segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 17:39:27
Nice Content News

O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios digitais. A plataforma de anúncios do motor de busca mais usado do mundo é líder de mercado segundo o Statista com uma fatia de 26,4%.

O segundo principal player do mercado de anúncios digitais é o Facebook Ads, plataforma de anúncios de Mark Zuckerberg, que possibilita os anunciantes aparecerem nas redes do grupo, incluindo Facebook e Instagram.

Enquanto o Facebook Ads é focado em anúncios para redes sociais, o Google Ads permite que os anunciantes apareçam em sites no geral, em aplicativos, nas buscas do motor e também no Youtube.

Sendo uma plataforma de anúncios tão relevante, fica difícil deixá-la de lado, sendo de suma importância aprender sobre o funcionamento da mesma. 

E neste artigo vamos falar sobre o que são as palavras-chaves e qual a importância dela para as campanhas no Google Ads. Continue acompanhando!

Mulher fazendo uma pesquisa de palavras-chave no google

O que este artigo aborda:

Afinal, o que são palavras-chave?

Palavras-chaves são, basicamente, os termos que os usuários buscam no Google para solucionar dúvidas e buscar informações. 

As palavras-chave podem ser compostas por uma ou mais palavras. Uma dúvida muito comum é sobre qual gramática é a correta: palavras-chave ou palavras-chaves. Se você é uma das pessoas que tem essa dúvida, saiba que a forma de se escrever corretamente é a primeira mencionada (palavras-chave).

O que é Google Ads?

Antes de falarmos sobre a importância das palavras-chave para os anúncio da plataforma de anúncios do Google, é preciso saber, primeiro, sobre o que é o Google Ads.

O Google Ads, como mencionado antes, é uma plataforma de anúncios digitais. O modelo de cobrança dela é o “pague por clique”, ou seja, onde o anunciante paga a plataforma a cada vez que alguém clica em algum anúncio. 

A grande vantagem de se anunciar no Google é pelo seu público qualificado, já que a pessoa quando busca algo, já tem algum conhecimento sobre o problema e muitas vezes pode estar disposta a pagar para solucioná-lo. 

De acordo com a própria plataforma, a cada US$1 gasto, é possível obter um retorno médio de US$8, o que é considerado alto para as plataformas de anúncios digitais. As vantagens de se anunciar no Google Ads faz com que ela seja muito usada pelas empresas e caso você tenha interesse em anunciar na plataforma, é recomendado fazer algum curso de trafego online para aprender mais sobre essa e outras plataformas de anúncio.

Qual a importância das palavras-chave para os anúncios no Google Ads?

Para o seu anúncio aparecer nas buscas do Google, você precisa definir para quais palavras-chave ele vai ser ativado. E é por isso que elas são tão importantes, afinal, é a partir delas que o seu potencial cliente vai conseguir te achar. 

Tipos de palavras-chave

Palavras-chave positivas

Ao configurar a campanha de anúncio, você vai precisar adicionar alguma palavra-chave positiva. Adicionando esse tipo de palavra, você determina para o Google exibir o seu anúncio caso alguém busque por essa palavra ou até mesmo por semelhante, a depender de como você vai configurar a correspondência da palavra-chave. 

Palavras-chave negativas

Caso você não queira que o Google exiba o seu anúncio em uma busca, você pode adicionar uma palavra-chave negativa. Pode ser bastante útil para caso você saiba qual termo um certo público que não é vantajoso para o seu negócio utilizar nas buscas, evitando gastar o orçamento com quem não tem chance de gastar no seu negócio. 

Dicas para quem pretende anunciar no Google Ads

Agora que você já conhece o conceito de palavras-chave, sua importância e também sobre a plataforma em si, para finalizar vamos dar algumas dicas para você que pretende anunciar na plataforma. Acompanhe!

1. Otimize o seu site

De nada adianta conseguir um monte de cliques se esses não estão dando resultado. E um dos motivos pelos quais as campanhas não têm resultado é relacionado ao site.

Certifique-se que o seu site tem uma boa aparência, o layout fica bem nos dispositivos móveis e o mais importante: carrega rápido. 

2. Execute anúncios que tenham a ver com as buscas

Vai ficar complicado receber cliques se o seu anúncio não está relacionado a busca que o usuário fez. Para resolver essa questão, crie anúncios que correspondam a intenção da pessoa que está pesquisando.

3. Evite usar a correspondência de palavras-chave ampla.

Essa é uma boa forma de torrar a verba de marketing. Quando você configura a sua campanha com correspondência ampla, o Google vai mostrar o seu anúncio para um público muito aberto, que nem sempre vai estar interessado no seu produto.

É provável que você vá ganhar alguns cliques, não propositais, de pessoas não qualificadas e que consequentemente não vão querer adquirir o seu produto.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que são as palavras-chave e qual a sua importância no Google Ads, veja o vídeo do canal Adriano Gianini.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Vantagens do marketing digital no seu negócio

Vantagens do marketing digital no seu negócio

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

Técnicas de sondagem de vendas: Como melhorar suas oportunidades de negócio

Técnicas de sondagem de vendas: Como melhorar suas oportunidades de negócio

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Produção de conteúdo: aprenda a fazer