Apesar de muitas pessoas acharem que eles são iguais, o desodorante e o antitranspirante são muito diferentes. Eles têm características, proposições e até resultados diferentes. E o melhor é que ambos já contam com diversas opções no mercado antitranspirantes com ou sem cheiro, cremes, sprays ou roll-on, desodorantes veganos, que não mancham a roupa e até ajudam a clarear manchas.
Quando as axilas não estão equilibradas, elas podem apresentar algumas características específicas, entre elas o mau cheiro e o suor excessivo. Para cada um desses problemas, há um dermocosmético ideal, sendo dividido entre antitranspirantes e desodorantes. Cada um deles tem a finalidade de cuidar de uma dessas situações.
O que este artigo aborda:
- Características do desodorante
- Características do antitranspirante
- Produtos naturais servem como desodorantes ou antitranspirantes?
- Como manter as axilas em equilíbrio e saudáveis?
Características do desodorante
Como o próprio nome já diz, o desodorante tem a função de “desodorizar”, ou seja, diminuir ou exterminar o odor. Por isso, ele é indicado para pessoas que não costumam suar muito, mas que querem minimizar ou acabar com o odor das axilas.
O odor do suor em si, não tem cheiro. Na realidade, o suor nada mais é do que o corpo se resfriando, para manter a temperatura corporal e, para isso, libera água do organismo. No entanto, na nossa pele há algumas bactérias que decompõem as substâncias do suor e são elas que produzem o odor ruim, principalmente por causa de substâncias como os ácidos carboxílicos.
Por isso, os desodorantes são indicados nesse caso. Eles possuem substâncias químicas que ajudam a inibir as bactérias, auxiliando a mascarar o cheiro ruim. Dentre as principais substâncias do desodorante, estão o triclosan, essências e álcool. Por isso, é importante ficar atento ao sol, para não provocar manchas escuras na pele, devido à alta exposição solar.
Características do antitranspirante
Já a função dos antitranspirantes é eliminar a sensação de pele molhada e do suor em si. Eles bloqueiam as glândulas sudoríparas, ajudando a deixar o corpo seco, através de inibidores de transpiração.
A principal substância dos antitranspirantes é o cloridrato de alumínio, que funciona como um bloqueador, ajudando a fechar os dutos das glândulas sudoríparas, fazendo que o suor seja produzido em menor quantidade e reduzindo a transpiração.
Apesar de ter uma boa proposta, vale lembrar que ao utilizar antitranspirantes há o risco de causar obstrução dos poros, por causa dos bloqueios, causando inflamações e irritações na área. Além disso, algumas pesquisas revelaram que o alumínio utilizado pode causar câncer de mama nas mulheres, já que ele é absorvido pelo corpo e acaba se acumulando no organismo.
Produtos naturais servem como desodorantes ou antitranspirantes?
Existem pessoas que utilizam até produtos naturais para diminuir o suor ou o cheiro das axilas. Produtos como leite de magnésia e talcos com bicarbonato de sódio podem ajudar a minimizar os efeitos das bactérias e funcionam como um antitranspirante caseiro.
Mas vale lembrar que esses produtos não foram feitos exclusivamente para isso e não funcionam de maneira igual para todos. Por isso, é necessário testar e entender o que se adapta melhor à sua pele e às suas necessidades.
Como manter as axilas em equilíbrio e saudáveis?
Independentemente de qual produto for escolher, é importante manter outros hábitos para que as axilas fiquem saudáveis e livres das bactérias ruins, que produzem os maus cheiros.
- Invista em sabonetes antissépticos, que vão auxiliar a matar e controlar as bactérias causadoras de mau cheiro;
- Quando sair do banho, lembre-se de enxugar bem as axilas, para diminuir a umidade nelas. Isso ajudará a minimizar a proliferação das bactérias;
- Escolha produtos que sejam eficazes, mas que respeitem a composição corporal e a integridade da axila, livre de substâncias tóxicas.
Artigos relacionados: