Todo tutor apaixonado pelo seu pet fica preocupado com o bem-estar do seu animalzinho. Assim como os humanos, os animais precisam de muita atenção e cuidado.
Uma das formas de zelar pela vida deles é investindo em certos mimos como as fontes para gatos que ajudam a mantê-los hidratados, assim, preserva a saúde dos bichinhos.
Alguns cachorros com pelos longos precisam de atenção redobrada, pois não realizar a manutenção adequada pode surgir possíveis problemas de pele, dificultando também o tratamento contra pulgas e carrapatos, o que deixa o bicho vulnerável às doenças transmitidas por esses parasitas, trazendo muito sofrimento ao animal e privando seu pet de ter uma boa qualidade de vida.
Quer saber como cuidar do seu cachorro com pelos longos? Acompanhe a leitura!
O que este artigo aborda:
- Cachorro com pelos longos podem desenvolver doenças dermatológicas?
- 5 cuidados com cachorros com pelos longos
- 1. Escovação diária dos pelos
- 2. Alimentação balanceada
- 3. Utilize shampoo e condicionador adequado
- 4. Não deixe os pelos úmidos
- 5. Previna contra pulgas e carrapatos

Cachorro com pelos longos podem desenvolver doenças dermatológicas?
Cachorros que não recebem o devido cuidado com os pelos podem desenvolver doenças dermatológicas, ocasionando sérios problemas de saúde como dermatites, infecções e bolas de pelo.
Além disso, dificulta o tratamento contra as pulgas e os carrapatos, sendo difíceis de manter os pelos livres desses ectoparasitas.
Outro jeito de contribuir com o aparecimento de doenças de pele é deixar a pelagem molhada ou úmida, após o banho é fundamental secar corretamente os pelos para não ocorrer a proliferação de fungos, fazendo mal para a saúde do animal.
Para preservar os pelos deles bonitos, aposte em shampoo e condicionador para manter os pelos sedosos, assim como criar o hábito de tosar o seu peludinho, principalmente no verão, ajudando a aliviar o calor.
5 cuidados com cachorros com pelos longos
Veja como manter os pelos saudáveis, livres de pulgas, carrapatos e doenças dermatológicas.
1. Escovação diária dos pelos
Todos os dias, os pelos do seu pet precisam ser escovados. Por isso, sempre que houver um tempo livre, aproveite para escová-los a fim de remover os pelos que estão caindo, além de impedir que criem nós se prendendo às unhas do animal.
Sem falar que os pelos penteados facilitam a respiração da pele.
2. Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada garante que a pelagem se mantenha brilhante e sedosa. Os nutrientes de um alimento adequado proporcionam beleza aos fios também, além de trazer mais vigor aos animais.
Por isso, procure um veterinário para saber como oferecer uma dieta adequada para o seu peludo.
3. Utilize shampoo e condicionador adequado
Os banhos semanais nos cachorros com pelos longos são essenciais, independentemente do porte do seu animalzinho, separe um dia para o banho.
Assim como os humanos, os animais têm na indústria produtos como shampoos e condicionadores desenvolvidos para o tipo ideal de pelagem do animal.
Os produtos com ação desembaraçante deixam os fios sem nós, o que favorece na hora de penteá-los.
4. Não deixe os pelos úmidos
Não deixe de secar bem os pelos do seu cachorro para que a umidade, associada ao calor da pele não provoque irritações, dermatites e alergias.
Para que seu pet esteja livre desses problemas, compre um secador próprio para pet, que não produza barulhos para não irritar os ouvidos sensíveis deles.
5. Previna contra pulgas e carrapatos
Um ambiente ideal para proliferação de pulgas e carrapatos, certamente, são os pelos longos, já que esses parasitas conseguem se esconder na pelagem deles, somados ao calor do corpo, dificultando o controle.
Portanto, com banhos frequentes e a escovação diária evitará que a contaminação com esses parasitas ocorra.
No entanto, a higienização do ambiente em que seu bichinho fica também é muito importante. Caso precise, procure a orientação do profissional para medicar com comprimidos antipulgas.
Os fios sedosos ao toque, com aspecto uniforme e macios, significam que a saúde do seu amigo peludo está em dia.
Artigos relacionados: