Nice Content News

A alfaiataria é um desses ofícios únicos que existe há centenas de anos e ainda mantém sua relevância como um serviço obrigatório para muitos profissionais conscientes do estilo. 

Das roupas meticulosamente feitas à mão do século 18 aos pilares do tapete vermelho de hoje, a alfaiataria é, e sempre foi, um serviço essencial para o fashionista exigente.

Vamos dar uma olhada em como esse campo criativo desempenhou um papel fundamental na história, como a tecnologia o forçou a evoluir e por que ainda é uma arma secreta tão valiosa hoje.

O que este artigo aborda:

O que é Alfaiataria?
O que é Alfaiataria?
Pin It

Um ofício nobre

Antes da invenção das máquinas de costura, todas as roupas eram feitas à mão. Como você pode imaginar, isso foi principalmente por necessidade, embora os alfaiates tenham adotado isso por cada um ter seus próprios padrões secretos, que eles consideravam sua própria assinatura e bem guardados dos concorrentes.

Um alfaiate sob medida era altamente considerado durante esse período e era visto não apenas como uma linha de trabalho essencial, mas também artística e nobre. Quase todos da classe baixa à classe alta, tinham suas roupas feitas sob medida, pois ainda não havia itens prontos para vestir.

Esta era uma linha de trabalho meticulosa, pois mesmo uma roupa simples poderia levar semanas para ser feita. Dito isto, a qualidade do trabalho manual era excepcional, e cada alfaiate guardava seus segredos para si mesmo e tinha imenso orgulho tanto do ajuste quanto da qualidade de cada peça de seu trabalho.

A Revolução Industrial muda tudo

Em 1790, a máquina de costura foi inventada, mudando drasticamente a indústria têxtil. De repente, o número de acessórios individuais pode ser reduzido e a produção em massa de roupas começou.

Fabricantes de roupas baseadas em máquinas começaram a surgir, começando com uma empresa francesa que fornece uniformes de soldados em massa.

Já naquela época existia o conceito de “lojas de departamento”, e no século 19, por exemplo, havia grandes lojas onde os alfaiates trabalhavam 24 horas por dia.

Os uniformes militares tinham que ser feitos em grande número, então a indústria de alfaiataria foi forçada a aprender a ser eficaz e eficiente quando se tratava de produção em massa.

A alfaiataria sob medida, no entanto, tornou-se uma espécie de serviço de classe superior, procurado por quem queria um ajuste verdadeiramente único e tem dinheiro para gastar com isso.

À medida que a tecnologia de costura evoluiu, tornou-se possível comprar roupas prontas para usar que pareciam e se sentiam comparáveis ​​a itens sob medida.

Nos anos 1900, a alfaiataria não era mais uma necessidade, mas se tornou um luxo para o homem ou mulher verdadeiramente exigente. Como você pode imaginar, a alfaiataria sob medida começou a declinar com o surgimento de roupas feitas em fábricas, então se tornou uma ocupação de nicho.

Na década de 1970, diminuiu ainda mais, com o surgimento de roupas mais casuais e a acessibilidade de roupas em uma variedade de cores, padrões e tecidos.

Alfaiataria no mundo de hoje

As tendências do mundo tendem a se mover em ciclos, e o ofício de alfaiataria não é exceção.

Hoje, a alfaiataria sob medida fez um retorno considerável e homens e mulheres estão adotando os benefícios de roupas feitas sob medida, especialmente o público executivo. 

Celebridades falam abertamente sobre seus estilos e elogiam não apenas os designers que eles examinam, mas os alfaiates responsáveis ​​por tornar cada ajuste único.

Acredite ou não, o processo de alfaiataria não mudou muito desde o início do século XX. Mesmo com a adição de máquinas de costura, cortar e criar roupas à mão ainda é um processo delicado e personalizado, e fazer um terno sob medida pode levar mais de 50 horas do início ao fim.

A crescente popularidade das revistas de estilo masculino que também contribuíram para a popularidade da alfaiataria sob medida, e as pessoas de repente estão percebendo a diferença sutil, mas significativa, que um terno ou uma calça alfaiataria feito sob medida podem fazer.

Um trabalho sutil de alfaiataria, seja em um paletó, um vestido de grife, uma calça alfaiataria qualquer coisa entre eles, pode levar um estilo para o próximo nível e é uma ótima maneira de dar a uma aparência moderna sua própria assinatura.

Optar por uma roupa feita sob medida, ou mesmo algo pronto que foi alterado profissionalmente, ainda é a melhor maneira de garantir que você tenha uma roupa totalmente exclusiva para seu estilo e forma. A Lovlity tem peças exclusivas criadas com a mais alta qualidade, conheça nossa loja!

Por fim, se você quer saber mais sobre o que é alfaiataria, veja o vídeo do canal Lê Oliveira Cruz.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse