Nice Content News

A infância é uma fase de intenso aprendizado e desenvolvimento. Seja na escola ou em casa, os pequenos devem receber estímulos para unir as letras, formar as primeiras sílabas e, assim, escrever palavras. Mas, você sabe como ensinar uma criança de 6 anos a ler?

De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Todos Pela Educação, o número de crianças que não sabem ler e escrever cresceu 66% na pandemia. Ainda segundo o levantamento, cerca de 2,4 milhões de crianças brasileiras não estão alfabetizadas na faixa etária de 6 e 7 anos. 

Diante da grande quantidade de crianças que não estão plenamente alfabetizadas, vale a pena adotar medidas que contribuem com o processo de alfabetização e letramento. Desse modo, acompanhe as dicas do Nice Content News

O que este artigo aborda:

Mãe ensinando uma criança a ler
Mãe ensinando uma criança a ler
Pin It

Passo a passo de como ensinar uma criança a ler

1. Apresente o alfabeto

Primeiramente, é necessário apresentar todas as letras do alfabeto. Então, para facilitar o processo de aprendizagem, comece pelas vogais e depois mostre quais são as consoantes. 

Letras isoladas não fazem sentido, portanto, é muito importante associá-las a palavras simples. Assim, peça para a criança reconhecer as vogais das palavras “pato” ou “doce”, por exemplo. 

2. Aplique atividades

As atividades de alfabetização servem não só para apresentar as letras do alfabeto, como também para ensinar as primeiras palavras. Embora sejam aplicadas com mais frequência na escola, elas também servem para ensinar os pequenos em casa.

Em resumo, as atividades contribuem não só com o conhecimento do alfabeto e identificação das letras, como também com a assimilação dos sons e o desenvolvimento da coordenação motora fina.

3. Recorra aos jogos de alfabetização

As crianças estão cada vez mais envolvidas com tablets e smartphones, portanto, introduza algumas atividades de alfabetização na rotina. Há uma série de games didáticos e online que se concentram em ensinar vogais e consoantes para as crianças.

Além disso, os jogos também podem estar presentes no dia a dia. Os pais podem fazer algumas perguntas que estimulam o aprendizado, como por exemplo: Com que letra começa a palavra “bola”? Quais palavras rimam com “pato”? Quais palavras começam com a inicial do seu nome?

Outra maneira de ensinar uma criança a ler é através do jogo da memória, uma atividade lúdica e divertida ao mesmo tempo. Dessa maneira, prepare as peças com palavras simples e desenhos interessantes. Inclua animais, objetos do dia a dia e outras figuras capazes de despertar o interesse da criança.

4. Estimule a criança em situações do cotidiano

A leitura deve ser incentivada em todos os lugares. Sendo assim, leia junto com a criança as placas da rua, os rótulos de produtos, as propagandas de revista e até mesmo as receitas dos doces que ela gosta. Este tipo de exercício aumenta o vocabulário e torna o processo de aprendizado mais dinâmico.

5. Faça cartões de palavras

Já ouviu falar nos flashcards? Pois saiba que eles podem ser usados como ferramenta para alfabetizar os pequenos em casa. Em suma, a proposta desse recurso é usar cartões, colocando de um lado a palavra e, do outro, uma figura.

Caso a criança esteja aprendendo as letras do alfabeto, por exemplo, concentre-se em ensiná-la o som de cada letra, desmembrando as palavrinhas dos cartões. 

6. Tenha imãs de letras na sua geladeira

Envolver a criança em um ambiente com muitos estímulos é fundamental para o processo de aprendizagem. Portanto, além de confeccionar um jogo da memória para brincar, também faça imãs com letras para colocar na geladeira.

Assim, enquanto você prepara as refeições ou lava louças, a criança pode brincar e tentar formar palavras. Além disso, peça para que ela agrupe as vogais de um lado e as consoantes de outro.

7. Apresente a ordem da leitura

Ao passo que o sentido da leitura se difere de uma civilização para a outra, você precisa mostrar isso para a criança, pois não se trata de algo instintivo. Então, ensine a ela que todos os textos devem ser lidos da esquerda para a direita.

8. Leia junto com a criança diariamente

A leitura pode ser um momento divertido, que aproxima a criança da sua família. Portanto, adquira o hábito de ler para a criança em vários momentos do dia. Criar um cantinho da leitura no quarto também é uma sugestão interessante.

Além disso, vale a pena inovar a forma de contar histórias, utilizando fantoches, brinquedos e efeitos sonoros. Mudar a voz de acordo com o personagem também é uma estratégia para tornar a experiência mais divertida.

Com o intuito de ensinar a criança a ler, mostre como pronunciar as palavras e estimule a habilidade de compreensão. Assim, após o momento da leitura, faça perguntas simples sobre o livro.

9. Fique atento às dificuldades da criança

Crianças com dificuldades na leitura perdem o interesse pelos livros e ficam frustradas. A fim de evitar esse tipo de problema, os pais devem observar se o filho gagueja ou não consegue entender o que está lendo.

10. Tenha paciência

Aprender a ler é um processo demorado e cada criança tem o seu próprio ritmo. Portanto, exercite a paciência e ajude o seu filho a superar as dificuldades que possam surgir pelo caminho.

Caso as dificuldades persistam, procure um especialista, pois a criança pode ter algum déficit de aprendizagem, como é o caso da dislexia.

Conclusão

Apesar da leitura em si ser um processo complexo, é possível ensinar as crianças a desenvolver a habilidade. Tenha em mente que o processo de aprender a ler envolve consciência fonémica, aquisição de vocabulário, compreensão e fluência.

Por fim, colocando as estratégias acima em prática, ficará mais fácil gerar interesse pela leitura e a escrita.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse