou uma estrela. Esses materiais podem ser escolhidos com a ajuda das crianças, o que torna a brincadeira ainda mais legal e divertida, sem contar o aprendizado que se torna mais fácil.

3. Atividade divertida: Amarelinha

Seguindo as mesmas regras da amarelinha que estamos acostumados a ver, a única diferença é que essa amarelinha vai contar com letras ou sílabas que fazem com que a criança se manifeste no campo da alfabetização.

Além de escolher as sílabas, elas podem ser utilizadas também para formar palavras que depois poderão se formar frases e assim sucessivamente. Por meio dessa brincadeira, a criança desenvolve a coordenação motora, a inteligência intelectual, socialização e o trabalho em grupo. 

O bom dessa brincadeira é que se pode reunir a família em um domingo à tarde e se divertir utilizando apenas giz para desenhar no chão, uma pedrinha para jogar dentro da amarelinha e sílabas para formar palavras. 

4. Atividade divertida: Boliche de letras

Com apenas garrafas PET, letras impressas ou de eva e uma bolinha e sua brincadeira cheia de aprendizado está garantida. As regras devem seguir os mesmos parâmetros do boliche normal. Pode-se colocar prêmios para os melhores jogadores, além de jogar eles podem juntar as sílabas que caíram e tentar formar palavras. Um ótimo jogo para iniciar o processo de alfabetização.

5. Atividade divertida: Jogo dos cinco erros de pontuação

O objetivo da atividade é revisar as funcionalidades e uso do ponto final, do ponto de interrogação e do ponto de exclamação. Para tal atividade, você pode realizar uma breve revisão sobre os sinais de pontuação. Em seguida, pode separar a sala em duplas e entregar textos com erros de pontuação e pedir para que eles identifiquem e consertem as pontuações e a melhor equipe ganhará um brinde ou algo que você deseje dar como prêmio. 

Conclusão

As atividades para educação infantil sempre tem que passar pelo princípio de serem atrativas e lúdicas. Mas por que elas têm que partir do ponto de serem lúdicas? Simples, as crianças quando estão brincando automaticamente assimilam melhor os conteúdos ensinados, do que quando estão em uma sala de aula sentados em uma mesa. 

Essa parte lúdica, faz com que as crianças cheguem em casa e ensinem aos pais, sobre algo novo que aprenderam na escola e que desejem ensinar seus pais como se fosse algo novo que ninguém conhecesse. 

A alfabetização é o momento mais crítico da aprendizagem de uma criança, por ser o marco inicial de algo que se não for bem apresentado e melhor, bem assimilado e aprendido irá fazer falta mais à frente quando necessitarem passar de fase no campo da aprendizagem e subir mais um degrau no campo do aprendizado.

Não só na parte de língua portuguesa, esses jogos podem ajudar em outros campos, como por exemplo: matemática – quantos pinos do boliche caíram? Quantos ficaram em pé? Quantos tinham ao todo? Utilizando essa metodologia, podemos explorar muitos outros campos e fazer com que a aprendizagem seja completa. 

A alfabetização deve partir do que a criança sabe para o desconhecido e assim completar seu ciclo de aprendizagem com sucesso e também se tornar uma atividade divertida. Procure sempre realizar revisões no outro dia sobre o conteúdo anterior, antes de apresentar novas atividades e temas às crianças, isso auxilia muito na assimilação e compreensão do caminho que está sendo seguido para que a criança atinja os objetivos propostos por meio das atividades aplicadas.

Utilize atividades e metodologias bem claras para que mais a frente, caso haja algum questionamento por parte dos pais, você tenha em mãos quais foram os caminhos traçados ao longo dessa aprendizagem e onde houve falha na comunicação com o aluno, o que é muito importante reconhecer e consertar antes que se tornem maiores.

Por fim, não deixe de acompanhar os nossos demais artigos do Nice Content News.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse