domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 02:41:55
Nice Content News

Ao considerar um futuro no direito, muitas pessoas se perguntam onde cada advogado trabalha. É verdade que muitas pessoas se perguntam isso; é uma pergunta comum.

Segundo os cursos, os advogados podem realizar muitas tarefas, e são ainda populares entre os estudantes do ensino médio que consideram uma carreira na profissão de advogado.

Os advogados geralmente trabalham em locais diferentes, além dos departamentos. Saiba mais lendo o texto abaixo! Fornecemos uma lista de responsabilidades importantes para que você possa escolher a melhor profissão futura para você.

As pessoas que optam por estudar direito podem se tornar advogados, juízes ou políticos.

Para se tornar advogado, o profissional deve se registrar na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e fazer o exame, além de diploma superior de graduação em Direito reconhecido pelo MEC.

Onde cada advogado trabalha? Veja as áreas de atuação
Pin It

Foto: Pexels

Nossa impressão de advogados é a de profissionais que defendem os interesses de clientes ou empresas. Mas o que um advogado faria nessas situações?

Por exemplo, o profissional jurídico está qualificado para atuar como representante legal em processos judiciais.

Vale ressaltar que a lei possui diversas áreas de atuação e você pode conquistar as devidas qualificações através de bons cursos que são distribuídos no mercado.

Como resultado, os advogados podem atuar em diversas áreas, como direito penal, ambiental, digital, tributário e previdenciário, para citar alguns. E serviços públicos. Vamos dar uma olhada mais detalhada no que é o papel de um advogado.

O que este artigo aborda:

O que faz um advogado?

O advogado será um bom profissional que vai defender todos os interesses dos clientes de acordo com as leis vigentes no país. Pode representar pessoas físicas e jurídicas (empresas, organizações).

O trabalho de um advogado começa com uma conversa. O cliente explicará sua situação e explicará por que procura a ajuda de um advogado. Ele pode estar magoado de alguma forma e querer acusar alguém, ou poderá ser intimado ou acusado de certas violações que exigem defesa.

Após a visita, o advogado começará a tomar as devidas medidas cabíveis para cada caso.

O primeiro passo é determinar a qual área jurídica o caso do seu cliente se aplica. Geralmente, os casos são divididos em sete áreas distintas.

Descubra o que os advogados fazem em diferentes setores e posições!

O papel do advogado é representar o seu cliente em processos judiciais. Ele é responsável por documentar documentos, conversar com juízes e advogados do outro lado e orientar os clientes sobre o que está acontecendo.

O que faz um advogado civil?

O direito civil é uma das áreas mais abrangentes do direito brasileiro. Aqui, advogados civis lidam com danos mentais, disputas de condomínio, danos e muito mais. Existem especializações em Direito Civil para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos em uma determinada área.

O que faz um advogado de família?

Advogada de família que trabalha na área do direito da família, uma das áreas do direito civil, que trata da separação de um casal com filhos menores. Nesse caso, a presença de um advogado é imprescindível. É ele quem coleta todos os documentos relacionados às crianças e os envia ao departamento de justiça. Portanto, uma de suas funções é ajudar a mediar conflitos para determinar o valor da pensão que as crianças terão o direito de receber.

O que faz um advogado tributário?

Toda arrecadação tributária no Brasil é regulamentada pelo Código Tributário Nacional (CTN). Portanto, o recolhimento de imposto de renda, IPTU, IPVA, etc. deve ser descrito detalhadamente para não sobrecarregar esses impostos. Dessa forma, quando há irregularidades na cobrança de tributos, os advogados tributaristas são acionados. Sua função é proteger pessoas físicas e jurídicas, exceto representá-las em processos judiciais.

O que faz um advogado empresarial?

Os advogados corporativos representam empresas em casos envolvendo contratos, questões de produtos ou serviços, pagamento das indenizações e muito mais. Em ambos os casos, se o cliente não puder comparecer na audiência, ele será o representante legal que deve comparecer em juízo pelo cliente.

O que os advogados criminais fazem?

Advogados criminais lidam com crimes que são proibidos por lei e puníveis pelo Estado. Neste caso, estamos falando de crimes como roubo, homicídio, tráfico de drogas, difamação, assédio sexual, lesão corporal, etc. Como tal, os advogados representam os arguidos em processos criminais, uma vez que esta atribuição está prevista na Constituição de 1988.

O que faz um advogado trabalhista?

Os advogados trabalhistas representam os trabalhadores em processos movidos contra eles ou as empresas para as quais trabalham. Dentro do mercado você poderá ver uma série de análises das infrações relacionadas às leis trabalhistas como horas extras, 13º salário, férias, falta de depósito do FGTS na empresa, entre outros.

O que os advogados digitais fazem?

Outro novo ramo do direito, o direito digital traz leis que regulam o mundo online. Por isso, falamos sobre vazamento dos dados confidenciais, acesso inadequado, violação de privacidade e divulgação não autorizada de dados pessoais para empresas. As invasões de banco de dados de instituições financeiras são tratadas por advogados de direito digital.

Por fim, se você quer saber mais sobre onde cada advogado trabalha, veja o vídeo do canal Canal Descomplicado.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

1

Pode ser do seu interesse