segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 11:30:44
Nice Content News

O que é sustentabilidade empresarial? O que significa uma empresa “ser verde”? É possível obter maiores lucros melhorando a questão ambiental de nossa empresa? De que maneira podemos implementar uma cultura organizacional mais ambiental entre nossos colaboradores? Como funciona a sustentabilidade empresarial, quais são seus benefícios e qual é o conceito? O sistema ERP auxilia na sustentabilidade empresarial?

O mundo está mudando, e isso já está acontecendo desde o início dos anos 2000. Na realidade, hoje já sentimos um pouco mais a mudança do que no passado. A cada ano que passa fica mais quente, são maiores os episódios de tempestades devastadoras durante o verão e de dias muito quentes durante o inverno.

A camada de ozônio vem sendo deteriorada a cada dia que passa, as geleiras estão secando nos polos do planeta, desastres naturais são cada vez mais noticiados, entre uma série de outras situações que nos assustam a cada vez que assistimos ou lemos um jornal comum.

O que as empresas têm a ver com isso? Na realidade, devemos nos perguntar o que cada um de nós tem a ver com isso: o fato é que tudo o que está acontecendo é nossa responsabilidade. Os únicos que podem mudar o que está acontecendo somos nós mesmos, e isso também passa por uma cultura empresarial que valorize o meio ambiente, através da sustentabilidade empresarial.

No conteúdo de hoje, vamos contar a você o que é sustentabilidade empresarial, como ela funciona, de que forma pode ser colocada em prática na sua empresa, entre outros detalhes sobre o assunto. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

O que este artigo aborda:

O que é sustentabilidade empresarial?

Afinal, o que é sustentabilidade empresarial? O que significa esse termo na prática? Bem, a sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações tomadas dentro de uma empresa, que visam transformá-la em um local “verde”, que respeite o meio ambiente de forma série, de acordo com as estratégias utilizadas para a melhora do espaço.

Geralmente, parte do setor de Recursos Humanos a ideia de implementação de uma característica sustentável. É de grande ajuda pelo ponto de vista externo da empresa, já que a mesma fica bem vista na sociedade em que está inserida, por meio das práticas que realiza em seu cotidiano para melhor o ambiente onde está inserida.

Parte também do setor de Recursos Humanos e de seu líder, a responsabilidade de incentivar e inserir essa cultura em todos os setores da empresa, mobilizando todos os colaboradores a participar desse tipo de ação, por meio de coleta seletiva, diminuição do uso de papel, digitalização de documentos, uso de energia limpa, etc.

De que forma uma empresa pode ser sustentável?

Como mencionamos anteriormente, é responsabilidade do setor de Recursos Humanos inserir a cultura sustentável dentro do ambiente empresarial. Porém, é de suma importância que todos participem, de alguma forma, na mudança estrutural da empresa do ponto de vista sustentável. Algumas medidas que podem ser tomadas, são:

Digitalização de documentos

Muitas empresas possuem pilhas e pilhas de papel, onde armazenam não só documentos de admissão de funcionários, como de cada transação que ocorre ali dentro. A grande maioria desses processos é arquivado fisicamente para que, quando um cliente solicite, possa ser retirada uma cópia.

Uma das formas de tornar uma empresa sustentável é transformá-la em um grande local na web, através de serviços em nuvem e HDs externos. A digitalização total da empresa não somente otimiza espaço, como também previne um maior gasto de papel no futuro próximo, já que não é mais necessário imprimir um processo, pois o mesmo pode ser armazenado na nuvem através de tecnologias sustentáveis.

Coleta seletiva

O que é sustentabilidade empresarial se não um grupo de colaboradores que separa seu lixo? É claro, se a sua cidade não possui coleta seletiva, de nada adianta separar os lixos de sua empresa: no final, todo o lixo irá para o mesmo local. Porém, parte também da sua empresa a iniciativa junto à prefeitura da cidade para a implementação da coleta seletiva.

Dessa forma, quando a cidade inteira estiver mobilizada, saberão que a cultura daquela pequena sociedade foi mudada por ação da sua empresa. A partir daí, a coleta seletiva pode ser implementada buscando separar os lixos de seus funcionários por cada tipo existente: papel, vidro, metal, orgânico, entre outros tipos.

Energia limpa

A mudança para energia limpa também faz parte da sustentabilidade empresarial, e traz lucros para sua empresa. A instalação de uma estação fotovoltaica é essencial para empresas, principalmente as maiores, que obtém um gasto muito alto de energia por mês, podendo reduzir esse valor em até 95%.

Além disso, é possível trocar as lâmpadas por outras que iluminam mais o espaço em menor quantidade, colocar mais janelas em uma sala, mudar as cores das paredes para melhorar a sensação de iluminação, entre outros detalhes.

Agora que já sabe o que é sustentabilidade empresarial e algumas formas de implementá-la, comece a mudar a cultura de sua empresa. Até a próxima!

O conteúdo "O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?" foi feito por Equipe Nice e distribuído por Nice Content News na categoria Negócios em .

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Importância da liderança carismática nas organizações

Importância da liderança carismática nas organizações

Como viajar sozinha com filho pequeno?

Como viajar sozinha com filho pequeno?

Saiba quanto o mercado digital cresceu em São Paulo

Saiba quanto o mercado digital cresceu em São Paulo

Como praticar esportes radicais pode ajudar na sua carreira profissional?

Como praticar esportes radicais pode ajudar na sua carreira profissional?

Como as empresas lidam com doenças no trabalho em 2022?

Como as empresas lidam com doenças no trabalho em 2022?

Onde vender eletrodoméstico usado?

Onde vender eletrodoméstico usado?