sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 20:45:08
Nice Content News

Se você decidiu estudar para um concurso público, parabéns! Esse é o primeiro passo para mudar sua vida! E agora? Como você faz isso na prática? Confira aqui algumas dicas que podem te ajudar.

Começar qualquer coisa do zero pode ser muito intimidador, e estudar para as provas não é exceção. Com tantas opções diferentes de carreira, material de leitura e termos para aprender, o competidor novato geralmente se sente perdido e inseguro sobre por onde começar. 

Mas, não se preocupe! Elaboramos um breve manual que contém todas as informações necessárias para iniciar seus estudos da melhor forma possível. Confira!

Neste artigo vamos apresentar dicas sobre motivação, direcionamento, plano de estudos, local adequado para estudar, o material indicado, resolução de questões, a importância do descanso, quais os principais erros cometidos na hora de estudar e outros assuntos que irão te ajudar a dar o primeiro passo.

O que este artigo aborda:

1. O que te motiva a estudar para concursos públicos?

Por que você resolveu começar a estudar para o concurso? É por causa do salário, da estabilidade, da qualidade do trabalho, do desejo de participar do serviço público ou por outro motivo? 

Como se preparar para um concurso público: 7 dicas
Pin It

Foto: Pexels

Encontrar essas respostas objetivamente no início de sua preparação pode ajudá-lo a se manter motivado ao longo do caminho.

Por fim, é importante ter em mente que estudar para concursos é uma jornada que nem sempre sai como planejado: você terá dias bons e dias ruins. Na verdade, é muito semelhante a correr uma maratona. 

A fila de chegada e tudo que acompanha essa vitória servem de motivação quando você está no meio da jornada, cansado e pensando em desistir, certo?

Por isso, pense em criar um Mural dos Sonhos onde você possa listar todos os seus objetivos ao estudar para uma competição, juntamente com os principais fatores motivadores. Como resultado, é mais fácil visualizar seus objetivos mesmo quando seus pensamentos não estão ajudando. 

Você pode fazer isso fisicamente criando um espaço em sua área de estudo ou pode aproveitar a Dream Wall gratuita localizada na Gran Student Area!

2. Como encontrar um direcionamento para os seus estudos

Agora que você já sabe que quer estudar para um concurso, é fundamental decidir qual concurso ou carreira será seu foco principal. Finalmente, chegou o momento em que é possível obter bons resultados apenas realizando pesquisas genéricas.

Diante disso, é difícil não se sentir perdido em meio a tantas possibilidades. Por isso, selecionamos algumas ideias que podem te ajudar a tomar uma decisão. Veja o que é:

Sua área de atuação/cargo

Se você é formado ou está matriculado em um curso técnico e gosta da sua área de atuação, este pode ser um bom ponto de partida para a procura de emprego. 

Com isso, sua busca por emprego pode ser mais direcionada, focando especificamente em uma determinada vaga, como “concursos para psicólogos”, por exemplo.

Onde você gostaria de morar

Se a mudança não estiver em seus planos, o melhor curso de ação é procurar oportunidades de emprego estaduais e/ou locais. Por exemplo, os concursos da prefeitura podem ser uma ótima opção nessa situação. 

Por outro lado, candidatar-se a empregos nas cidades onde deseja morar é uma forma de agilizar o processo de mudança.

Quanto você gostaria de ganhar depois de ser aprovado

Esta é uma versão apropriada da conhecida pergunta da entrevista no âmbito da contratação privada, só que desta vez é específica do contexto para o serviço público. 

Finalmente, dependendo da organização ou local onde você fornece a certificação, a definição de taxas de pagamento para o mesmo trabalho pode diferir significativamente. Por esta razão, a pesquisa é tão crucial.

Qual é a natureza do trabalho na posição ou organização escolhida?

Você prefere trabalhar em escritórios ou áreas externas? Quer interagir com o público? Você gosta da ideia de viajar a trabalho? Todas essas perguntas são cruciais ao decidir sobre o trabalho ou concurso para o qual você se candidatar.

Como funciona o processo de contratação do concurso? 

Isso pode ser um choque para muita gente, mas você sabia que é totalmente possível ser aceito em um concurso público e contratado como celetista (trabalhador regulado pela CLT)? Nestes casos, estamos falando de empregadores/empregados públicos. 

É preciso garantir a escolha de um concurso que contrate pelo sistema estatutário para alcançar a tão sonhada estabilidade de que tanto se fala no mundo dos concursos públicos.

A necessidade de pesquisa é um ponto que todos os pontos têm em comum. Com isso, você toma uma decisão sobre o concurso, diminuindo muito suas chances de ficar para trás no futuro e permitindo que você estude para concursos com a maior motivação!

3. Como estudar e organizar seus planos para o concurso público

Para quem está tentando se preparar para uma competição, ter muito material para comparar e contrastar e pouco tempo para isso é uma situação comum. Por isso, ter um plano de estudos é a melhor forma de superar essas dificuldades.

Um bom plano de estudos o ajudará a criar um cronograma de estudos para a preparação para concursos e a determinar quantas disciplinas você deve cobrir, levando em consideração tanto suas dificuldades pessoais quanto às informações disponíveis em edições anteriores de concursos e provas.

4. Escolha um local adequado para realizar seus estudos

Depois de determinar o tempo e as matérias a estudar para a prova, você deve escolher com cuidado o local onde irá se preparar. É essencial saber onde você aprende melhor. Seu ambiente de aprendizado é semelhante ao centro de treinamento de um atleta, pois é lá que você se preparará para o grande dia.

