sábado, 3 de dezembro de 2022 - 03/12/2022 14:58:14
Nice Content News

É bastante comum que os tutores de gatos fiquem em dúvida e se questionem: como protegê-los do frio? Afinal, o gato sente frio? Quais são os cuidados durante o período das baixas temperaturas?

Dessa forma, para tirar essas dúvidas, preparamos esse post para te auxiliar nos cuidados do seu peludinho.

Então, continue a leitura e saiba como identificar se seu gato está com frio e como garantir o bem-estar do seu pet!

O que este artigo aborda:

Qual a temperatura dos gatos?

Se alguma vez seu gatinho cismou de dormir em sua barriga, você deve ter notado que esses animais são quentinhos e fofos. É simples perceber isso pois a temperatura corporal dos felinos fica entre 38 °C e 39,2 °C. Somente alguns graus acima da temperatura dos humanos.

Por esse motivo é tão bom acariciar um gato! Porém, assim como nós, eles também podem ter hipotermia ou febre, então, caso perceba que seu pet está mais quente ou frio que o comum, é o momento de buscar um veterinário.

O gato sente frio?

Positivo, gatos sentem frio! Profissionais acreditam que os gatos domésticos são originários de desertos e locais áridos. Por essa razão, estão mais habituados a temperaturas mais altas, sendo assim, podemos dizer que os felinos sentem calor grande parte do tempo.

Dessa forma, cabe ao tutor notar se seu gato está com frio e tomar as medidas necessárias para evitar maiores adversidades.

Perigos do frio para os gatos

Assim como para nós humanos, a baixa temperatura pode apresentar vários perigos para os gatos. Quando está frio, esses animais ficam mais vulneráveis a doenças e problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Durante o período de frio, esses riscos são ainda maiores. A gripe é outro risco normal. Os gatos costumam ser bastante discretos no que se refere aos seus problemas de saúde, e o tutor tem que ficar atento para notar tais problemas.

Sintomas das doenças do frio

Distintas doenças podem surgir nos gatos durante os períodos mais frios. Como os felinos são independentes, não costumam expor muitos sinais de suas doenças.

Mas se você atentar-se, vai ser simples notar que seu gato está com problemas de saúde. É só ficar atento a alguns indícios.

Sendo assim , saiba os principais sintomas das duas doenças normais durante o inverno.

1 – Gripe em gato

Considerada como gripe dos gatos, essa doença é provocada por um vírus, e é muito parecida com a gripe em humanos. Seus principais sintomas são:

  •  Espirro;
  •  Febre;
  •  Olhos remelando;
  •  Tosse.

2 – Bronquite ou asma felina

A bronquite ou asma felina é uma das doenças mais comuns nos gatos. Profissionais dizem que grande parte dos felinos tem esta patologia, que surge especialmente no frio. Os indícios são:

  • Apatia;
  • Dificuldade de respirar;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Tosse.

Ademais, os veterinários dão uma sugestão para notar se seu gato está doente: atente-se a higiene.

Os felinos são bastante cuidadosos e, caso fiquem com os pelos sujos, é um indício que algo está errado.

Cuidados para os gatos no frio

Cuidados para os gatos no frio

Bem, já sabemos que o gato sente frio. Nesse sentido, devemos ter cuidado com a temperatura ambiente ideal para os gatos durante o frio.

Veja também: Como cuidar do seu cão ou gato idoso

Porém, quais outras sugestões são essenciais para seu gato aguentar o frio? Especialistas dão algumas dicas que ajudam a garantir a saúde do seu pet:

Roupas para gato

Em pet shops, podemos achar roupinhas para gato. Além de serem bonitinhas, elas ainda podem ajudar a protegê-los! Nem todos os gatos se habituam com as roupinhas, mas não custa nada tentar! No mínimo, seu pet ficará ainda mais fofo para você tirar umas fotos!

Água

A água é outro tema delicado quando falamos dos gatos. Os felinos não costumam gostar de beber água, e no inverno ficam ainda mais exigentes.

Portanto, a sugestão é manter a água sempre limpa e fresca. Além disso, para quem busca praticidade, os bebedouros são uma boa alternativa!

Cama

De antemão, quem tem um gato em casa sabe que esses animais dormem facilmente e qualquer espaço para ele está bom! Mas os gatos também adoram uma caminha confortável e quente!

Veja também: Como fazer uma cama para gato? Confira 10 ideias

Por essa razão, deixe um espaço disponível para seu gato descansar. Bem como, opte por camas específicas para gatos, pois ela já tem a proteção necessária!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse