segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 13:29:36
Nice Content News

Você sabia que a produção de conteúdo é uma estratégia que pode ser aplicada por sua empresa e alcançar resultados incríveis, como atrair e fidelizar clientes? Mas, não basta apenas saber disso! 

Cada vez mais é fundamental entender o funcionamento dessa produção, para garantir que um material de qualidade seja desenvolvido, atraindo a atenção do seu público-alvo.  

Como o seu conteúdo precisa apresentar algumas estratégias para ser considerado bom, neste artigo você aprenderá as técnicas e como produzir um conteúdo com qualidade, assim como os benefícios e as ferramentas que podem ser aplicadas em seu negócio. Confira mais detalhes a seguir!

O que este artigo aborda:

Principais conteúdos 

Antes de conferir as dicas sobre como produzir um conteúdo de qualidade na internet, é importante identificar alguns dos principais conteúdos que estão disponíveis na rede! Vamos conferir!

E-books

Os e-books são livros digitais que podem ser baixados e compartilhados por meio de download digital. 

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Geralmente, eles são utilizados como estratégia de obter um contato do cliente, seja por email ou por telefone. 

Ao obter mais conhecimento sobre um determinado tema, o cliente cadastra o seu email e recebe o e-book gratuitamente. 

Geralmente, essa estratégia é utilizada para clientes que estão no meio do funil, no processo de compra. 

Um e-book precisa ser um material mais completo, ou seja, precisa agregar conhecimento ao público e, por isso, deve ser feito com bastante atenção e revisão. 

Conteúdo para rede social 

Outra forma de conteúdo é aquele direcionado para as redes sociais. Atualmente, temos redes sociais com particularidades, como é o caso do Instagram (mais voltado para fotos e vídeos), Youtube (que trabalha exclusivamente com vídeos), Linkedin (mais voltado para publicações empresariais em foto e texto) e o TikTok (que trabalha com vídeos curtos). 

Compreender as particularidades e características de uma rede social é fundamental para que sua empresa consiga produzir um conteúdo que se adeque ao público daquela rede, mas principalmente ao potencial cliente da marca que está nesse local.

Inclusive, é importante saber que as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas de anúncio. Para isso, é importante compreender como funciona o Facebook Ads, bem como as ferramentas de anúncio das outras redes sociais, ou mesmo contar com profissionais especializados no gerenciamento de redes.

Essa é uma forma de criar uma campanha para promover a publicação, que pode ser utilizada para aumentar a visibilidade de sua marca e atrair mais clientes. Vamos conhecer alguns modelos de publicação. 

Vídeos

Sem dúvidas, os vídeos são ferramentas de conteúdo muito importantes na era digital e das redes sociais. 

Cada vez mais, esse conteúdo é consumido devido sua facilidade de compreensão e possibilidade de engajamento e interação, sendo mais rápidos e divertidos.

Os vídeos conseguem gerar engajamento na população, além de captar mais a atenção do público. Por conta disso, se tornou um dos modelos mais produzidos.

Também por esse motivo que eles estão sendo utilizados como ferramentas de divulgação de produtos e serviços em diversas redes sociais, bem como método de informar e educar a base de clientes de forma mais dinâmica, atraindo o público. 

Ao produzir vídeos, lembre-se que esse material precisa ser adaptado. Por exemplo, enquanto o Youtube requer um vídeo mais trabalhado e longo, com vídeos na horizontal, o TikTok é voltado para vídeos curtos e na vertical. Já no feed do Instagram, os vídeos precisam ser de até 1 minuto, se adequando aos reels ou aos stories (que é mais curto e, geralmente, em tempo real).

Por isso, conheça as particularidades de cada rede para produzir um vídeo direcionado. 

Fotografias 

Assim como os vídeos têm sua importância, precisamos destacar também as fotografias. 

Seja em qualquer rede social, esse tipo de postagem é muito comum e de rápida visualização e compreensão. Seja para mostrar o dia a dia, uma conquista, uma nova aquisição, um benefício, esse modelo pode ser aperfeiçoado para transmitir a ideia. 

Neste caso, é preciso reforçar o benefício que a fotografia pode ser bastante criativa e contar com um carrossel de imagens (quando mais de uma foto é publicada), contar com textos, edições ou ser uma imagem única evidenciando um produto. Assim, elas permitem uma variação de uso.

As fotos também são importantes para promover o engajamento e trazer uma mensagem ao cliente, seja de forma orgânica, ou para a atração dos clientes para produtos por meio de postagens patrocinadas por meio de ferramentas como o Instagram Ads.

Infográficos ou artes criativas 

Precisamos destacar também os infográficos e artes criativas que são ferramentas importantes quando se deseja transmitir uma informação mais completa ao cliente. 

Os infográficos consistem em esquemas visuais que são feitos de forma a facilitar o entendimento do público sobre um determinado tema, que pode ser comparativo, contar com ilustrações e a informação escrita. 

Tais elementos geralmente são usados em conteúdos textuais maiores, permitindo a localização facilitada do conteúdo e um melhor entendimento do que foi apresentado no material.

A partir disso, vamos conhecer algumas dicas sobre como produzir um conteúdo com qualidade! Confira a seguir. 

Produzindo um conteúdo que tenha qualidade para o público

Agora que você já sabe quais conteúdos podem ser produzidos para sua rede social ou seu site, separamos algumas dicas de como produzir esse conteúdo de modo a ter qualidade. Basicamente, as principais medidas para desenvolver um bom material são:

  • Saber quem é o público-alvo;
  • Utilizar técnicas de SEO e copywriting;
  • Verificar as métricas;
  • Estudar os temas previamente;
  • Acompanhar outras publicações que sejam referência.

Público-alvo

Como demonstrado na listagem, o primeiro passo para qualquer estratégia é conhecer quem é o seu público-alvo, adequando os conteúdos para sua necessidade e interesse.

Mais ainda, é necessário desenvolver uma persona, que é um personagem fictício que ajuda a representar os seus clientes, o que facilita o processo de levantar os temas que serão abordados e criar os conteúdos com mais propriedade.

Desse modo, entender o público é importante porque as pessoas estão expostas a muitos conteúdos e, por isso, segmentar se tornou uma excelente opção. Mais ainda, isso permite usar artifícios para que essa segmentação e interação se torne mais eficaz.

Esse conhecimento pode se dar de diversas formas, como interações e questionários, e envolve aspectos como renda, demografia, escolaridade, gênero, preferências, hábitos, dentre outros. Uma das formas de conhecer seu público é realizar pesquisas com os clientes. 

Conteúdo e SEO

O segundo passo para produzir um conteúdo de qualidade é observar as técnicas de SEO, que consiste na otimização do material para os mecanismos de busca, o que considera também a pesquisa e uso de palavras-chaves – tanto pelo usuário quanto na hora de criar o conteúdo.

Com o uso de ferramentas de SEO sua empresa consegue produzir um conteúdo a partir dos termos que são de interesse do seu público-alvo. 

Métricas e mensuração

Outra dica importante é estabelecer métricas e ter mecanismos para acompanhamento e controle dos resultados de sua campanha.

Afinal, sem essas análises, como você saberá se sua campanha deu certo ou não? Por meio do estabelecimento de métricas e da mensuração de resultados é possível identificar os objetivos e quais campanhas estão trazendo uma melhor performance para atingir essa meta. 

Algumas das principais métricas são voltadas para o número de curtidas, visualizações da publicação, compartilhamentos, comentários positivos, número de seguidores, posicionamento da página, contatos por direct, aumento no número de vendas, dentre outros. 

Estudo dos temas e da concorrência

Por fim, recomendamos que também realize um estudo prévio do conteúdo e verifique os interesses da audiência para embasar a produção de conteúdo, trazendo mais propriedade e garantindo a interação e/ou atração para futura conversão. 

Nesse sentido, também é importante acompanhar o que sua concorrência tem feito para verificar as oportunidades e principais diferenciais que pode oferecer, bem como entender quais materiais são mais bem quistos pelos usuários. 

Não adianta produzir um conteúdo que não tem qualidade ou não converse com o público (interesses e dores, bem como evidenciando como a marca pode contribuir). Lembre-se que sua empresa precisa mostrar que é autoridade no assunto.

Uma das formas de demonstrar autoridade é por meio da produção de um conteúdo que demonstre o conhecimento técnico que sua empresa tem sobre um determinado produto ou serviço.

Programas que ajudam na produção de conteúdo 

Para finalizar o nosso artigo com as dicas sobre a produção de conteúdo de qualidade, é preciso abordar o uso de plataformas para otimizar e automatizar alguns processos da criação dentro do marketing digital

A RD Station, por exemplo, auxilia no processo de automação do conteúdo. Imagine que você produz conteúdo para várias redes sociais e precisa se organizar em relação aos dias e horários de publicação. 

Por meio dessa ferramenta, é possível agendar e gerenciar as páginas e redes sociais, automatizando os processos.

Com isso, é possível nutrir os clientes com conteúdo de forma facilitada e ágil, agregando qualidade. A plataforma também melhora a definição das estratégias, visto que oferece relatórios e informações sobre os clientes em potencial. 

Outra ferramenta bastante interessante é o Google Alerts, que contribui com o monitoramento das palavras-chaves e termos relacionados ao negócio e que são utilizadas em sua estratégia de marketing, isso permite identificar novas oportunidades e a relevância do setor de atuação, além de trazer novos insights sobre conteúdos a serem produzidos.

Inclusive, o Google tem várias ferramentas importantes para quem deseja produzir conteúdo com qualidade, as plataformas de anúncio são ótimos exemplos disso.

Saber como anunciar no Google Ads, por exemplo, é fundamental para ganhar destaque e pode ser um grande diferencial no momento de se posicionar à frente da concorrência.

Isso porque, por meio dessa plataforma, é possível criar anúncios ou evidenciar os conteúdos nos resultados de busca e nas redes, visto que ele pode aparecer (no caso de anúncio na rede de pesquisa) entre os primeiros resultados – sendo sinalizado como anúncio. 

Com isso, é possível ampliar o alcance da marca e trazer mais relevância para o negócio.

Para a criação da campanha, é preciso definir o título, tipo de campanha, área de atuação e cobertura, palavras-chaves e o orçamento investido por dia.

Outra ferramenta importante, e que pode ser vinculada ao ADS, é o Google Analytics. A plataforma auxilia no monitoramento do negócio e estratégias de marketing, fazendo com que a campanha seja mais relevante e identificando os pontos de ajuste das ações, atingindo um público mais específico. 

Isso porque, por meio dela, é possível verificar dados detalhados sobre suas páginas, assim como traz sugestões sobre as visitas, tempo de permanência e a rejeição. 

Diante disso, é possível perceber que existem vários programas disponíveis para ajudar no dia a dia do produtor de conteúdo e que podem facilitar o monitoramento e o gerenciamento de páginas, contribuindo com a criação de um material de qualidade para atrair e reter clientes.

O conteúdo "Produção de conteúdo: aprenda a fazer" foi feito por Lucas Ferraz e distribuído por Nice Content News na categoria Marketing em . Conteúdo atualizado em .

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

7 melhores dicas de como encantar o cliente

7 melhores dicas de como encantar o cliente

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

Técnicas de sondagem de vendas: Como melhorar suas oportunidades de negócio

Técnicas de sondagem de vendas: Como melhorar suas oportunidades de negócio

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber