Quem vai fazer uma viagem internacional e gosta de comprar produtos importados sabe da importância de ter moeda estrangeira à disposição. Com a popularização dos cartões internacionais, porém, o câmbio de moeda já não se faz tão necessário. Isso porque ele otimiza essa atividade, fazendo a conversão automaticamente na hora do uso.
A grande vantagem deste cartão é que ele não é feito apenas para quem vai viajar — qualquer pessoa pode ter o seu e fazer compras internacionais, incluindo em lojas on-line. Mas é preciso ter atenção às cobranças e taxas incididas.
Entenda quais os benefícios de ter conta e cartão internacionais.
O que este artigo aborda:
- Como saber se o cartão é internacional?
- Como ter um cartão internacional?
- Restrições
- Viagens internacionais
- Compras internacionais
- Limite mais alto
- Taxas
- Programas de vantagens
Como saber se o cartão é internacional?
Muitos cartões não se vendem como internacionais, embora sejam. Para descobrir, o usuário deve abrir uma loja internacional de produtos ou serviços e escolher o que deseja. Depois, deve colocar os dados do cartão e fazer a compra normalmente.
O sistema bancário da loja vai fazer uma consulta à administradora do cartão (a bandeira), que analisa e faz a validação com o banco. Quando a instituição recebe a informação da transação válida pela bandeira, ela é registrada na fatura.
Há também casos em que o cartão pode fazer compras internacionais, mas está com a função desabilitada. Vale procurar no aplicativo para ver se existe essa opção.
Como ter um cartão internacional?
O surgimento de bancos digitais tornou ainda mais fácil a possibilidade de ter um cartão internacional. Para isso, é preciso observar quais instituições oferecem essa possibilidade, o perfil de cliente aceito e quais as taxas cobradas em cada um. Quanto mais serviços o cartão oferecer, mais taxas vai cobrar. Contudo, o cliente deve avaliar se esses benefícios serão utilizados com frequência ou se só serão um gasto desnecessário feito mensalmente.
Restrições
O cartão internacional costuma ser um pouco mais restrito, mas não é difícil de consegui-lo. Para tanto, o consumidor precisa ter pelo menos 18 anos, renda mínima (que varia conforme a classificação do cartão) e endereço fixo.
Viagens internacionais
Para quem vai viajar para outro país, o cartão internacional é uma oportunidade de fazer compras sem precisar comprar moeda estrangeira. Também é possível fazer saques em caixas internacionais que permitam a bandeira. Contudo, é preciso estar atento à cobrança de taxas, que podem ir além do IOF e variam conforme o banco.
Compras internacionais
Como visto, o cartão internacional possibilita que o usuário faça compras fora do país. Contudo, isso não se resume a lojas físicas estrangeiras — é possível utilizá-lo para comprar em e-commerces estrangeiros, como eBay, Shein e Domestika.
É preciso analisar se o site faz entregas no Brasil, senão, o consumidor precisará direcionar a compra para outro endereço que possa enviá-lo até o país.
O consumidor também deve estar atento à cobrança de IOF, que continua sendo feita quando a loja se encontra fora do Brasil. O valor é de 6,38% sobre o preço da compra em real.
Limite mais alto
Não é regra, mas cartões internacionais costumam oferecer um limite maior quando comparados aos nacionais. Como as compras mais comuns são em dólar americano (que está custando, em média R$ 5,25 em setembro), é preciso gastar um pouco mais para adquirir um produto.
Taxas
Até poucos anos atrás, a taxa cobrada pelos bancos em cartões internacionais eram bem mais altas. Com a popularização, as cobranças diminuíram bastante — alguns são até livres de anuidade.
Programas de vantagens
Os programas de pontos e de vantagens também costumam oferecer mais benefícios, principalmente quem faz compras internacionais tem mais hábito em usar a função crédito com frequência.
Outras vantagens comuns desse tipo de cartão são o cashback e a troca de pontos por produtos, serviços ou aporte em algum plano de previdência privada.
Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre cartão de crédito internacional, veja o vídeo do canal Ferramentas Blog.