Infelizmente, ainda existe muita falta de informação sobre as doenças causadas pelo consumo de álcool, e além dos riscos imediatos, o abuso de álcool tem efeitos importantes a longo prazo.
Além de doenças digestivas, neurológicas, cardiovasculares, alguns tipos de câncer e problemas cognitivos, o uso abusivo de álcool também pode causar dependência.
Portanto, se você conhece alguém que está tendo problemas com o uso de álcool, é importante conhecer todos os malefícios e se possível, ajudar essa pessoa a se livrar do vício.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre os efeitos do álcool na saúde, preparamos um material com tudo o que você precisa saber!
Confira: 5 Benefícios do limão para a saúde
O que este artigo aborda:
- As consequências do consumo de álcool alguns fatos…
- Doenças causadas pelo consumo de álcool
- Doenças cardiovasculares
- Câncer
- Doenças gastrointestinais
- Doenças infecciosas
- Problemas neurológicos e neuropsicológicos
- Problemas cognitivos
- Conclusão
As consequências do consumo de álcool alguns fatos…
Em primeiro lugar, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o álcool é responsável por 3,3 milhões de mortes a cada ano, e a tendência é só aumentar.
No conjunto de mortes associadas ao uso excessivo de álcool no mundo, 29% seriam devido a ferimentos, 21% a doenças digestivas, 19% a doenças cardiovasculares, 13% a doenças infecciosas e 12% a alguns tipos de câncer.
Ou seja, as consequências a longo prazo do consumo do álcool são inúmeras e afetam tanto o indivíduo quanto quem está à sua volta e à sociedade.
Além disso, um estudo realizado em uma clínica de recuperação para alcoólatras em São Paulo mostrou que, quanto maior for a quantidade consumida, juntamente com o tempo de uso, maiores serão os riscos à saúde.
Por isso, é tão importante estar atento aos primeiros sinais e buscar o quanto antes ajuda profissional.
Doenças causadas pelo consumo de álcool
Agora que você conhece alguns fatos que envolvem o uso excessivo de álcool, além de efeitos imediatos, como náuseas e vômitos, já que o álcool afeta a mucosa do estômago, pode provocar também sérios danos à saúde física e mental.
Entre as principais doenças causadas pelo consumo de álcool, podemos citar:
Doenças cardiovasculares
Vários estudos comprovam que o consumo de álcool está associado a um risco maior de AVC, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca e hipertensão.
Câncer
O álcool, por si só, é uma substância cancerígena para o ser humano. A ingestão de álcool aumenta o risco de desenvolver um câncer colorretal, de boca, faringe, esôfago e fígado.
Inclusive, podem aparecer alguns tipos de manchas na pele que podem ser câncer.
Doenças gastrointestinais
A cirrose hepática, hepatite alcoólica e pancreatite estão diretamente ligadas ao consumo de álcool. Praticamente metade dos óbitos relacionados às cirroses são em razão do álcool.
Doenças infecciosas
Excesso de bebidas alcoólicas pode levar a comportamentos sexuais de risco, por exemplo, não usar preservativos durante as relações sexuais, o que pode causar uma doença sexualmente transmissível.
Por outro lado, as pessoas que consomem de maneira excessiva, o álcool pode diminuir a resposta do sistema imunológico, podendo resultar maiores riscos de doenças infecciosas, como a pneumonia e tuberculose.
Problemas neurológicos e neuropsicológicos
Em doses pequenas, o álcool tem um efeito psicológico estimulante, excitante e mesmo desinibidor. Já em altas doses, seu efeito é sedativo, causando problemas no equilíbrio, percepção, coordenação…
Entre esses problemas, podemos destacar: transtornos de personalidade, depressão, ansiedade e esquizofrenia.
No caso da depressão ela é ao mesmo tempo um fator de risco para o consumo, e uma consequência da ingestão de álcool.
Vale mencionar que entre as doenças causadas pelo alcoolismo, está a dependência, que é caracterizada por um desejo incontrolável por bebidas alcoólicas, onde o indivíduo perde total controle sobre sua vida.
Problemas cognitivos
O consumo de álcool é também responsável por problemas cognitivos, e atinge pelo menos a metade dos pacientes que apresentam um consumo de risco.
Os mais frequentes afetam as funções executivas, como planificação e resolução de problemas, a memória, capacidades de orientação no espaço e visualizar objetos, e a cognição social, que rege os comportamentos sociais.
Recentemente, um estudo estabeleceu uma ligação entre o consumo excessivo de álcool e o risco de demência, como o Mal de Alzheimer.
Conclusão
Além de todas essas doenças causadas pelo alcoolismo, não podemos nos esquecer que a dependência alcoólica afeta a vida pessoal, profissional e social da pessoa.
O alcoólatra pode apresentar conflitos familiares, com os amigos, ter problemas no trabalho e no seu convívio em sociedade.
Portanto, o alcoolismo é uma doença crônica e enquanto tal, necessita de tratamento especializado, de preferência, assim que surgirem os primeiros sinais.
Dessa forma, é possível evitar todas essas doenças causadas pelo consumo de álcool, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e bem-estar!
Leia também: Quais são os perigos das drogas para a saúde?
Artigos relacionados: