Nice Content News

Infelizmente, ainda existe muita falta de informação sobre as doenças causadas pelo consumo de álcool, e além dos riscos imediatos, o abuso de álcool tem efeitos importantes a longo prazo.

Além de doenças digestivas, neurológicas, cardiovasculares, alguns tipos de câncer e problemas cognitivos, o uso abusivo de álcool também pode causar dependência.

Portanto, se você conhece alguém que está tendo problemas com o uso de álcool, é importante conhecer todos os malefícios e se possível, ajudar essa pessoa a se livrar do vício.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre os efeitos do álcool na saúde, preparamos um material com tudo o que você precisa saber!

Confira: 5 Benefícios do limão para a saúde

O que este artigo aborda:

Homem com a cabeça baixa com alguma doença causada pelo consumo do álcool
Homem com a cabeça baixa com alguma doença causada pelo consumo do álcool
Pin It

As consequências do consumo de álcool alguns fatos…

Em primeiro lugar, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o álcool é responsável por 3,3 milhões de mortes a cada ano, e a tendência é só aumentar.

No conjunto de mortes associadas ao uso excessivo de álcool no mundo, 29% seriam devido a ferimentos, 21% a doenças digestivas, 19% a doenças cardiovasculares, 13% a doenças infecciosas e 12% a alguns tipos de câncer.

Ou seja, as consequências a longo prazo do consumo do álcool são inúmeras e afetam tanto o indivíduo quanto quem está à sua volta e à sociedade.

Além disso, um estudo realizado em uma clínica de recuperação para alcoólatras em São Paulo mostrou que, quanto maior for a quantidade consumida, juntamente com o tempo de uso, maiores serão os riscos à saúde.

Por isso, é tão importante estar atento aos primeiros sinais e buscar o quanto antes ajuda profissional.

Doenças causadas pelo consumo de álcool

Agora que você conhece alguns fatos que envolvem o uso excessivo de álcool, além de efeitos imediatos, como náuseas e vômitos, já que o álcool afeta a mucosa do estômago, pode provocar também sérios danos à saúde física e mental.

Entre as principais doenças causadas pelo consumo de álcool, podemos citar:

Doenças cardiovasculares

Vários estudos comprovam que o consumo de álcool está associado a um risco maior de AVC, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca e hipertensão.

Câncer

O álcool, por si só, é uma substância cancerígena para o ser humano. A ingestão de álcool aumenta o risco de desenvolver um câncer colorretal, de boca, faringe, esôfago e fígado.

Inclusive, podem aparecer alguns tipos de manchas na pele que podem ser câncer.

Doenças gastrointestinais

A cirrose hepática, hepatite alcoólica e pancreatite estão diretamente ligadas ao consumo de álcool. Praticamente metade dos óbitos relacionados às cirroses são em razão do álcool.

Doenças infecciosas

Excesso de bebidas alcoólicas pode levar a comportamentos sexuais de risco, por exemplo, não usar preservativos durante as relações sexuais, o que pode causar uma doença sexualmente transmissível.

Por outro lado, as pessoas que consomem de maneira excessiva, o álcool pode diminuir a resposta do sistema imunológico, podendo resultar maiores riscos de doenças infecciosas, como a pneumonia e tuberculose.

Problemas neurológicos e neuropsicológicos

Em doses pequenas, o álcool tem um efeito psicológico estimulante, excitante e mesmo desinibidor. Já em altas doses, seu efeito é sedativo, causando problemas no equilíbrio, percepção, coordenação…

Entre esses problemas, podemos destacar: transtornos de personalidade, depressão, ansiedade e esquizofrenia.

No caso da depressão ela é ao mesmo tempo um fator de risco para o consumo, e uma consequência da ingestão de álcool.

Vale mencionar que entre as doenças causadas pelo alcoolismo, está a dependência, que é caracterizada por um desejo incontrolável por bebidas alcoólicas, onde o indivíduo perde total controle sobre sua vida.

Problemas cognitivos

O consumo de álcool é também responsável por problemas cognitivos, e atinge pelo menos a metade dos pacientes que apresentam um consumo de risco.

Os mais frequentes afetam as funções executivas, como planificação e resolução de problemas, a memória, capacidades de orientação no espaço e visualizar objetos, e a cognição social, que rege os comportamentos sociais.

Recentemente, um estudo estabeleceu uma ligação entre o consumo excessivo de álcool e o risco de demência, como o Mal de Alzheimer.

Conclusão

Além de todas essas doenças causadas pelo alcoolismo, não podemos nos esquecer que a dependência alcoólica afeta a vida pessoal, profissional e social da pessoa.

O alcoólatra pode apresentar conflitos familiares, com os amigos, ter problemas no trabalho e no seu convívio em sociedade.

Portanto, o alcoolismo é uma doença crônica e enquanto tal, necessita de tratamento especializado, de preferência, assim que surgirem os primeiros sinais.

Dessa forma, é possível evitar todas essas doenças causadas pelo consumo de álcool, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e bem-estar!

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre quais são as doenças causadas pelo consumo do álcool, veja o vídeo no canal do Hospital Israelita Albert Einstein.

Leia também: Quais são os perigos das drogas para a saúde?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse