Nice Content News

Criar um site para captação de leads é relativamente fácil, graças às plataformas CMS (Content Management Systems). Dessa maneira, isso tem motivado muitos empresários a promover seus produtos comerciais no mercado digital criando sites.

Ou seja, os proprietários de empresas optam por criar sites com cores suaves, temas e designs atraentes para ganhar visitantes. No entanto, apenas aumentar o tráfego de rede não é suficiente para fechar vendas. Isso porque esses visitantes devem se tornar seus clientes para aprimorar seus negócios.

Nesse caso, é essencial criar sites capazes de gerar leads para promover seu negócio e aumentar suas receitas. Então, continue a leitura para saber como isso é possível.

O que este artigo aborda:

Como criar um site para captação de leads?
Como criar um site para captação de leads?
Pin It

O que é um site para captação de leads?

Em suma, os sites de geração de leads são feitos especialmente para converter os visitantes em clientes. Uma vez que um visitante visita esses sites, fica curioso para saber sobre os produtos e serviços que o site tem a oferecer, e esse é o início de um processo de geração de leads.

Sendo assim, o processo de geração de leads inclui conseguir informações do cliente através de um formulário da Web, de uma isca digital ou então de uma opção de bate-papo ao vivo. 

Após os dados do cliente serem inseridos no site, os profissionais de marketing digital acompanham os clientes para comercializar os produtos e instigar o interesse do cliente em comprá-los.

Principais dicas de como criar um site para captação de leads

Antes de criar o seu site, confira algumas dicas importantes de captação de leads:

Atrair tráfego de rede para o seu site

Primeiramente, há várias opções para atrair tráfego de rede, das quais a principal delas é o SEO (otimização de mecanismo de busca). Assim, o tráfego de entrada também pode ser aumentado por meio de plataformas de mídia social, estratégias de marketing digital, pop-ups de anúncios online, entre outros.

Gerar iscas digitais adequadas

Além disso, o posicionamento apropriado das iscas digitais para os visitantes do seu site pode ajudar a motivá-los a preencher seus dados de contato. Ou seja, tenha em mente que isso faz maravilhas para sites de geração de leads.

Então, assinaturas de avaliação, e-mails, cartas eletrônicas, formulários de assinatura na web, quando são colocados em páginas iniciais ou outras páginas de produtos podem ajudar a aumentar as vendas.

Criar páginas de destino

Outra dica é usar essas páginas distintas/autônomas para promover e destacar suas iscas digitais para reunir todos os detalhes de contato dos visitantes do seu site. Dessa maneira, criar páginas de destino é importante quando você veicula anúncios para que seu público-alvo seja direcionado para as páginas certas com o conteúdo correto.

Obter informações do visitante

No geral, os detalhes do visitante podem ser obtidos por meio de iscas digitais ou páginas de destino. Afinal, um visitante interessado vai preencher os dados solicitados e ajudar na criação de um lead. 

Bem como, há outras tecnologias disponíveis que podem fornecer informações detalhadas sobre os visitantes e diversos tipos de ferramentas de rastreamento de visitantes do site disponíveis.

Estratégias de como criar um site para captação de leads

Agora que o funcionamento desses sites está claro, vamos conferir algumas estratégias exclusivas para criar um site de geração de leads.

Use certificado SSL para segurança do site

Independentemente do setor ou produto, a segurança do site é fundamental em todos os casos. Uma vez que, desde que o Google tornou o HTTPS obrigatório para sites, todos os navegadores populares avisam os usuários quando eles visitam sites inseguros.

Ou seja, os visitantes abandonam esses sites e as conversões tornam-se quase impossíveis.

Portanto, escolher um certificado SSL adequado para a segurança do seu site é fundamental. Existem várias ferramentas populares e fáceis de utilizar disponíveis no mercado que podem ser adquiridas facilmente. Por exemplo, as soluções de certificado Wildcard SSL protegem o domínio regular e seus subdomínios.

Já que os certificados SSL criptografam os detalhes dos visitantes para mantê-los protegidos contra hackers, os visitantes confiam nesses sites. Bem como eles também verificam os símbolos de confiança mencionados acima antes de fornecer suas informações, o que pode ajudar a gerar leads.

Organize seu funil de geração de leads

No geral, o funil de geração de leads do seu site retrata o processo passo a passo pelo qual o produto passa.

Um funil de geração de leads perfeito deve seguir as etapas abaixo:

Criar reconhecimento do seu produto, mostrando visibilidade nos mecanismos de pesquisa

Desenvolver o interesse pelo seu produto

Visualizar iscas digitais para motivá-los a enviar seus detalhes de contato

No final, seduzir os clientes para a compra.

Assim, a organização desse funil é fundamental na criação do seu site, pois ajuda a regular as etapas necessárias para que seus leads façam a ação desejada.

Avalie suas fontes de tráfego

Antes de mais nada, no caso de menos tráfego, planeje estratégias que podem atrair mais tráfego de entrada para seu site. Lembrando que fontes pagas, como anúncios online, são menos eficazes em comparação com estratégias de tráfego orgânico porque, no momento em que você para de pagar, o tráfego é interrompido.

Por sua vez, fontes de tráfego orgânico, como plataformas de mídia social, nas quais os visitantes entram em seu site por meio de um link colocado em sua página/anúncio de mídia social, são as mais ideais para o seu site.

O SEO orgânico é ótimo na geração de leads. Portanto, use conteúdo relevante em seu site, o que ajuda a aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, utilize a ferramenta Google Analytics para analisar as fontes de tráfego. Avalie as páginas de destino quanto ao posicionamento adequado das iscas digitais para conquistar resultados de leads bem-sucedidos.

Adicione formulário para capturar o endereço de e-mail

Mais um ponto é que a página inicial do seu site pode ser útil de várias maneiras. Uma dessas maneiras é colocar um formulário da web para capturar o ID de e-mail do visitante. Isso vai ajudar na criação de uma lista de e-mail porque quando um visitante visita seu site, ele vai ter que enviar seu endereço de e-mail para continuar e visualizar o site.

Assim, você pode motivá-los a inserir seus detalhes de e-mail, oferecendo uma avaliação gratuita de seus produtos, assinaturas gratuitas de boletins informativos ou então outros descontos atraentes em seus produtos.

Por fim, os pop-ups de página oportunos também podem chamar a atenção dos visitantes para as iscas digitais, o que indiretamente ajuda na geração de leads.

Use CTAs inteligentes

Além disso, você deve usar CTAs inteligentes e criativos que não sejam chatos e possam envolver instantaneamente seu público.

Por exemplo, ao invés de usar o CTA “Fale conosco”, coloque algo como “Nosso vendedor ligará para você em breve”.

Outra dica é usar vários CTAs e analisar qual é o mais procurado pelos seus visitantes.

Teste e otimize o site regularmente

Por fim, a otimização de sites é um processo sem fim. Uma vez que seu site de geração de leads precisa ser testado regularmente para novos CTAs para implementação. Dessa maneira, remova os que não dão resultados ou são dificilmente clicados.

Bem como continue usando novas estratégias para melhorar a taxa de conversão. Modificar e otimizar o site de acordo com as necessidades e demandas do cliente pode ajudar a melhorar seu site para melhores e mais leads.

Mais um ponto fundamental é otimizar seu site para celular, para SEO, bem como para o desempenho do site, para que seus visitantes encontrem facilmente suas iscas digitais.

Conclusão

Em suma, um site de captação de leads otimizado e bem testado pode aumentar a contagem de leads, mantendo o fator de custo no mínimo.

Algumas das estratégias comuns incluem a implementação de estratégias de SEO, a criação de páginas de destino adequadas, bem como  iscas digitais adequadas nas páginas apropriadas, espalhadas por todo o site.

Então, o que achou das estratégias de como criar um site para captação de leads? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse