domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 00:05:34
Nice Content News

Entre os dias 21 de junho e 23 de setembro, temos a estação do ano mais fria em todo o Hemisfério Sul.

Com isso, a previsão de baixas temperaturas, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, é bem significativa e pode ter maior impacto, em razão do baixo volume de pluviosidade nestes locais, o que provoca um clima seco, com baixa umidade do ar e, consequentemente, uma série de problemas tanto para a saúde da população como para a produção agropecuária, apontam os especialistas no assunto.

Para manter a qualidade de vida das pessoas durante o período de inverno frio e seco, algumas atitudes podem ser tomadas, principalmente nos ambientes mais fechados  como em casa ou no escritório; para tanto, é necessário manter uma limpeza eficiente, a fim de evitar o acúmulo de pó nos ambientes.

Em casa, procure lavar a roupa de cama com menor intervalo de tempo entre as lavagens; possivelmente, com o tempo mais seco, o acúmulo de suor, bactérias e ácaros é mais frequente e nocivo à saúde.

Portanto, não descuide da limpeza de fronhas, lençóis e colchas, assim como fazer a lavagem com maior frequência de cortinas, almofadas e tapetes, ou até mesmo optar em guardar estes itens para evitar a exposição ao pó.

Nos estofados, como sofás, poltronas, colchões, entre outros, utilize o aspirador de pó com maior frequência, para que não ocorra o acúmulo de poeira, que pode provocar alergias respiratórias.

Cuide também dos objetos expostos, como livros, caixas, vasos e ornamentos, que podem reter o pó; o ideal é guardá-los ou limpá-los com um pano úmido periodicamente.

Aliás, a limpeza ideal deve ser realizada com panos úmidos, pois vassouras e espanadores levantam e espalham a poeira e provocam maior desconforto respiratório.

Procure manter os cômodos arejados; portanto, abra janelas e portas, para que o ar circule, e deixe-os abertos o maior tempo possível.

Manter toalhas umedecidas e recipientes com água nos ambientes também auxilia na manutenção da umidade do ar, tanto é que especialistas sugerem evitar o uso de ar-condicionado neste período, pois os mesmos tendem a ressecar o local.

Sugere-se também a colocação de plantas purificadoras, que auxiliam na limpeza do ar e decoram o ambiente.

Para melhorar ainda mais a umidade dos ambientes, vale a pena pesquisar o preço de purificador de ar, pois é uma boa opção para evitar o ar seco, um ótimo investimento para quem sofre com o ar seco.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse