Nice Content News

Como compartilhar dados móveis? De que maneira conseguimos compartilhar a nossa internet com outra pessoa? É possível enviar parte de nossos dados móveis para outro dispositivo? Seja um smartphone ou um computador que irá receber a conexão, é sim possível realizar esse procedimento de forma simples.

Apesar de praticamente todas as pessoas possuírem conexão estável com a internet no conforto de sua casa como a da Vendas Americanet, é comum que quando estamos andando pela rua fiquemos sem nenhum tipo de conexão. Dessa forma, recorremos a uma tecnologia mais antiga, mas que ainda sim é necessária em nosso cotidiano: os dados móveis.

Eles são utilizados diariamente por nós, afinal, não temos conexão enquanto andamos pela rua. Admita: você coloca ao menos R$20,00 por mês de crédito com sua operadora apenas para ter acesso a internet em seu celular quando precisa ir ao trabalho ou voltar da escola/faculdade.

Sabendo disso, é interessante saber como compartilhar dados móveis, afinal, um amigo seu ou até mesmo você pode estar sem internet no celular. Sabia que também é possível enviar seus dados móveis para seu notebook quando precisar? Ensinaremos isso no conteúdo de hoje, leia conosco, vamos lá!

O que este artigo aborda:

Como compartilhar dados móveis? – Tutorial para Android e iOS!
Como compartilhar dados móveis? – Tutorial para Android e iOS!
Pin It

Como compartilhar dados móveis?

Como mencionado na introdução acima, hoje nosso conteúdo irá ensinar aos leitores que precisam de uma rede externa, fornecida pelos dados móveis de algum smartphones específico.

Abaixo, para sermos ainda mais abrangentes, deixamos duas explicações de como fazer isso: um guia para smartphones Android e smartphones iOS. Leia e aprenda a realizar o procedimento em cada um desses sistemas operacionais:

Como compartilhar dados móveis no Android?

Caso você tenha um dispositivo com sistema operacional Android, então faz parte do maior grupo de usuários de um único sistema no mundo. Apesar do iOS ser o segundo colocado e estar na cola, o Android, conhecido como o robô verde administrado pelo Google, é de longe o sistema mais utilizado, sendo presente principalmente nos smartphones produzidos pela Samsung. Sem maiores delongas, vamos ver como compartilhar dados móveis no Android.

O primeiro passo a ser realizado é no celular que funcionará como o roteador dos seus dados móveis. Portanto, seja você ou o seu amigo, pegue o smartphone Android em questão e dirija-se até as “Configurações” do dispositivo. É nesse setor que será realizado todo o processo, inclusive a determinação de nome e senha da rede.

Logo após abrir as “Configurações”, clique logo na primeira opção que aparece na tela, denominada como “Conexões”. É neste setor onde é encontrado todo tipo de conexão de seu smartphone, desde o bluetooth, incluindo wi-fi e chegando até os dados móveis, protagonista do presente conteúdo.

Em seguida, dentro das “Conexões”, clique na opção “Roteador Wi-Fi e Ancoragem”. Para que o processo funcione, é necessário que sua conexão Wi-Fi esteja desligada e seus dados móveis ativados, tudo de antemão. Agora, nessa página, você pode somente mover a alavanca para “Ligado” e ativar o compartilhamento de dados, ou até mesmo configurar os dados de login e senha.

Como compartilhar dados móveis? Agora, no smartphone que irá receber a conexão, basta abrir a lista de conexões wi-fi e buscar pelo nome da rede anteriormente denominado. Coloque a senha correta e clique em conectar. Pronto, a rede está funcionando. O sistema operacional que receberá a conexão independe, podendo ser qualquer um, incluindo iOS.

Como compartilhar dados móveis no iOS?

E como compartilhar dados móveis no iOS? Caso você possua um smartphone ou tablet da Apple, então possui um sistema operacional iOS. Neste caso, pouca coisa muda, a não ser o nome dos caminhos que precisam ser seguidos até que a conexão esteja devidamente ativada.

Primeiramente, abra as “Configurações” de seu smartphone ou tablet iOS. Em seguida, busque pela opção denominada como “Hotspot pessoal”. Logo após chegar nesse ponto, busque pela alavanca de ativação de sua rede de dados compartilhada e mova para a direita, deixando então a rede ativada para um visitante.

Ainda nesta página, você tem a opção de configurar sua rede. Caso não queira alterar os dados, mas não lembra dos mesmos, basta clicar sobre a opção de configuração para poder visualizar o nome da rede e senha escolhidos anteriormente, afinal, não tem como compartilhar dados móveis para outro dispositivo sem essas informações.

Como compartilhar dados móveis? Agora, no smartphone que irá receber a conexão, basta abrir a lista de conexões wi-fi e buscar pelo nome da rede anteriormente denominado. Coloque a senha correta e clique em conectar. Pronto, a rede está funcionando. O sistema operacional que receberá a conexão independe, podendo ser qualquer um, incluindo Android.

E no computador?

Bem, até aqui ensinamos como fazer isso recebendo conexão de smartphones para smartphones, incluindo tablets  iOS que possuem tecnologia para entrada de chip SIM. Mas e quanto aos computadores? Neste caso, a única possibilidade de um computador ou notebook é de receber a conexão que vem dos smartphones.

Para conectar a rede compartilhada, seja advinda de um Android ou iOS, basta agir como se estivesse conectando a uma rede wi-fi comum. Aguarde alguns instantes e a rede estará conectada, obviamente sem a velocidade de um wi-fi, mas ainda sim funcionando normalmente. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse