segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 11:50:33
Nice Content News

A área da saúde sempre foi promissora para quem decide ingressar no universo da medicina. A população mundial tem cada vez mais sua expectativa de vida aumentada, e, após a pandemia, houve um verdadeiro aumento da conscientização dos cuidados com saúde, pele e alimentação. E claro: toda essa mudança e evolução do estado de saúde geral da humanidade gera uma alta demanda por profissionais médicos cada vez mais capacitados.

Além desse panorama, a pandemia mostrou áreas deficientes da saúde, com poucos profissionais. Agora é a hora de investir nesses setores: essas e outras áreas da medicina são extremamente atrativas pelo seu retorno monetário e também pela missão de tratar e cuidar de pessoas. 

Pensando nisso, listamos algumas profissões promissoras na área da saúde. Confira:

O que este artigo aborda:

Odontologia

A odontologia ganhou muito espaço nos últimos anos, sobretudo pelo fato de os procedimentos, tanto estéticos como funcionais, terem sido barateados por tecnologias novas e produtos variados no mercado.

Hoje, o profissional não fica limitado apenas a fazer limpeza, remover cáries e ajustar os aparelhos ortodônticos. Existe toda uma infinidade de procedimentos, como clareamento, implantação de lentes de contato dentárias, etc.

Dentista

Em geral, esses profissionais atuam em consultórios particulares, mas é possível encontrar seus serviços em hospitais e também em serviços públicos.

Psicologia

Com certeza, a área da psicologia teve um grande aumento de demanda, devido à pandemia. Muitas pessoas que ficaram confinadas durante os períodos de lockdown, ou apenas no home office, sentiram que era o momento de se abrir e desabafar com um profissional para tratar da saúde da mente. 

Pode até parecer que não, mas isso causou uma falta de profissionais e, por consequência, uma alta demanda por estudantes e recém-formados. Os psicólogos podem atuar em consultórios próprios, com possibilidade de atendimento presencial ou remoto. 

Nutrição

O profissional nutricionista é altamente requisitado hoje em dia, especialmente pela preocupação das pessoas com o bem-estar e a alimentação saudável. Esse foi um notório efeito da internet: influenciadores passaram a divulgar um lifestyle baseado em saúde, e esses profissionais cresceram no mercado.

Seja para acompanhar alguém que quer começar atividades físicas, como academia, natação ou outros esportes, ou mesmo para acompanhamento de pacientes durante o pré e pós-operatório, os nutricionistas ficam cada vez mais presentes.

Em geral, esses profissionais atendem em consultórios próprios, mas podem ser encontrados em larga escala em hospitais e clínicas especializadas.

Fisioterapia

Essa é provavelmente uma das profissões que mais aumentou o número de buscas no período de isolamento social, causado pela pandemia. A profissão é dividida principalmente entre fisioterapia respiratória e ortopédica, mas há outras especializações menos utilizadas. Durante o pico da pandemia, os fisioterapeutas respiratórios eram os responsáveis pela intubação e pelo manuseio dos ventiladores e respiradores mecânicos.

A atuação desse profissional, entretanto, não fica restrita apenas aos momentos de crise: fisioterapeutas também são os profissionais recomendados para o tratamento em longo prazo de pacientes que já voltaram para casa após uma internação ou cirurgia de qualquer natureza. 

Fonoaudiologia

Os fonoaudiólogos são outra categoria de profissionais da saúde com alta demanda, e sempre trabalham em conjunto com psicólogos, fisioterapeutas e otorrinolaringologistas. A demanda vem do número cada vez mais alto de web influencers, jornalistas, conteudistas e articulistas espalhados pelo Brasil – e já se sabe que uma boa maneira de falar e bem articulada gera mais seguidores em todas as plataformas de redes sociais. É nesse momento que entra o profissional para auxiliar e instruir com exercícios para desenvolver uma boa articulação na oratória.

O fonoaudiólogo também atua no diagnóstico de dificuldades da fala, escrita e audição de adultos e crianças. Geralmente, trabalham em clínicas especializadas, junto dos profissionais mencionados, mas também são facilmente encontrados em hospitais e consultórios próprios.

Enfermagem

Uma das áreas que foi extremamente essencial durante a pandemia – e com previsão de crescimento – é a da enfermagem. Grande parte do setor médico do Brasil é composto por enfermeiros. 

Os profissionais na área de enfermagem são os responsáveis pelo processo de administração de medicamentos, alimentação e outros auxílios que os pacientes necessitam durante seu período de internação em hospitais.

Existe também uma forte demanda por enfermeiros que atendem a domicílio, para cuidados de idosos ou de pessoas que não podem se deslocar até um hospital ou uma clínica para seus tratamentos. 

Farmacêutica

Outra grande área de crescimento é a dos farmacêuticos. Esse profissional é responsável tanto pela pesquisa quanto pela distribuição de medicamentos e pelo estudo de reações advindas. Além de produzir remédios, o farmacêutico também atua na produção de produtos para higiene e cosméticos.

O Brasil hoje é o sétimo maior produtor de remédios e fármacos do mundo e o quarto em produção de produtos cosméticos, uma posição de grande destaque e com possibilidades de subir ainda mais no ranking, com a alta demanda por novos profissionais da área.

Educador físico

Ainda no contexto de saúde e bem-estar, existe a demanda para profissionais da educação física, que, junto dos fisioterapeutas, são formados para preparar e monitorar programas de exercícios para treino ou recuperação de pacientes. Eles também podem atuar em conjunto com os nutricionistas para atingir maior eficiência nos programas sugeridos.

A área de atuação é diversa: clínicas, hospitais ou como personal trainers em academias para treinamento dedicado ou em grupo. Além disso, muitos profissionais são requisitados para atuar em ONGs e programas de inclusão. 

Vale lembrar que todas as profissões mencionadas só podem ser exercidas após o término do curso superior voltado para essas áreas, portanto é preciso ficar atento aos vestibulares e ao gabarito do Enem, para ficar em uma boa posição e conseguir uma vaga nas melhores universidades do país.

O conteúdo "Confira 8 profissões promissoras na área da saúde" foi feito por Equipe Nice e distribuído por Nice Content News na categoria Saúde em . Conteúdo atualizado em .

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

O que é o ASO atestado de saúde ocupacional? Entenda tudo

O que é o ASO atestado de saúde ocupacional? Entenda tudo

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Com aumento de casos de dengue no país, saiba identificar os sintomas

Com aumento de casos de dengue no país, saiba identificar os sintomas

Confira algumas dicas de saúde para o inverno

Confira algumas dicas de saúde para o inverno

Como ser uma pessoa mais saudável em 10 passos

Como ser uma pessoa mais saudável em 10 passos

Quais os melhores tratamentos para endometriose?

Quais os melhores tratamentos para endometriose?