Não sei se você sabe, mas o mês de março é o considerado o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, tendo como principal objetivo alertar mulheres e transexuais sobre os sintomas, tipos e tratamentos da doença.
Uma doença que, muitas vezes, se torna silenciosa e com alguns sintomas que podem prejudicar a saúde feminina como um todo.
Assim como a ansiedade que afeta milhares de mulheres pelo mundo, a endometriose também desregula a menstruação. No caso do transtorno de ansiedade, o estresse atinge a produção hormonal da mulher, regulada pelo hipotálamo.
Em casos de diagnóstico de endometriose, além de ciclo desregulado, a mulher poderá sentir outros sintomas como dores na região da pelve, cansaço e também dificuldades para engravidar.
Dependendo do tipo de endometriose, outros sintomas também podem ser observados. Por isso, neste Mês Amarelo vamos trazer informações sobre os tipos de endometriose, sintomas e principais tratamentos da doença.
O que este artigo aborda:
- Confira quais são os tipos de endometriose
- Endometriose: seus principais sintomas e diagnóstico
- Tratamentos para os efeitos da endometriose
Confira quais são os tipos de endometriose
De forma geral, a endometriose é uma doença que afeta o sistema reprodutor feminino, agindo de forma inflamatória por causa do surgimento de tecido endometrial em regiões fora do útero, como por exemplo, a bexiga, intestino, ovário e até o umbigo.
Esse tecido endometrial é encontrado no interior do útero, a qual, em toda menstruação (ciclo menstrual) ele é expelido. Portanto, caracteriza endometriose, quando ele cresce em outras regiões, principalmente na área localizada da pelve feminina.
No Brasil, uma a cada dez mulheres entre as idades de 25 e 35 anos sofrem com a doença e alguns casos ela percorre até a fase da menopausa. Por esse motivo, pode ser considerada uma doença crônica.
Endometriose: seus principais sintomas e diagnóstico
Os efeitos da endometriose vão depender de onde ela está localizada, por isso, em muitos casos de foco da doença não é detectada dor na região pélvica. Mas é preciso fazer acompanhamento para evitar o diagnóstico tardio.
O Março Amarelo da endometriose é sobre isso, a importância da mulher manter um acompanhamento médico, fazendo exames e observando as mudanças do seu corpo para detectar possíveis focos da doença.
Os sintomas como dores durante ou pós menstruação, nas relações sexuais, dor ao evacuar ou urinar e sangramentos são os principais sintomas da endometriose.
Um dos sintomas de endometriose no intestino, por exemplo, é a diarreia, dificuldades para evacuar e sensação de evacuação incompleta são sintomas perceptíveis da endometriose intestinal.
O diagnóstico da doença começa pela identificação dos sintomas durante os exames de rotina, como o papanicolau (preventivo) e exames específicos para identificação dos focos da endometriose no organismo.
A ultrassonografia transvaginal e Ressonância Magnética da Pelve são alguns dos exames específicos para detectar a endometriose.
Tratamentos para os efeitos da endometriose
Como se trata de uma doença crônica, os tratamentos para os efeitos da endometriose estão relacionados aos alívios dos sintomas como dores e menstruação desregulada. Por isso, é importante o acompanhamento médico nesses casos.
Muitas vezes, uma intervenção medicamentosa com anticoncepcional impede que os focos da doença se espalhem e para os casos de endometriose mais graves, é indicado a cirurgia.