sábado, 10 de dezembro de 2022 - 10/12/2022 02:58:26
Nice Content News

Antes de mais nada, se você pensa em montar um negócio de sublimação de canecas será preciso ficar atento em alguns detalhes antes de começar.

Por isso, o portal Nice Content News preparou um passo a passo para você aprender a fazer sublimação em canecas sem mistério. Portanto, sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

O que este artigo aborda:

Equipamento

Antes de comprar o equipamento para fazer sublimação em canecas, é preciso saber todas as especificações do produto. Além disso, caso apresente defeito, é preciso saber quais são as medidas oferecidas pelo fornecedor, como reposição de peças ou substituição imediata, por exemplo.

Impressora

Para que o processo de sublimação em canecas seja bem-sucedido, você precisará de uma impressora de qualidade. Nesse contexto, é importante salientar que o equipamento não é vendido com tinta sublimática e sim com tintas para impressões tradicionais.

Assim, sugere-se que você adquira uma impressora para fazer a sublimação em canecas, isto é, para abastecer com tinta sublimática. Isso se dá porque, antes de fazer a substituição, é preciso fazer uma limpeza profunda. Esse processo no dia a dia poderá tomar o seu tempo.

Papel sublimático

O papel sublimático atua de maneira absorvente ao fazer sublimação em canecas, visando à absorção mínima de tinta. Cabe acrescentar que há papéis de diferentes tipos no mercado, como resinados, por exemplo.

Entretanto, no processo de sublimação, pouca tinta deverá ficar no papel. Isso deixará o resultado das suas estampas ainda melhor.

Tinta sublimática

A tinta sublimática precisa de uma boa fluidez para que as possibilidades de entupir a impressora sejam mínimas. Ao escolher a tinta, é essencial ler bastante a respeito e conversar com o fornecedor. O objetivo é que a sublimação seja fidedigna ao arquivo original, ou seja, aquele que foi entregue pelo consumidor.

Quais são os tipos de canecas que podem ser sublimadas?

Para que as canecas recebam o processo de sublimação, é preciso que sejam preparadas para tal. Sendo assim, sublimar canecas encontradas nos supermercados ou lojas de conveniência de acrílico ou cerâmica, por exemplo, poderão não ter o efeito desejado.

Para que o processo de sublimação seja conforme o esperado, é preciso que a caneca tenha uma resina. Com isso, a estampa será transferida facilmente e a tinta será absorvida.

Como deve ser o preparo da caneca?

A caneca de resina deve estar higienizada antes do início do processo e as medidas do papel também devem ser avaliadas previamente. Feito isso, fixe o papel na caneca de resina com uma fita adesiva. Isso te ajudará a dar firmeza e não deixará resíduos que prejudicam a entrega do seu trabalho.

Atente-se ao tempo e temperatura

Com o auxílio da fita adesiva, coloque a caneca na prensa. Isso trará segurança para que a imagem não se mova. Em seguida, programe o tempo e a temperatura, que devem ser apropriadas para cada material de caneca.

Como configurar a pressão?

Para que o processo de sublimação seja bem executado, o tempo de prensa não precisa ser longo. É equivocada a visão de que quanto mais rápido ou longo for o processo, melhor será o trabalho.

Para que a sublimação tenha qualidade, basta seguir o tempo apropriado, que deve ser em torno de três minutos e que não haja falhas. Quanto à temperatura, poderá ser por volta de 200°C (mínima e máxima).

Finalização

Pressione o botão “Iniciar” ou “Executar” antes de inserir o objetivo. Essa ação é fundamental para que o processo não seja iniciado precocemente.

Por fim, após três minutos, um aviso sonoro será tocado e retire o objeto sublimado com cautela. Aguarde o completo resfriamento antes de entregá-la ao consumidor.

Pronto! Sua caneca personalizada está pronta!

Canecas sublimadas são amplamente utilizadas como:

  • Presentes de aniversário;
  • Comemoração do Dia dos Pais;
  • Celebração do Dias das Mães;
  • Lembranças de casamento; e
  • Brindes das empresas.

O que é sublimação?

Sublimação é uma técnica de impressão. O objetivo consiste em fazer estampas, que podem ser em roupas, canecas, materiais de cama, mesa e banho, por exemplo.

A sublimação é feita com o auxílio de uma impressora jato de tinta, papel especial e prensa térmica.

Como funciona?

Para fazer a sublimação, é preciso que o equipamento seja usado exclusivamente para esse fim ou que seja adaptável para tal.

O processo de sublimação pode ser feito por meio de transferência térmica ou impressão direta.

Quanto ao processo de transferência térmica, é usado para fazer a sublimação. Nesse contexto, o material é colocado em cima do objeto ou superfície escolhida. Assim, a imagem é transferida.

No que se refere ao processo de transmissão direta, o trabalho e o tempo podem ser muito maiores. Essa técnica é voltada para o algodão, por exemplo.

Quais os equipamentos necessários?

Para fazer sublimação, você vai precisar de um computador, uma prensa térmica e uma impressora jato de tinta específica para esse fim.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse