quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 20:35:02
Nice Content News

Saber com quantos anos pode fazer intercâmbio é uma dúvida bastante comum. Afinal de contas, quem não quer viver os benefícios e vivências que essa experiência pode proporcionar, não é mesmo? 

Isso porque, independente da modalidade, realizar o sonho de estudar, trabalhar ou fazer um voluntariado no exterior, traz uma gama de conhecimento para qualquer faixa etária

Existem sim alguns requisitos para isso, como fazer um seguro viagem internacional. Mas será que a idade é um deles? 

É o que você vai descobrir neste artigo do Nice Content News. Por isso, continue a leitura e saiba agora mesmo com quantos anos pode fazer intercâmbio. Boa leitura!

O que este artigo aborda:

Afinal, existe idade para se fazer intercâmbio?

Não existe idade para fazer intercâmbio. Isso mesmo! Há pessoas que podem até pensar que estão velhas para viver essa experiência. Mas o que elas não sabem, é que não há limite de idade para passar um período fora do país com esse objetivo. 

Alunos de intercâmbio em uma roda de estudo com laptops

Nesse sentido, há programas voltados para crianças de 7 a 10 anos, ou para pessoas com mais de 50 anos, que desejem fazer um curso de idiomas, por exemplo. De qualquer forma, existem intercâmbios para todo tipo de público

E como falamos acima que é possível fazer intercâmbio a partir dos 7 anos, é importante saber que no processo para essa faixa etária, as exigências são maiores. Isso porque se tratam de pessoas menores de idade, e é sobre isso que falaremos logo abaixo.

Como funciona o intercâmbio para menores de idade?

Já que começamos a falar sobre esse assunto, você já viu que é possível menores de idade fazerem intercâmbio. Nesse caso, existem algumas regras e cuidados que devem ser tomados pelos responsáveis. 

Apesar de algumas exigências serem semelhantes a dos processos comuns, a legislação brasileira pede a assinatura de um formulário para esses casos. Nesse sentido, menores de 16 anos devem apresentar a Autorização de Viagem de Menor para o Exterior

Esse documento deve ser preenchido com informações de acordo com cada situação. Veja: 

  • Menor que está viajando sozinho: os pais devem preencher o formulário autorizando o menor a viajar sozinho, ou aos cuidados da companhia aérea;
  • Menor viajando com apenas um dos pais: será necessário o preenchimento do documento pelo responsável que não fará a viagem, dando autorização para o que estiver acompanhando o menor;
  • Menor viajando com parentes: nesse caso, basta a autorização por escrito dos pais ou responsáveis para que ele viaje com outro adulto da família. 

Essa é a documentação que deve ser incluída entre todas as outras necessárias para participar de um intercâmbio. Mas não se preocupe porque iremos falar sobre as demais no fim deste artigo.

Contudo, é importante saber que existem programas em que pais e filhos podem estudar juntos na mesma escola. Além disso, é possível que somente o filho estude, enquanto os responsáveis viajam a turismo. 

Mas para que você decida qual programa se encaixa melhor à sua realidade, vamos conhecer, a seguir, as principais modalidades de intercâmbio. 

Quais são as principais modalidades de intercâmbio? 

Agora que você já tem a informação sobre com quantos anos pode fazer intercâmbio, vamos te ajudar a entender melhor como funciona cada modalidade. Veja: 

Intercâmbio para estudar

É possível fazer especialização fora do país, mas o período pode variar. Mestrado, doutorado, residência médica, Phd ou Fellowship fazem parte desse tipo de programa para estudar.

Existe ainda a graduação Sanduíche, em que o aluno passa cerca de um ano estudando fora. Além de praticar o idioma local, ele participa das matérias que são relativas às que ele já estuda no Brasil.

Por fim, o curso de idiomas, que é o mais conhecido, é utilizado para aprender a língua falada no país escolhido. Os alunos participam das aulas em escolas de idiomas e a duração também pode variar. 

Como fazer intercâmbio para trabalhar?

O intercâmbio profissional geralmente é destinado para áreas, como vendas, marketing, comércio exterior e administração. A sua finalidade é aprender termos que fazem parte do vocabulário profissional.

Outro tipo de intercâmbio para trabalhar é o trainee, onde aprendizes podem atuar em grandes empresas, com a chance de serem contratados ao final do programa. A duração dessa modalidade é de cerca de um ano.

Com uma despesa menor do que os demais, trabalhar em casas de família ou como cuidador de criança também se encaixa nesse tipo de programa. A duração na maior parte das vezes também é de um ano. 

Outras modalidades de intercâmbio

Cada vez mais popular, o intercâmbio voluntário oferece moradia, alimentação e transporte para quem deseja trabalhar em Organizações Não Governamentais, assim como em instituições filantrópicas.

Além da troca de experiências culturais, quem opta por esse tipo de programa, tem a chance de enriquecer também o currículo. Isso porque hoje as empresas têm preferências por candidatos que contam com esse quesito no currículo. 

Quais as documentação necessária para intercâmbio?

Modalidade escolhida e sabendo com quantos anos pode fazer intercâmbio, agora está na hora de separar os documentos exigidos. Então veja agora o que não pode faltar para você viver essa experiência no exterior.

  • Passaporte válido: Apenas nos países da Mercosul esse documento não é necessário. Mas se você não está indo para nenhum deles, então saiba que o passaporte deve ter validade de até 6 meses, contando a data de volta para o Brasil;
  • Carta de aceitação: é necessário apresentar esse documento, em papel timbrado, redigido pelo local onde será feito o intercâmbio;
  • Seguro de viagem internacional: com cobertura completa durante o tempo que estiver no país;
  • Visto: de acordo com o período que é permitido permanecer no país em que fará o programa;
  • Passagem de ida e volta: cópia impressa para comprovar que a viagem é temporária;
  • Cartão de crédito ou débito internacional: comprovando condições financeiras para realizar o intercâmbio. Basta apresentar o extrato bancário;
  • Vacinas: cartão de vacina atualizado, contendo, principalmente, a imunização contra a Covid-19 e a Febre Amarela. 

Conclusão

Acreditamos que se você chegou até aqui para saber com quantos anos se pode fazer intercâmbio, ficou feliz com a resposta, certo? Isso porque, como mostramos, existem diversas modalidades que podem ser feitas por qualquer faixa etária

E mesmo que pessoas menores de idade tenham exigências a mais para participar desse tipo de programa, passar um período no exterior é enriquecedor para todas as idades. Seja trabalhando, estudando, vale a pena viver essa experiência.

Por último, não deixe de conferir o nosso artigo sobre planejamento de viagens. Saiba tudo o que você precisa fazer antes de viajar.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

1

Pode ser do seu interesse

Perguntas da entrevista de emprego: Como se preparar e passar?

Perguntas da entrevista de emprego: Como se preparar e passar?

Mobilidade ativa e sustentável

Mobilidade ativa e sustentável

Pequenas reformas que podem dar novos ares para sua residência

Pequenas reformas que podem dar novos ares para sua residência

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

O que é um plano de proteção veicular?

O que é um plano de proteção veicular?

Como monitorar o celular do filho

Como monitorar o celular do filho