Você tem à frente um guia completo que te ensina tudo sobre CNAE.
Aqui, reunimos informações importantes que explicam desde o conceito até dicas práticas que te ajudam a buscar empresas por CNAE, de maneira descomplicada e em poucos segundos.
Ficou curioso?
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre encontrar empresas pelo CNAE!
O que este artigo aborda:
- Antes de mais nada, o que é CNAE?
- Para que serve o CNAE?
- Como criar uma lista de Empresas por CNAE na CNPJ?
Antes de mais nada, o que é CNAE?
CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Isto é, um código de identificação que mostra as atividades econômicas exercidas por uma companhia.
Sua lista de códigos contém várias opções, sendo formada pela combinação de 7 números, que indicam as seções, divisões, grupos, classes e subclasses.
No total, temos:
- seções: 21 e representam o primeiro número do CNAE;
- divisões: 87 e representam o segundo número do CNAE;
- grupos: 285 e representam o terceiro número do CNAE;
- classes: 672 e representam ao quarto número do CNAE e ao dígito verificador;
- subclasses: 1.318 e representam dois últimos números do CNAE após o dígito verificador.
Quer um exemplo? Veja abaixo.
- 7020-4/00 — CNAE para companhia de consultoria administrativa;
- 6911-7/01 — CNAE para companhia de consultoria jurídica;
- 5611-2/02 — CNAE para bares e outros estabelecimentos com foco em servir bebidas;
- 5611-2/05 — CNAE para bares e outros estabelecimentos especializados com foco em servir bebidas, como entretenimento.
Tenha em mente que uma empresa pode ter diversos CNAEs associados ao seu CNPJ, contudo somente um será o principal e é por ele que você emitirá grande parte de suas notas.
Os secundários, por sua vez, servem de auxílio para as suas operações, caso prestem serviços diferentes de maneira eventual.
Cada CNAE pertence a um Anexo e cada Anexo contém uma tributação específica.
Dito de outra forma, você pode ter mais de um CNAE, logo, para cada CNAE utilizado, pode ter uma alíquota de imposto distinta.
Ao emitir a nota fiscal, sua empresa deverá escolher qual CNAE e Item de Serviço são correspondentes, conforme a demanda que o seu negócio executou naquele serviço ou negociação.
Ademais, as companhias com atividades de comércio e alguns serviços particulares, contém Inscrição Estadual, uma identificação que mostra o registro formal de sua marca no cadastro do ICMS.
Para que serve o CNAE?
Uma das propostas da CNAE é aperfeiçoar a fiscalização do governo. Para isso, é feita a padronização dos códigos de atividades econômicas exercidas no Brasil.
Para as marcas, essa classificação foca no enquadramento tributário adequado, sobretudo, pelos optantes do regime tributário Simples Nacional.
A definição da CNAE correta garante que você pague os impostos devidos, isto é, abomina custos desnecessários com tributos e assegura que sua companhia esteja legalizada.
Como vimos acima, são vários elementos que tornam a definição do CNAE complexa e vital para o seu empreendimento.
Por isso, o mais indicado é contar com o apoio de uma consultoria especializada no assunto para que ela ajude o seu negócio a escolher o CNAE correto e faça a gestão burocrática de maneira mais ágil e econômica.
Como criar uma lista de Empresas por CNAE na CNPJ?
Uma vez que você já sabe o que é e como funciona um CNAE, chegou a hora de descobrir como criar uma lista de empresas por CNAE.
Para isso, conte com o apoio de ferramentas de prospecção, que permite pesquisar empresas por CNAE em segundos, independentemente do tipo de informação escolhido, como: CNAE, ramo de atividade, localização e muito mais.
Investimentos em ferramentas automatizadas são essenciais porque uma prospecção não pode ser feita de qualquer forma.
Ela deve ser aplicada de maneira assertiva e especializada para cada tipo de negócio, garantindo um diferencial competitivo para a sua marca.
Artigos relacionados: