O perigo das drogas para a saúde são inúmeros. Afinal de contas, elas são realmente muito prejudiciais e podem facilmente levar a pessoa ao colapso físico e mental. Mesmo aquelas drogas mais “convenientes” e lícitas, como é o caso do álcool ou mesmo o tabagismo, podem facilmente levar a sérios quadros de saúde.
Mas por que essas substâncias são assim tão perigosas e o que fazer para ficar longe delas? As respostas são inúmeras e não existe uma “receita”.
Portanto, continue lendo este artigo do Nice Content News para saber mais sobre o tema.
O que este artigo aborda:
- O perigo das drogas para a saúde
- Vício
- Abstinência
- Ansiedade
- Depressão
- Potencializa outros problemas
- Como as drogas viciam?
O perigo das drogas para a saúde
O perigo das drogas para a saúde são inúmeros. Afinal de contas, embora as drogas sejam feitas para gerar bem-estar e estímulos prazerosos no corpo, o preço que se paga não é nada justo e pode levar a pessoa para um caminho muito complicado.
Embora haja possibilidades de “retornar” das drogas, ainda assim, esse é um processo doloroso para todos os envolvidos: vítima, familiares e assistência profissional. Por isso, evitar e prevenir é sempre o melhor caminho.
Esses aqui são os principais perigos das drogas para a saúde:
- Vício;
- Abstinência;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Potencializa outros problemas.
A seguir, entenda ponto a ponto.
Vício
O vício é um dos principais problemas causados pelas drogas. Afinal de contas, usar de novo e de novo é o que, de fato, leva o indivíduo para uma situação complicada de saúde.
O excesso e o uso praticamente diário faz com que os problemas se desenvolvam em um ritmo muito rápido.
Inclusive, o usuário que é viciado, vai sempre precisar de uma dose mais forte. Todas as vezes, o sistema nervoso e o cérebro entendem que determinada quantidade já não é mais suficiente para chegar ao mesmo nível de bem-estar.
Logo, o vício se caracteriza pela necessidade de voltar a sentir determinadas sensações – só que sempre aumentando as doses.
Abstinência
Outro perigo das drogas para a saúde é a abstinência. Ela, muitas vezes, pode levar a quadros gravíssimos de ansiedade e necessidade pela substância em si. A abstinência pode causar vários problemas – inclusive o óbito, segundo a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras drogas (ABEAD).
A abstinência de alguma substância é a necessidade do cérebro por uma nova dose – mais forte. Quando essa dose está em falta para o sistema nervoso e cérebro, inúmeras sensações e sintomas podem ocorrer no usuário que está sem usar.
No longo prazo, esses quadros são muito complexos e a pessoa precisa de amparo urgente. Uma clínica de reabilitação, com profissionais especializados, é uma ótima maneira de auxiliar a vítima.
Ansiedade
Para muitas pessoas, a ansiedade é um problema grave que pode até mesmo causar crises de falta de ar e outros sintomas. Para os usuários de drogas, a ansiedade muitas vezes é um fator presente no dia a dia e na rotina comum. Afinal, trata-se de uma necessidade do corpo que não está sendo atendida.
A abstinência pode causar forte ansiedade, mas o uso contínuo de drogas também. Esse é um perigo das drogas para a saúde, já que o uso de drogas pode despertar a vontade e necessidade cada vez mais frequente de uma nova dose. Justamente para “conter” a ansiedade.
É, literalmente, um ciclo vicioso.
Depressão
Algumas drogas depressoras podem afetar drasticamente o equilíbrio do cérebro e quadros de depressão são muito comuns. Drogas que trazem alívio de situações ou mesmo trazem euforia para “comprar” felicidade, tendem a trazer problemas graves de depressão no médio e longo prazo.
E, novamente, o uso da droga acaba servindo como uma maneira de evitar a depressão e voltar a ficar “feliz”. No entanto, o efeito é cada vez mais rápido e a necessidade por doses maiores é cada vez mais alta.
Potencializa outros problemas
O uso contínuo ou mesmo esporádico de drogas ajuda, e muito, a potencializar outros problemas no corpo. Afinal, o perigo das drogas para a saúde é justamente esse: alto poder destrutivo de um organismo saudável e equilibrado.
Em poucas semanas ou meses, pode haver um agravamento do caso e doses altas podem até mesmo levar ao óbito do indivíduo – o que é o caso das overdoses, por exemplo.
Como as drogas viciam?
De maneira geral, as drogas viciam pois acostumam o cérebro a determinadas sensações de bem-estar e prazer que são passageiras. Logo, o cérebro começa a pedir novamente aquelas sensações e a consequência é justamente usar uma nova dose.
No entanto, o organismo se acostuma com determinadas quantidades e aquelas sensações boas já não são mais possíveis com as mesas doses. É aí que ocorre o aumento gradativo das doses e os problemas começam a ficar cada vez piores.
As drogas têm o poder de viciar logo no primeiro uso. Isso já é o suficiente para condicionar o organismo e por isso elas são tão perigosas.
Cuide-se!
Artigos relacionados:
- Aplicativos para parar de fumar funcionam? Conheça alguns
- Benefícios e Diferenciais dos Planos de Saúde oferecidos pela Amil
- Saiba identificar os sinais de que é preciso internar um idoso: Orientações Cruciais!
- Como a Tecnologia está Revolucionando o Setor de Farmácias de Manipulação?
- O que o ginecologista faz na primeira consulta?