quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 12:24:21
Nice Content News

Como educar um filho? Educar é uma arte, uma intervenção delicada e complexa que requer não só conhecimento técnico, mas, sobretudo, atenção, sensibilidade e capacidade criativa. Significa ajudar a criança a desenvolver o seu potencial e a se tornar independente, trabalhar para trazer à tona a personalidade da criança respeitando suas características.

E como fazer isso? Quais modalidades educativas se deve escolher? Recompensas ou punições, regras ou liberdade? Com auxílio dos especialistas no assunto do portal Pedagogia ao Pé da Letra, preparamos esse conteúdo incrível com 10 incríveis dicas de como educar um filho. Leia conosco, vamos lá!

O que este artigo aborda:

10 dicas de como educar um filho

1. Regras são essenciais

Toda criança precisa de aprovação e elogios, mas também de regras, restrições e proibições. Sem regras, ela corre o risco de crescer na “selva”, convencida de que pode agir e fazer o que quiser. Quando a vida a coloca diante das dificuldades, pode se sentir despreparada e incapaz de enfrentar os obstáculos.

2. Seja descontraído

Manter um ambiente descontraído em casa é uma das melhores opções de como educar um filho. Para que as dificuldades diárias e os problemas de trabalho não estraguem os momentos em família, exige-se um grande esforço, necessário antes de tudo para si mesmo, para manter seu equilíbrio psicofísico intacto, mas também para manter uma atmosfera serena.

Criar seu filho em um ambiente muito duro pode acabar fazendo com que o mesmo desenvolva uma personalidade ansiosa e preparada para brigas, gritos, entre outras reações do tipo, sempre que algo não sair como o desejado.

Como educar um filho? – Confira 10 dicas essenciais!

3. Seu estado de espírito reflete em seu filho

Quando os pais estão bem, os filhos também estão serenos. As crianças também ficam inquietas e ansiosas quando os pais sofrem, ou novamente, brigam. Esse condicionamento emocional é tão forte porque, sem saber, os pais se relacionam com seus filhos muito mais por meio da comunicação não verbal do que com palavras.

4. Converse com seus filhos

Aproveite cada momento para conversar com seus filhos: o café da manhã ou o caminho para a escola são “momentos de ouro” para bater um papo, contar algo um ao outro e improvisar alguma brincadeira rápida. E à noite, contar a história do dia é uma forma de interagir com as crianças e construir uma relação baseada na cumplicidade e compreensão.

5. Lide espontaneamente com a educação sexual

Como educar um filho sobre educação sexual? Opte por uma abordagem serena, evitando tabus. Brincar com antecedência e de forma pessoal quando as crianças ainda são pequenas é uma boa opção. Todo pai conhece a sensibilidade de seu filho e sabe qual é a melhor abordagem a adotar sem provocar nele reações erradas, portanto, a abordagem é uma escolha muito pessoal, mas necessária.

6. Tenha sempre muita calma

Mantenha-se calmo diante de um “capricho” insistente, sem começar imediatamente com reprovações. Melhor esperar alguns minutos e depois reiterar a proibição de forma calma, mas firme e decisiva. (Lembre-se de que os pais também devem pedir desculpas se estiverem errados).

7. O “não” deve ser irreversível

O primeiro segredo para saber dizer não consiste em estar profundamente convencido: um “não” nunca deve se tornar um “sim” devido à exaustão: as crianças são muito boas em agarrar as fraquezas da mãe e do pai e conseguirem o que querem na hora certa. Portanto, mantenha sua decisão, por mais cansativo que seja, pensando sempre na educação que está dando aos seus filhos.

8. O “não” deve ter como objetivo construir a autoestima da criança e não destruí-la

Devemos, portanto, prestar muita atenção em como a proibição é usada, que deve ser focada na ação ou objeto em questão e não na pessoa. Como educar um filho nesse caso, então? O “não” não deve ser excessivo: é melhor estabelecer alguns objetivos, simples e alcançáveis, e trabalhar duro para que sejam respeitados.

As crianças não devem ser enjauladas com muitas regras, devem ser deixadas livres dentro de limites pré-estabelecidos, com a finalidade de desenvolver habilidades de autonomia e julgamento.

Além disso, as crianças ficam mais motivadas a respeitar as regras se entenderem seu significado. Devemos, portanto, sempre argumentar: se o “não” for acompanhado de uma explicação, adquirirá um valor diferente.

9. Estou sempre lá para você

Mesmo na escola. A desmotivação nos estudos também pode ser consequência direta do clima pesado em casa: brigas e desinteresse dificultam a concentração nos estudos e bons resultados na escola.

A única receita para o sucesso certo é a participação dos pais: as crianças se sentem gratificadas pelo interesse que as mães e os pais demonstram pelo que fazem e são incentivados a melhorar.

  • Visite o site oficial da https://www.kerendo.com para encontrar boas opções de livros que auxiliam os pais na hora de ajudar seus filhos na escolha.

10. Atenção aos castigos e punições

O caminho principal é o respeito mútuo e o diálogo: nunca levante a mão, por exemplo, pois isso significa perder o respeito. Mesmo os castigos devem ser dosados de acordo com a criança e sua idade. A criança deve saber que seu comportamento, se errado, terá consequências.

Mas é melhor acrescentar uma tarefa do que tirar algo da criança. Prefira sempre o “castigo educativo” ao punitivo, que mortifica a criança e a irrita ainda mais. A educação dos filhos exige dedicação, paciência e tempo, não devemos nos preocupar com eles, mas cuidar deles: todo comportamento dos pais só é educativo se for cheio de amor. Esperamos ter ajudado você que está em buscas por respostas sobre como educar um filho. Até a próxima!

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Onde vender eletrodoméstico usado?

Onde vender eletrodoméstico usado?

Passo a passo para cumprir as suas metas de início de ano!

Passo a passo para cumprir as suas metas de início de ano!

Garotas de 10 anos: 11 ideias certeiras de presentes de aniversário!

Garotas de 10 anos: 11 ideias certeiras de presentes de aniversário!

No que pensa antes de adormecer à noite?

No que pensa antes de adormecer à noite?

5 Aplicativos para ler a Bíblia no Celular

5 Aplicativos para ler a Bíblia no Celular

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos