sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 21:09:09
Nice Content News

Contratar um seguro de vida é um assunto que está muito em pauta nos dias de hoje, isso porque, antigamente, apenas as pessoas mais velhas se preocupavam em ter um seguro de vida. No entanto, atualmente, a grande maioria das pessoas entende a importância que isso tem desde muito cedo.

Empresários, empreendedores, autônomos e pais de família são alguns dos que mais se preocupam em saber quanto custa um seguro de vida nos dias atuais para fazer a contratação de um, visto que eles sabem da importância e não querem deixar suas famílias desamparadas caso alguma coisa aconteça com eles. 

Porém, algumas pessoas pensam se, de fato, o seguro de vida é acessível para todos, pois muitas vezes ouvimos falar que contratar um seguro de vida não é nada barato, o que faz com que muitas pessoas desistam de contratar este tipo de serviço super importante. 

Mas a verdade é que o preço de um bom seguro de vida pode variar de uma seguradora para outra, e ainda que não seja um investimento muito barato, é algo que realmente vale a pena e que todos aqueles que se preocupam com o bem estar financeiro das suas famílias deveriam fazer. 

Para se ter uma ideia sobre a importância que um seguro de vida possui nos dias de hoje, até mesmo menores de idade podem fazer a contratação de um seguro de vida, você sabia? Pois é, atualmente, isso é algo possível, e já existem muitos menores que estão preocupados com o futuro, fazendo um seguro de vida.

Qual a idade mínima para seguro de vida?
Pin It

Foto: Pexels

E ao passo que contratar um seguro seja algo não tão complicado assim, existe sempre aquela dúvida sobre a idade mínima para seguro de vida. Afinal, qual é essa idade? Existe alguma lei que explica melhor como isso funciona na prática? É sobre isso que falaremos neste artigo. 

No decorrer desta matéria vamos explicar melhor sobre como o seguro de vida funciona para menores de idade, dessa forma, caso você mesmo ou algum menor da sua família esteja pensando em fazer um seguro de vida, você saberá melhor como a contratação do seguro para menores funciona. Então continue lendo até o final e confira tudo que precisa saber sobre este assunto.

O que este artigo aborda:

Qual é a idade mínima para seguro de vida?

Bom, a resposta dessa pergunta é depende. Isso porque depende de uma seguradora para a outra. Porém, de acordo com a lei, menores de 14 anos podem ter seguro de vida, desde que algumas regras sejam seguidas, as quais são diferentes para um adolescente que tenha entre 14 e 17 anos e queira contratar um seguro de vida.

Vamos falar primeiro sobre como funciona a contratação de um seguro de vida para menores de 14 anos. Estes podem sim, fazer a contratação de um seguro, porém, de acordo com a lei, o seguro contratado poderá estar relacionado apenas ao ressarcimento de despesas médicas, seja o menor o segurado principal ou um dependente.

Agora, para aqueles menores que possuem de 14 a 17 anos, as regras são um pouco diferentes. Estes podem realizar a contratação de um seguro que envolva todos os tipos de cobertura, não apenas as coberturas de despesas, no entanto, é necessário que o responsável legal do menor esteja junto no momento da contratação do seguro.

Ainda assim, em todos os casos mencionados acima, o responsável legal deve estar sempre junto. Isso porque os menores de 16 anos são considerados incapazes legais de assumir “atos da vida civil”, o que inclui contratar e ser o titular de um seguro de vida. 

Em contrapartida, muitas pessoas apresentam dúvidas sobre essas leis, visto que a contratação do seguro de vida por um menor, acompanhado de um responsável legal, pode ser considerada suspeita quando o menor já passou por algum tipo de abuso ou a vida dele já foi colocada em risco.

Além do mais, muitos pensam que a contratação de seguro de vida para um menor de idade é algo desnecessário, e que o melhor é investir em uma poupança para ele, a qual pode ser destinada a despesas com estudos, ou até mesmo com a compra de um carro no futuro, por exemplo.

Existe um tipo de seguro ideal para se fazer para um menor de idade?

Como mencionamos, existem muitas ressalvas quanto à contratação de um seguro de vida para menores de idade, e a melhor opção é investir em uma poupança para ele, ao invés de se preocupar com a contratação de um seguro. 

Porém, caso você queira realizar essa contratação, saiba que não existe um seguro ideal, apenas os seguros que são permitidos pela lei, e que cada seguradora pode oferecer um tipo de cobertura diferente. Então tudo é questão de pesquisa para encontrar a seguradora e as coberturas ideais.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a idade mínima para seguro de vida, veja o vídeo do canal Verônica Corretora de Seguros.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

1

Pode ser do seu interesse