O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios digitais. A plataforma de anúncios do motor de busca mais usado do mundo é líder de mercado segundo o Statista com uma fatia de 26,4%.
O segundo principal player do mercado de anúncios digitais é o Facebook Ads, plataforma de anúncios de Mark Zuckerberg, que possibilita os anunciantes aparecerem nas redes do grupo, incluindo Facebook e Instagram.
Enquanto o Facebook Ads é focado em anúncios para redes sociais, o Google Ads permite que os anunciantes apareçam em sites no geral, em aplicativos, nas buscas do motor e também no Youtube.
Sendo uma plataforma de anúncios tão relevante, fica difícil deixá-la de lado, sendo de suma importância aprender sobre o funcionamento da mesma.
E neste artigo vamos falar sobre o que são as palavras-chaves e qual a importância dela para as campanhas no Google Ads. Continue acompanhando!
O que este artigo aborda:
- Afinal, o que são palavras-chave?
- O que é Google Ads?
- Qual a importância das palavras-chave para os anúncios no Google Ads?
- Tipos de palavras-chave
- Palavras-chave positivas
- Palavras-chave negativas
- Dicas para quem pretende anunciar no Google Ads
- 1. Otimize o seu site
- 2. Execute anúncios que tenham a ver com as buscas
- 3. Evite usar a correspondência de palavras-chave ampla.
Afinal, o que são palavras-chave?
Palavras-chaves são, basicamente, os termos que os usuários buscam no Google para solucionar dúvidas e buscar informações.
As palavras-chave podem ser compostas por uma ou mais palavras. Uma dúvida muito comum é sobre qual gramática é a correta: palavras-chave ou palavras-chaves. Se você é uma das pessoas que tem essa dúvida, saiba que a forma de se escrever corretamente é a primeira mencionada (palavras-chave).
O que é Google Ads?
Antes de falarmos sobre a importância das palavras-chave para os anúncio da plataforma de anúncios do Google, é preciso saber, primeiro, sobre o que é o Google Ads.
O Google Ads, como mencionado antes, é uma plataforma de anúncios digitais. O modelo de cobrança dela é o “pague por clique”, ou seja, onde o anunciante paga a plataforma a cada vez que alguém clica em algum anúncio.
A grande vantagem de se anunciar no Google é pelo seu público qualificado, já que a pessoa quando busca algo, já tem algum conhecimento sobre o problema e muitas vezes pode estar disposta a pagar para solucioná-lo.
De acordo com a própria plataforma, a cada US$1 gasto, é possível obter um retorno médio de US$8, o que é considerado alto para as plataformas de anúncios digitais. As vantagens de se anunciar no Google Ads faz com que ela seja muito usada pelas empresas e caso você tenha interesse em anunciar na plataforma, é recomendado fazer algum curso de trafego online para aprender mais sobre essa e outras plataformas de anúncio.
Qual a importância das palavras-chave para os anúncios no Google Ads?
Para o seu anúncio aparecer nas buscas do Google, você precisa definir para quais palavras-chave ele vai ser ativado. E é por isso que elas são tão importantes, afinal, é a partir delas que o seu potencial cliente vai conseguir te achar.
Tipos de palavras-chave
Palavras-chave positivas
Ao configurar a campanha de anúncio, você vai precisar adicionar alguma palavra-chave positiva. Adicionando esse tipo de palavra, você determina para o Google exibir o seu anúncio caso alguém busque por essa palavra ou até mesmo por semelhante, a depender de como você vai configurar a correspondência da palavra-chave.
Palavras-chave negativas
Caso você não queira que o Google exiba o seu anúncio em uma busca, você pode adicionar uma palavra-chave negativa. Pode ser bastante útil para caso você saiba qual termo um certo público que não é vantajoso para o seu negócio utilizar nas buscas, evitando gastar o orçamento com quem não tem chance de gastar no seu negócio.
Dicas para quem pretende anunciar no Google Ads
Agora que você já conhece o conceito de palavras-chave, sua importância e também sobre a plataforma em si, para finalizar vamos dar algumas dicas para você que pretende anunciar na plataforma. Acompanhe!
1. Otimize o seu site
De nada adianta conseguir um monte de cliques se esses não estão dando resultado. E um dos motivos pelos quais as campanhas não têm resultado é relacionado ao site.
Certifique-se que o seu site tem uma boa aparência, o layout fica bem nos dispositivos móveis e o mais importante: carrega rápido.
2. Execute anúncios que tenham a ver com as buscas
Vai ficar complicado receber cliques se o seu anúncio não está relacionado a busca que o usuário fez. Para resolver essa questão, crie anúncios que correspondam a intenção da pessoa que está pesquisando.
3. Evite usar a correspondência de palavras-chave ampla.
Essa é uma boa forma de torrar a verba de marketing. Quando você configura a sua campanha com correspondência ampla, o Google vai mostrar o seu anúncio para um público muito aberto, que nem sempre vai estar interessado no seu produto.
É provável que você vá ganhar alguns cliques, não propositais, de pessoas não qualificadas e que consequentemente não vão querer adquirir o seu produto.
Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que são as palavras-chave e qual a sua importância no Google Ads, veja o vídeo do canal Adriano Gianini.