É importante levar em consideração fatores humanos que podem favorecer ou atrapalhar sua pesquisa, como falta de som ambiente, iluminação, temperatura, conforto, interrupções de pessoas, ruídos como música, entre outros. 

Escolha o local onde você se sentirá mais motivado e onde tenha certeza de que seu foco estará no aprendizado do material estudado.

Caso não seja possível encontrar esse tipo de espaço em casa, uma boa alternativa é visitar bibliotecas públicas abertas ao público em geral em universidades municipais, estaduais ou federais.

5. Na hora de estudar, conte com um material de qualidade

É fundamental ter um material objetivo e certo com o qual você se identifique para maximizar seu tempo de estudo para concursos. As transcrições de palestras que estão disponíveis na plataforma Gran Cursos Online também são uma boa escolha, pois são mais ágeis e falam direto sobre o assunto.

Você pode encontrar uma variedade de recursos gratuitos em diversos sites que disponibilizam materiais gratuitos que podem ajudá-lo a maximizar seus esforços acadêmicos, confira também em dicas para passar em provas e concursos.

6. Resolver questões podem te ajudar a se preparar

Você já deve ter ouvido o ditado “a prática leva à perfeição”. Pois é! Ela também participa do processo de estudo para concursos. 

Por fim, respondendo questões de provas anteriores e simuladas, você se prepara imediatamente para o dia da prova, absorve o material mais rapidamente, entende suas questões de forma objetiva e tem um entendimento mais direto sobre o perfil do avaliador bancário.

Ah! E, por favor, não cometa o erro de supor que as questões do concurso e da simulação só podem fazer parte de seus estudos durante o exame final. Na verdade, existem inúmeras vantagens em começar a resolver itens desde o início, principalmente aqueles que incluem gabaritos comentados.

Você pode encontrar todos os recursos necessários para ajudar no seu aprendizado baseado em missões no Gran Cursos Questões! Além de oferecer mais de um milhão de perguntas do concurso, a plataforma também oferece uma rica seleção de testes exclusivos já concluídos e simulados.

Também é possível cadastrar e acompanhar seu desempenho por área, período e avaliação concluída. Por fim, o site possui um sistema gráfico de monitoramento de desempenho para alunos carentes. 

Ainda dá tempo de ter as Missões do Gran Cursos no seu desktop ou dispositivo móvel, seguindo você para todo lugar! Você não paga nada para concluir seu registro!

7. Qual a importância do descanso

A melhor maneira de se preparar para uma prova ou exame não envolve apenas sentar em uma cadeira com as mãos na massa. Pode parecer óbvio, mas seu corpo e sua mente, especialmente no que diz respeito às funções que você não controla diretamente, também são participantes importantes em seus estudos. 

Isso significa que o foco não estará no aprendizado, mas sim na manutenção de sua saúde, caso suas funções essenciais não estejam sendo atendidas.

Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio entre o tempo de inatividade e a preparação, sem sacrificar as refeições, os horários de sono, os momentos de diversão e a atividade física regular. 

A tão conhecida fama no mundo dos concursos públicos deveria ser para atividades acessórias e não para as necessárias à manutenção da saúde! Ou, parar de balada todo sábado para estudar e não dormir uma hora por dia.

Cuidado para não romantizar o esforço sem limites! Como você não é uma máquina, também precisa fazer uma pausa. Você notará que é muito mais fácil encontrar o equilíbrio entre as atividades se você estabelecer um bom cronograma de estudos e segui-lo. 

Mesmo que você não tenha muito tempo para estudar, é mais sensato apostar na qualidade das horas do que na quantidade.

Fique atento aos possíveis erros que não podem ser cometidos na hora de começar a estudar

  • Focar apenas no número de aberturas ou na compensação;
  • Escolher a vaga com base em uma baixa estimativa da concorrência;
  • Não determinar se é adequado para uma carreira;
  • Não ler o editorial corretamente;
  • Não conhecer o perfil da banca examinadora;
  • Não dedicar aos estudos – pelo menos uma vez por semana – o tempo aproximado necessário para o preenchimento das questões simuladas da prova;
  • Abandonar o estudo na semana anterior a uma prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
  • Não responder questões de concursos anteriores;
  • Deixar toda a pesquisa sobre o assunto mais difícil ou complicado para amanhã;
  • Não resolver problemas ou simular questões desde o início da preparação;
  • Comparar-se com outras pessoas;
  • Subestimar a experiência do professor;
  • Frequentar apenas cursos de exercícios sem primeiro estudar a teoria;
  • Experimentar novas técnicas durante as horas de teste;
  • Somente após a publicação do editorial começar a estudar para concursos;
  • Utilizar textos extralegais de leis de sites não oficiais para fins acadêmicos;
  • Somente após a divulgação do resultado da prova objetiva iniciar a preparação para a prova de aptidão física;
  • Limitar-se a assistir às aulas teóricas sem agendar tempo para estudo individual;
  • Abandonar todas as atividades físicas, principalmente aeróbicas, durante a preparação para a competição;
  • Sacrificar sua saúde e bem-estar para estudar mais em vez de pensar em estudar melhor;
  • Desisti porque você lutou e não conseguiu atender a todas as suas expectativas de retorno financeiro.

Por fim, se você quiser mais alguma dicas de como se preparar para um concurso público, veja o vídeo do canal Professor Alex Meirelles.

Se atente a rotina e a forma como você estuda, verificando os erros que você não deve cometer e comece agora mesmo a se preparar para o concurso dos seus sonhos. Boa sorte!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse