Ter um “cantinho” para chamar de seu, independentemente dele ser próprio ou alugado, é o sonho de muitas pessoas. Só que, por diversos motivos que abrangem desde a escolha pessoal até questões de trabalho, alguns preferem morar só.
Na verdade, essa realidade tem se tornado cada vez mais comum aqui no Brasil. Basta dizer que, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que vivem sozinhas em imóveis subiu de 12,2% para 14,9% do total, entre os anos de 2021 e 2022.
O que muitos não sabem é que, para morar só, é preciso ter um bom planejamento financeiro – o que inclui contas de água, energia, internet, telefone, além de gastos com alimentação e transporte –, bem como uma dose extra de organização diária. Para tanto, selecionamos as principais dicas para você que deseja morar sozinho.
O que este artigo aborda:
- Morar só: sonho x realidade
- Planejamento é a chave do sucesso
- Indo às compras
- Contas em dia
- Sujou, limpou
- Dia da faxina
- Tenha reservas para imprevistos
Morar só: sonho x realidade
Nos últimos anos, houve diversas mudanças que impactaram significativamente a sociedade. A opção pela gravidez cada vez mais tardia, o menor número de filhos, a dificuldade econômica e a necessidade de moradias em locais com alto custo de vida são exemplos de questões que afetam e modificam as relações sociais.
Tais pontos acabam tendo impacto também no aspecto da moradia. De acordo com um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no país inteiro houve um aumento de 30% na venda de imóveis pequenos, com um único dormitório.
Esses dados revelam que a moradia solo tem ganhado cada vez mais o gosto de muitos brasileiros. No entanto, quem toma a decisão de morar só deve ter em mente a necessidade de comprometimento consigo mesmo, de modo a alinhar suas necessidades e possibilidades pessoais.
Dizer isso pode soar um pouco rígido demais, só que, sem esse comprometimento, o sonho de morar sozinho pode virar um verdadeiro pesadelo. Nesse sentido, a melhor ajuda é se planejar bem.
Planejamento é a chave do sucesso
Suponhamos que você já tenha resolvido todas as questões burocráticas que envolvem o aluguel ou compra do imóvel. O passo a seguir será a mudança. Mas você tem os móveis adequados e compatíveis com o tamanho da sua moradia? O local precisa de ajustes, como reparos elétricos e pintura?
Cada detalhe precisa ser visto antes para que sua mudança possa ser feita com toda a tranquilidade. Após isso, vem a parte da decoração que ficará a seu critério. Agora, indo para os aspectos práticos, você sabe o que vai precisar para fazer seu almoço ou como lavar as roupas?
Para facilitar, listamos os principais quesitos que quem pretende morar sozinho pela primeira vez precisa saber.
Indo às compras
Fazer feira é algo necessário, mas que deve atender à sua realidade diária. Você faz as marmitas em casa, pede delivery ou almoça fora? A depender da resposta, será necessário ter mais ou menos ingredientes disponíveis para fazer as receitas. Tenha ecobags para facilitar o transporte das compras do mercado.
Contas em dia
Os chamados gastos fixos são aqueles que, independentemente do consumo, vão chegar todo santo mês. Internet, luz, água, telefone e gastos com cartão de crédito (se você tiver) são alguns exemplos. O ideal é colocar a data do vencimento das contas pouco depois da data em que você recebe seu pagamento ou salário e sempre pagar tudo em dia.
Sujou, limpou
Uma regra simples que facilita a rotina de quem mora só é a famosa “sujou, limpou”. Cozinhou? Lave as panelas. Bebeu um suco? Lave o copo. Fez uma refeição? Lave os pratos e talheres. Deixou cair sujeira no chão? Varra ou passe pano. E leve também o lixo para fora. É a melhor forma de não acumular tarefas.
Dia da faxina
Lavar, estender, tirar do varal, passar e guardar; colocar os potes e mantimentos no lugar; lavar o banheiro; repor itens de higiene pessoal e doméstica… O dia a dia corrido, muitas vezes, nos impede de fazer uma limpeza na casa todos os dias. Uma alternativa é separar um dia da semana para fazer a faxina geral.
Tenha reservas para imprevistos
O gás acabou enquanto você estava preparando o jantar. A resistência do chuveiro queimou durante o banho. Esses e outros imprevistos podem te pegar de surpresa, sem que haja um aviso. Portanto, tenha uma reserva financeira para arcar com trocas de gás, manutenção e reparos.