quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 12:29:11
Nice Content News

Você sabe o que é a saúde ocupacional? Dentro de uma empresa, os bens mais valiosos são os funcionários. Afinal de contas, é por conta deles que a empresa vai para frente. Sem eles, o negócio não anda, mas se mantém estagnado. E isso não é nada positivo.

E, como os empregadores estão cada vez mais cientes desse fato, cada vez mais tem tido uma preocupação em investir na saúde de todos os seus colaboradores. É isso que se chama saúde ocupacional, a qual tem se mostrado cada vez mais presente no dia a dia de uma empresa.

Sendo assim, seja você empregador ou empregado de algum negócio de médio ou grande porte, com certeza já ouviu falar desse termo. Afinal, ele tem se tornado cada vez mais popular e com uma importância singular.

Mas o que exatamente seria a saúde ocupacional? Por mais que você entenda o motivo dela ser tão importante, como é possível trabalhar essas questões dentro de uma empresa? Ou, ainda, como promover essa atitude diariamente dentro da organização?

Essas são algumas perguntas que são bem comuns em relação a esse assunto, mas é fundamental que você compreenda por inteiro. De fato, garantir a saúde de todos os colaboradores tem sido um grande desafio para as empresas.

Médico e paciente em uma consulta da saúde ocupacional

Então, dentro desse contexto, algumas práticas de saúde ocupacional ganham um grande destaque. Além disso, deve-se saber lidar com o manejo dos exames ocupacionais, à saúde dentro das empresas se conecta a segurança dos empregados.

Isso quer dizer que é graças a ações corretas que se torna possível tornar as condições do trabalho mais seguras e saudáveis, bem como reduzir riscos e evitar acidentes. Nesse artigo do Nice Content News, iremos falar com maiores detalhes a respeito desse assunto.

O que este artigo aborda:

O que significa saúde ocupacional?

A cada dia que passa, os serviços de saúde ocupacional têm se tornado cada vez mais comuns dentro do ambiente organizacional. Inclusive, como essa é uma prática que tem surtido grandes efeitos positivos, a tendência é que isso se torne cada vez maior.

Mas você sabe o que é o serviço de saúde ocupacional? Por mais que esteja se tornando popular, isso não quer dizer que todas as pessoas entendam, de fato, do que se trata. Em suma, o que podemos dizer é que a saúde ocupacional surgiu com a necessidade de cuidar do bem estar do ambiente de trabalho.

Além de claro dar visibilidade a saúde dos funcionários. Afinal de contas, sabendo que eles são os grandes responsáveis por manter uma empresa funcionando, nada melhor do que manter uma qualidade de vida aos empregados, bem como um espaço seguro para exercer as funções.

Ou seja, de forma resumida, o programa de saúde ocupacional visa cuidar para que todos os trabalhadores se mantenham saudáveis. Assim, se difere da saúde assistencial, uma vez que essa tem o intuito de cuidar de pessoas que já estão doentes.

No caso da saúde ocupacional, o intuito é justamente evitar com que o trabalhador adoeça. Há alguns anos, as empresas de saúde ocupacional estão cada vez mais presentes em grandes indústrias que trabalham com material tóxico.

Afinal de contas, pessoas que trabalham em ambientes de periculosidade precisam ter esse tipo de assistência de forma ainda mais especial. Contudo, à medida que o tempo evoluiu, as clínicas de saúde ocupacional começaram a fazer parte de pequenos setores e segmentos.

Podemos resumir a saúde ocupacional como o intuito de cuidar, de forma exclusiva, dos hábitos que tendem a influenciar de forma direta a vida do trabalhador.

Qual a importância da saúde ocupacional?

Certo, mas e agora, por que é importante ter uma clínica de saúde ocupacional que cuide dos funcionários? Primeiro de tudo, empresas que investem na saúde acabam mostrando ao funcionário que ele se preocupa com o bem-estar geral da equipe.

E isso, por sua vez, já é uma maneira de motivar com que os seus funcionários trabalhem melhor. Mas, a partir do momento que você investe em seus empregados, também está fazendo um investimento para a sua empresa.

Pense bem: o quanto de prejuízo você já teve por conta de atestados? Agora, imagina o quanto de transtorno se evitaria se você tivesse um atestado de saúde ocupacional admissional ou investisse na saúde dos funcionários?

Não precisa ser nenhum gênio para entender que, quando uma pessoa está em situação de risco, ela está menos propensa a ser produtiva. Mas, quando você investe em segurança, ela se torna muito mais suscetível a fazer esse tipo de trabalho.

Isso quer dizer que a segurança e saúde ocupacional andam juntas, a fim de garantir um ambiente e rotina muito mais saudável a todos os indivíduos, o que vai respaldar a sua empresa como um todo. Afinal, as pessoas vão se sentir mais motivadas a produzir melhor.

Qual o objetivo da saúde ocupacional?

Em suma, a saúde ocupacional e segurança do trabalho andam juntas. Então, esse setor visa atuar na contratação do funcionário, a fim de confirmar se ele de fato está apto a assumir um determinado cargo que lhe está sendo oferecido.

Dessa forma, visa reduzir todos os riscos que podem ser prejudiciais à sua saúde, além de manter a maior produtividade dentro da empresa. Para garantir esses fatores, o exame de saúde ocupacional deve fazer parte da rotina do trabalhador.

Todos eles são feitos para garantir a manutenção da saúde do funcionário, o que permite com que a equipe de segurança do trabalho seja capaz de atuar na prevenção de futuros problemas, por exemplo.

Os exames de saúde ocupacional em caso de demissão também é uma forma de garantir que a saúde do funcionário não foi afetada devido a função que ele desempenhava, também, o que respalda a empresa de uma série de problemas.

Assim, tende a garantir que o indivíduo seja liberado do serviço nas mesmas condições no momento que a contratação foi feita. Outra coisa a salientar é que a equipe de segurança é responsável por orientar a empresa em todas as etapas de segurança que se deve fazer no local.

Quais são os benefícios da saúde ocupacional?

Muitos. A saúde ocupacional e medicina do trabalho, quando bem alinhadas, são capazes de garantir não só o bem-estar do funcionário, mas também grandes benefícios para a empresa. Dentre algumas delas, podemos citar:

  • Redução no número de acidentes de trabalho;
  • Maior produtividade;
  • Menores índices de absenteísmo;
  • Colaboradores mais satisfeitos;
  • Menor rotatividade;
  • Redução de custos.

Por que investir em práticas de saúde ocupacional?

De certa forma, a empresa tem certa responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores. Inclusive de acordo com os dados fornecidos pela Safety and Health at The Heart of The Future of World, ocorrem cerca de 6,5 mil mortes no mundo, todos os dias, devido a alguma doença do trabalho.

Além disso, todos os dias há cerca de 1 mil acidentes ocupacionais. E, aqui no Brasil, esse quadro só começou a melhorar depois da instituição de políticas públicas, feitas pela Secretaria do Trabalho. O intuito era de manter a fiscalização.

E, se formos comparar os dados entre 2009 a 2017, houve queda de 36,5% no número de acidentes de trabalho. Apesar de ser uma queda drástica, ainda há muito a ser feito. No ano de 2018, de acordo com os dados do INSS, foram registrados 466 mil acidentes de trabalho e 8 mil doenças ocupacionais.

Sendo assim, fazer exame de saúde ocupacional de maneira periódica, bem como ter outras práticas de saúde ocupacional, é algo que toda empresa deveria levar em consideração, a fim de evitar uma série de problemas.

Conclusão

Como você pôde notar, a saúde ocupacional é uma questão de grande importância para as empresas, e não só apenas para os funcionários. Afinal de contas, além de trazer grandes benefícios para os empregados, também traz para o empregador.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Corpo saudável: Benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Corpo saudável: Benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Quais os melhores tratamentos para endometriose?

Quais os melhores tratamentos para endometriose?

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Aprenda a como cuidar dos pés quando for viajar

Aprenda a como cuidar dos pés quando for viajar

Meu filho pegou gripe: como evitar a recontaminação?

Meu filho pegou gripe: como evitar a recontaminação?

Trabalhar com Radiologia é perigoso?

Trabalhar com Radiologia é perigoso?