sábado, 3 de dezembro de 2022 - 03/12/2022 11:08:26
Nice Content News

Você está planejando viajar? Saiba a seguir como cuidar dos pés.

Seus pés lhe levarão a todos esses destinos. Cuidar deles e mantê-los saudáveis ​​será essencial para aproveitar a viagem. 

Apesar de estarmos de férias e desconectados, nunca devemos esquecer os cuidados básicos com nossos pés. 

Neste artigo, contamos-lhe tudo o que deve ter em conta sobre como cuidar dos pés, antes, durante e depois de uma viagem.

O que este artigo aborda:

Que calçado devo levar? 

Se você vai colocar sapatos novos na mala para usá-los nas férias, lembre-se de que seus pés não estão acostumados a eles.

Portanto, é melhor usá-los dias antes para ver como eles reagem à mudança. 

O ideal é usar calçados confortáveis ​​que já esteja acostumado, e que não causem lesões na pele como bolhas, calos , atritos, principalmente se formos caminhar muito. 

Corte as unhas

Embora este conselho deva ser sempre seguido na sua rotina de higiene, alguns dias antes de sair. Corte as unhas dos pés em linha reta, pois um corte curvo pode fazer com que a unha encrave e estrague a viagem.

Se você é propenso a lesões na pele dos pés quando sai da rotina. Ou simplesmente quer mostrar os pés saudáveis ​​e bonitos durante as férias, marque uma consulta com seu podólogo de confiança. 

Verificar os pés antes de uma viagem com um profissional é essencial para evitar grandes problemas.

Não se esqueça dos pés 

Assim como colocamos todo o tipo de artigos para cuidar dos cabelos e do corpo. 

Não se esqueça dos pés com cremes podológicos, após (se sofre de sudorese), pensos ou pensos, vários pares de sapatos, chinelos e meias.

Use calçados e meias adequados

A escolha correta de calçados e meias é muito importante com base em dois aspectos:

Clima do destino escolhido

Atividade diária que vamos realizar (andar por uma cidade não é o mesmo que fazer um percurso pedestre, passear na praia, etc.)

Se soubermos que durante a viagem vamos caminhar, evitaremos, por exemplo. Sapatos de salto alto, sandálias ou sapatos novos, e procuraremos calçados confortáveis ​​e com um bom sistema de apoio projetado para atividades mais intensas.

Além disso, é recomendado o uso de meias sem costura para evitar as temidas bolhas e tecido respirável. Isso evita o acúmulo de suor e, portanto, aumenta o nível de umidade no pé, promovendo a proliferação de fungos.

Não abuse dos chinelos

Se for à praia, não abuse dos chinelos. Este calçado foi concebido para evitar a propagação de infecções, pois funciona como uma barreira entre o pé e a água estagnada em piscinas, duchas e balneários. 

Seu uso prolongado tem um impacto negativo no padrão de marcha e nos obriga a colocar os dedos “em garra”, entre outras consequências negativas. 

Se ao invés da praia o seu destino preferido são as montanhas e caminhadas, preste atenção na bota e nas meias, assim como no peso da mochila. 

Esse peso afeta tanto nossas costas, articulações e também nossos pés. 

Por esse motivo, não devemos exagerar, pois pode ter um impacto negativo sobre eles e favorecer o aparecimento de um problema. 

Mantenha a pele limpa, seca e hidratada

Depois de passear ou curtir tranquilamente o dia a dia das férias, é hora de descansar e prestar atenção aos pés. Como? Em três passos:

Verifique seus pés

É importante verificar se os pés estão corretamente com uma inspeção ocular para detectar se temos fricção, bolhas ou alguma lesão na pele

No caso de sofrer uma bolha, não perca todas as indicações detalhadas em “ Bolhas e escoriações nos pés. 

Higiene

Quando o assunto é como cuidar dos pés. É fundamental lavar bem os pés com água e sabão. Certificando-se de que estejam completamente limpos e secos, principalmente entre os dedos.

Ademais, se notarmos que nossos pés e pernas estão muito cansados, podemos realizar  banhos de contraste, ou seja, mergulhar os pés em  água fria  e depois em  água quente. 

Hidratação

Uma vez seco, deve ser aplicado um creme hidratante específico para os pés. 

Logo, acompanhamos esta hidratação com uma massagem para aliviar a tensão muscular.

A viagem acabou. Estamos de volta à rotina

Por último, todas as coisas boas chegam ao fim e é hora de voltar ao trabalho e à rotina. Assim como escovamos os dentes 3 vezes ao dia, é importante que nossos pés tenham um lugar nos cuidados básicos diários 365 dias por ano.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse